Arremesso de objetos no Atletiba pode render punição pesada ao Athletico

O clássico Atletiba disputado no último sábado (17), na Arena da Baixada, pela quarta rodada do Campeonato Paranaense, terminou com vitória do Coritiba por 1 a 0, mas pode gerar desdobramentos fora das quatro linhas para o Athletico. O árbitro da partida, Lucas Paulo Torezin, registrou em súmula o arremesso de diversos objetos no gramado […]

Jan 18, 2026 - 10:30
 0  1
Arremesso de objetos no Atletiba pode render punição pesada ao Athletico

O clássico Atletiba disputado no último sábado (17), na Arena da Baixada, pela quarta rodada do Campeonato Paranaense, terminou com vitória do Coritiba por 1 a 0, mas pode gerar desdobramentos fora das quatro linhas para o Athletico. O árbitro da partida, Lucas Paulo Torezin, registrou em súmula o arremesso de diversos objetos no gramado por parte da torcida mandante.

De acordo com o relato oficial, os episódios aconteceram em diferentes momentos da partida e em vários setores do estádio. Torezin detalhou que copos plásticos, sacos de pipoca, latas de cerveja e garrafas de água foram lançados em direção aos jogadores do Coritiba.

“Informo que em diversos momentos e em diferentes setores do estádio, a torcida mandante arremessou copos plásticos, sacos de pipoca, lata de cerveja e garrafas de água plásticas em direção aos jogadores da equipe visitante (em campo não pudemos perceber se algum desses objetos acertou algum desses jogadores)”, escreveu o árbitro.


Segundo a súmula, os arremessos ocorreram aos 35 minutos do primeiro tempo, durante cobrança de escanteio; aos 2 minutos do segundo tempo, no momento da comemoração do gol; aos 41 minutos do segundo tempo, novamente em cobrança de escanteio; e aos 48 minutos, durante a cobrança de um tiro de meta.

O árbitro também destacou que o sistema de som da Arena da Baixada foi utilizado para advertir os torcedores em todas as ocasiões. “Sobre esse tema, informo ainda que o sistema de som em todas as vezes alertou a torcida sobre arremessos de objetos para dentro do campo”, completou Torezin.

Possível punição

Torcida do Athletico no Atletiba. Foto: Divulgação/Athletico.

Conforme o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), o Athletico pode ser enquadrado no artigo 213, que trata da responsabilidade dos clubes por desordem, invasão de campo ou arremesso de objetos no gramado.

A punição prevista inclui multa que pode variar de R$ 100 a R$ 100 mil, além da possibilidade de perda de mando de campo de uma a dez partidas, caso o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) entenda que os fatos colocaram em risco a integridade física de atletas, árbitros ou demais envolvidos, mesmo que nenhum objeto tenha atingido alguém.

Agora, o caso deve ser analisado pela Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná, que decidirá se oferece denúncia contra o clube rubro-negro.

Siga o UmDois Esportes