O que é o cinturão BMF do UFC? Entenda o título que Charles do Bronx disputa

O UFC possui cinturões tradicionais por categoria de peso. Mas existe um título diferente, simbólico e extremamente popular entre os fãs: o cinturão BMF.Em março, no UFC 326, o brasileiro Charles “do Bronxs” Oliveira entra no octógono para disputar exatamente esse título contra Max Holloway. Mas afinal, o que esse cinturão representa? Siga UmDois no WhatsApp! Conteúdo1 O que significa BMF no UFC?2 Quando o cinturão BMF foi criado?3 Quem já foi campeão BMF?4 Por que Charles do Bronxs vai disputar o BMF?5 Siga o UmDois Esportes O que significa BMF no UFC?BMF é a sigla para Baddest Motherf****, uma expressão criada para definir o lutador mais durão, resistente e empolgante do UFC. Não está ligado a nenhuma categoria de peso. É um título simbólico, criado para duelos especiais entre atletas reconhecidos pela agressividade, carisma e guerras dentro do octógono.Quando o cinturão BMF foi criado?O título surgiu em 2019, após uma provocação de Nate Diaz, que pediu para enfrentar Jorge Masvidal para decidir quem era “o mais casca-grossa do UFC”. A luta aconteceu no UFC 244, em Nova York. Masvidal venceu e recebeu o cinturão das mãos do ator Dwayne “The Rock” Johnson.Quem já foi campeão BMF? Jorge Masvidal venceu Nate Diaz em 2019. Justin Gaetjhe faturou o cinturão vago com a aposentadoria de Masvidal e venceu Dustin Poirier em 2023. Max Holloway venceu Justin Gaethje no histórico UFC 300 e, desde então, é o campeão BMF. Por que Charles do Bronxs vai disputar o BMF?Charles do Bronx aparece entre os melhores do UFC. Foto: Divulgação/UFC.No UFC 326, dia 7 de março, Charles enfrenta Max Holloway pelo cinturão. Os dois já se enfrentaram em 2015, quando Charles se lesionou e Holloway venceu. Agora, mais de uma década depois, o brasileiro tem a chance de revanche valendo um título simbólico que pesa muito para o legado. LEIA TAMBÉM: Curitibano promete show na revanche e mira cinturão do UFC Calendário do UFC 2026 atualizado: Próximo evento e onde assistir Ranking do UFC: Veja todos campeões e o top 15 de cada categoria O brasileiro, ex-campeão peso-leve, é o recordista de finalizações no UFC. São 17 no total. O atleta paulista também está no topo em vitórias por via rápida, seja finalização ou nocaute, com 21 no total. Por fim, Charles também é o lutador com o maior número de bônus arrecadado: 21 no total. Siga o UmDois EsportesInstagram X YouTube Facebook WhatsApp

Fev 11, 2026 - 15:30
 0  1
O que é o cinturão BMF do UFC? Entenda o título que Charles do Bronx disputa

O UFC possui cinturões tradicionais por categoria de peso. Mas existe um título diferente, simbólico e extremamente popular entre os fãs: o cinturão BMF.

Em março, no UFC 326, o brasileiro Charles “do Bronxs” Oliveira entra no octógono para disputar exatamente esse título contra Max Holloway. Mas afinal, o que esse cinturão representa?

O que significa BMF no UFC?

BMF é a sigla para Baddest Motherf****, uma expressão criada para definir o lutador mais durão, resistente e empolgante do UFC. Não está ligado a nenhuma categoria de peso. É um título simbólico, criado para duelos especiais entre atletas reconhecidos pela agressividade, carisma e guerras dentro do octógono.

Quando o cinturão BMF foi criado?

O título surgiu em 2019, após uma provocação de Nate Diaz, que pediu para enfrentar Jorge Masvidal para decidir quem era “o mais casca-grossa do UFC”. A luta aconteceu no UFC 244, em Nova York. Masvidal venceu e recebeu o cinturão das mãos do ator Dwayne “The Rock” Johnson.

Quem já foi campeão BMF?

Jorge Masvidal venceu Nate Diaz em 2019.


gaethje-cinturao-bmf-ufc-291

Justin Gaetjhe faturou o cinturão vago com a aposentadoria de Masvidal e venceu Dustin Poirier em 2023.


Max Holloway venceu Justin Gaethje no histórico UFC 300 e, desde então, é o campeão BMF.


Por que Charles do Bronxs vai disputar o BMF?

Charles do Bronx aparece entre os melhores do UFC. Foto: Divulgação/UFC.

No UFC 326, dia 7 de março, Charles enfrenta Max Holloway pelo cinturão. Os dois já se enfrentaram em 2015, quando Charles se lesionou e Holloway venceu. Agora, mais de uma década depois, o brasileiro tem a chance de revanche valendo um título simbólico que pesa muito para o legado.

O brasileiro, ex-campeão peso-leve, é o recordista de finalizações no UFC. São 17 no total. O atleta paulista também está no topo em vitórias por via rápida, seja finalização ou nocaute, com 21 no total. Por fim, Charles também é o lutador com o maior número de bônus arrecadado: 21 no total.

Siga o UmDois Esportes