Artilheiro histórico do Coritiba, Léo Gamalho fica livre no mercado

O atacante Léo Gamalho, ex-Coritiba, está livre no mercado para a temporada de 2026. O jogador rescindiu contrato com o Botafogo-SP depois da eliminação da equipe na primeira fase do Campeonato Paulista. O vínculo do centroavante, que iria até abril, foi encerrado de forma antecipada. Com passagem marcante pelo Coxa, Gamalho está entre os maiores […]

Fev 19, 2026 - 16:30
 0  1
Artilheiro histórico do Coritiba, Léo Gamalho fica livre no mercado

O atacante Léo Gamalho, ex-Coritiba, está livre no mercado para a temporada de 2026. O jogador rescindiu contrato com o Botafogo-SP depois da eliminação da equipe na primeira fase do Campeonato Paulista. O vínculo do centroavante, que iria até abril, foi encerrado de forma antecipada.

Com passagem marcante pelo Coxa, Gamalho está entre os maiores artilheiros do clube no século XXI. Em duas temporadas no Alto da Glória, o atacante disputou 92 partidas e marcou 40 gols, terminando ambos os anos como artilheiro da equipe.

Em 2025, Gamalho passou por Mirassol e Botafogo-SP. Ao todo, disputou 19 partidas e marcou seis gols na temporada. Na Série B, pelo clube de Ribeirão Preto, terminou como artilheiro da equipe, com quatro gols marcados.

Goleadores do século

Com 40 gols pelo Coxa, Léo Gamalho aparece entre os principais artilheiros do clube neste século, atrás apenas de nomes como Keirrison (72 gols), Marcos Aurélio (53), Rafinha (49), Robson (48) e Kléber Gladiador (41).

Querido pela torcida alviverde, o centroavante voltou ao Couto Pereira em 2025 defendendo o Botafogo-SP e teve o nome aplaudido pelos torcedores depois da vitória do Coritiba por 2 a 0, pela 30ª rodada da Série B.

Jogador histórico na Série B

Aos 40 anos, Léo Gamalho também construiu uma trajetória importante na Série B do Campeonato Brasileiro. O atacante soma 90 gols em 258 jogos na história da competição, sendo o vice-artilheiro do campeonato.

Ao longo da carreira, o centroavante defendeu 26 clubes, incluindo equipes tradicionais do futebol brasileiro como Vitória, Bahia, Criciúma, Ponte Preta e Goiás.

Veja o top-8 de maiores artilheiros da história da Série B:*

  1. Zé Carlos: 92 gols
  2. Léo Gamalho: 90 gols
  3. Élton: 71 gols
  4. Neto Baiano e Alessandro: 61 gols
  5. Anselmo Ramon: 57 gols
  6. Jael: 55 gols
  7. Rafael Costa: 54 gols
  8. Junior Viçosa e Lincom: 53 gols

*os dados são do ge.globo.com.

Siga o UmDois Esportes