Contratação revela ansiedade para encontrar figura marcante no Athletico
A nova contratação do Athletico está em Curitiba. O lateral-direito Gilberto desembarcou no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, para realizar os exames médicos e assinar o contrato com o Rubro-Negro nesta segunda-feira (22). O jogador de 33 anos rescindiu o vínculo com o Bahia, já que tinha contrato até o fim deste […]
A nova contratação do Athletico está em Curitiba. O lateral-direito Gilberto desembarcou no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, para realizar os exames médicos e assinar o contrato com o Rubro-Negro nesta segunda-feira (22).
O jogador de 33 anos rescindiu o vínculo com o Bahia, já que tinha contrato até o fim deste ano e poderia acertar com qualquer outra equipe de graça. Como o Tricolor de Aço não tinha interesse na renovação, a saída foi antecipada com os baianos mantendo 30% dos direitos econômicos do atleta, mesmo sem receber nenhuma compensação financeira.
Gilberto foi um pedido do técnico Odair Hellmann, que trabalhou com o jogador em 2020, no Fluminense, e tem tido papel fundamental na busca por reforços. Ele atua em parceria com o presidente Mario Celso Petraglia, que dá o aval final, e o diretor Marcio Lara, que é o responsável principal pelas negociações.
“O Odair me ajudou muito na minha carreira, tenho uma gratidão imensa por ele. Ansioso para encontrar ele, todo o grupo e poder ajudar”, declarou Gilberto.
Além disso, ele também destacou a boa campanha que o Furacão fez no primeiro semestre, o que foi reconhecido como um atrativo pelo próprio atleta. O Athletico ocupa o quarto lugar do Brasileirão, com 30 pontos, e está na zona de classificação para a Libertadores do ano que vem.
“Com certeza [o desempenho da equipe atraiu]. O time está muito bem e espero poder contribuir. O clube já fez muito nesses primeiros seis meses e agora é só agregar para a gente continuar crescendo”, completou o lateral-direito.
LEIA TAMBÉM:
- Joia do Athletico se despede do Brasil rumo à Europa: “Até logo”
- Volante do Athletico sofre perda e faz desabafo emocionante na Copa do Mundo
Gilberto chega para fazer sombra ao argentino Gastón Benavídez, titular absoluto do setor no primeiro semestre e que é o maior garçom da equipe em 2026, com cinco assistências, ao lado do meia João Cruz. Benavídez também se destacou por grandes atuações na parte defensiva, sendo uma opção como zagueiro no trio de defensores no esquema armado por Odair.
Quem deve perder minutagem é o jovem Gilberto, xará do novo reforço do Athletico. O lateral de 21 anos está emprestado pelo Palmeiras até o fim desta temporada e vinha tendo algumas chances — foram cinco jogos no Brasileirão, sendo três como titular, e um na Copa do Brasil com o elenco principal, sem contar os nove jogos (maioria pelo time de aspirantes) no Estadual. Com o vínculo até o fim deste ano, a permanência do jogador é cada vez mais difícil, ainda mais com a chegada do veterano./https%3A%2F%2Fmedia.umdoisesportes.com.br%2Fmain%2F2026%2F06%2Fgilberto-bahia-reforco-athletico.jpg)
Conteúdo
Terceiro reforço do Athletico chega no dia da reapresentação presencial
Gilberto é o terceiro reforço acertado pelo Furacão para a próxima janela de transferências, que abre no dia 20 de julho e fecha em 11 de setembro. Além dele, o clube também anunciou as chegadas do atacante colombiano Jorge Rivaldo e do zagueiro Bruno Baldini, que chega para integrar inicialmente a equipe sub-20.
O detalhe é que ele chegou ao CT do Caju no dia da reapresentação oficial do elenco do Athletico. Os atletas já estavam fazendo atividades físicas, de maneira online, desde a semana passada, após 16 dias de descanso durante a pausa do calendário nacional para a disputa da Copa do Mundo de 2026.
Além da retomada dos trabalhos, o Furacão já definiu três amistosos durante a intertemporada. Dois deles estão confirmados: somente um será em Curitiba, contra o Andraus, que foi rebaixado no último Campeonato Paranaense. O segundo não teve o rival divulgado, mas está marcado para o dia 7 de julho e será realizado no interior de São Paulo. Por fim, o último teste do Athletico antes da volta do Brasileirão será contra o Red Bull Bragantino, rival na Série A.
Confira a programação do Furacão, com as datas:
- Red Bull Bragantino x Athletico: 11 de julho (sábado), em Bragança Paulista.
- Athletico x Andraus: 3 de julho (sexta-feira), no CT do Caju, em Curitiba;
- Amistoso com adversário que ainda não foi confirmado: 7 de julho (terça-feira), no interior de São Paulo.

