Por que o Campeonato Paranaense começa antes da maioria dos Estaduais?

O Campeonato Paranaense de 2026 comeca já nesta terça-feira (06) com a partida entre São Joseense e Galo Maringá, na Arena da Baixada, em Curitiba. Athletico e Coritiba, com a equipe de aspirantes, também estreiam nesta semana. Apesar da redução de 17 para 12 datas, o Estadual no Paraná inicia antes se comparado com outros […]

Jan 5, 2026 - 09:00
 0  1
Por que o Campeonato Paranaense começa antes da maioria dos Estaduais?

O Campeonato Paranaense de 2026 comeca já nesta terça-feira (06) com a partida entre São Joseense e Galo Maringá, na Arena da Baixada, em Curitiba. Athletico e Coritiba, com a equipe de aspirantes, também estreiam nesta semana.

Apesar da redução de 17 para 12 datas, o Estadual no Paraná inicia antes se comparado com outros torneios pelo Brasil. O Paulistão, o Mineiro e o Gauchão têm os primeiros jogos no final de semana de 10 e 11 de janeiro. Já o Carioca começa oficialmente no dia 14, mas tem jogo antecipado do Flamengo três dias antes por causa da Supercopa do Brasil.

O motivo para o início antecipado é que o Campeonato Paranaense precisará de 12 rodadas para definir o seu campeão, enquanto a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reservou 11 datas para os Estaduais.

Em novembro do ano passado, o presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Hélio Cury Filho, valorizou o novo calendário. “Fizemos a adequação do campeonato conforme a determinação da CBF, dentro das datas que foram disponibilizadas. Entendemos que realmente houve até uma melhora no nosso calendário, considerando que, desde o começo da minha administração, eu defendia essa redução em razão dos atletas”, destaca.

“Tínhamos jogos seguidos, 11 rodadas em menos de 30 dias. Conseguimos diminuir isso para seis rodadas e valorizar mais o nosso campeonato. Todas as partidas agora valem muito. O tempo para recuperar um mau resultado é muito pequeno. Isso vai deixar o campeonato mais atrativo”, completa o presidente da FPF.

LEIA TAMBÉM:

Campeonato Parananese de 2026 tem novo regulamento

O Campeonato Paranaense de 2026 será mais curto devido a mudanças no calendário do futebol brasileiro e a uma determinação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A Ric, afiliada da Record, passa um jogo na TV aberta, e o canal GOAT no YouTube transmite toda a competição.

Os 12 clubes da primeira divisão foram divididos em dois grupos: no Grupo A estão Athletico, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e São Joseense; no Grupo B, Andraus, Azuriz, Cianorte, Coritiba, Galo Maringá e Operário. Cada time enfrentará adversários do outro grupo, e os quatro melhores avançarão para o mata-mata, disputado em jogos de ida e volta até a decisão, totalizando 12 partidas para os finalistas. Nas quartas e semifinais, os confrontos serão entre equipes do mesmo grupo.

Os quatro times que não se classificarem disputarão o Torneio da Morte, que definirá os dois clubes rebaixados para a segunda divisão na temporada seguinte.

Os jogos da 1ª rodada do Estadual são:

  • São Joseense x Galo Maringá: 6 de janeiro (terça-feira) – 20h – Arena da Baixada
  • Londrina x Operário: 7 de janeiro (quarta-feira), às 19h – VGD
  • Cianorte x Maringá: 7 de janeiro (quarta-feira) – 20h – Albino Turbay
  • Coritiba x Foz do Iguaçu: 7 de janeiro (quarta-feira) – 20h30 – Couto Pereira
  • Cascavel x Azuriz: 8 de janeiro (quinta-feira) – 19h – Olímpico Regional
  • Andraus x Athletico: 8 de janeiro (quinta-feira) – 20h30 – Arena da Baixada

Siga o UmDois Esportes