Morre Josias Lacour, jornalista, escritor e ex-vereador de Curitiba, aos 67 anos

O jornalista, radialista e escritor Josias Lacour, 67 anos, morreu nesta terça-feira (13), em Curitiba. Nascido em Loanda, no interior do Paraná, o ícone do jornalismo esportivo vivia na capital e era torcedor do Paraná Clube, que, inclusive, publicou uma nota de pesar. Lacour faleceu na UPA do Boqueirão, em Curitiba, após apresentar um quadro […]

Jan 13, 2026 - 22:00
 0  1
Morre Josias Lacour, jornalista, escritor e ex-vereador de Curitiba, aos 67 anos

O jornalista, radialista e escritor Josias Lacour, 67 anos, morreu nesta terça-feira (13), em Curitiba. Nascido em Loanda, no interior do Paraná, o ícone do jornalismo esportivo vivia na capital e era torcedor do Paraná Clube, que, inclusive, publicou uma nota de pesar.

Lacour faleceu na UPA do Boqueirão, em Curitiba, após apresentar um quadro de diverticulite (inflamação no intestino). O profissional estava em São Francisco do Sul, em Santa Catarina, na casa de familiares, quando passou mal e foi transferido de ambulância para a capital paranaense. O quadro necessitava cirurgia, mas o jornalista teve uma pior significativa antes de sua transferência para um hospital.

Com mais de 50 anos de carreira, Josias Lacour foi descoberto por Dirceu Graeser e se tornou um ícone do rádio esportivo. O jornalista atuou em diversas emissoras e jornais impressos, como colunista da Tribuna e Gazeta do Povo, por exemplo.

Lacour também foi vereador em Curitiba na década de 90. Atualmente, trabalhava junto de Helio Wirbiski, que prestou homenagem nas redes sociais, na Secretaria de Esporte do Estado. O jornalista também lançou os livros “80 anos de gol, a história do rádio esportivo no Paraná”, em 2014, e “Roberto Costa – Biografia do Goleiro Mão de Anjo”, no ano passado.

O velório será no Cemitério Vertical, na Capela 3, no Tarumã, nesta quarta-feira (14), das 10h30 às 15h20. O sepultamento será a partir de 15h30.

Confira a nota do Paraná Clube

Nota de Pesar – Josias Lacour

O Paraná Clube lamenta profundamente a morte do jornalista, escritor e paranista Josias Lacour, que veio a falecer hoje (13), aos 67 anos.

Profissional reconhecido pela sensibilidade e dedicação à comunicação, Josias construiu uma trajetória marcada, sobretudo, pelo compromisso com a história e a identidade do Paraná Clube.

Como paranista, foi uma voz ativa na preservação da memória do Tricolor, registrando e valorizando a grandeza do nosso clube.

O Paraná Clube se solidariza com familiares, amigos e colegas, desejando forças neste momento de dor e tristeza.

Confira a nota da Federação Paranaense de Futebol

A Federação Paranaense de Futebol e o presidente Hélio Cury Filho lamentam o falecimento, nesta terça-feira (13), do jornalista e radialista Josias Lacour, que teve atuação relevante na imprensa esportiva paranaense.

Lacour tinha 67 anos, era jornalista, radialista, professor e escritor. Além disso, foi vereador em Curitiba por dois mandatos, entre 1992 e 2000, e estava atuando como funcionário da Secretaria Municipal de Esporte de Curitiba.

A causa da morte ainda não foi confirmada. A FPF decretou um minuto de silêncio em todas as partidas da terceira rodada do Paranaense 2026 em respeito à memória de Josias Lacour.

Siga o UmDois Esportes