Athletico sofre em estreia de gringo e se salva com ‘veterano’ de 19 anos
Em jogo marcado por erros da arbitragem, o Athletico sofreu, mas buscou o empate por 1 a 1 contra o Cianorte neste domingo (11), pela segunda rodada do Campeonato Paranaense 2026, no Albino Turbay. O meia Bruno Dentinho abriu o placar com um belo chute de fora da área para o Leão do Vale, mas […]
Em jogo marcado por erros da arbitragem, o Athletico sofreu, mas buscou o empate por 1 a 1 contra o Cianorte neste domingo (11), pela segunda rodada do Campeonato Paranaense 2026, no Albino Turbay. O meia Bruno Dentinho abriu o placar com um belo chute de fora da área para o Leão do Vale, mas o meia João Cruz igualou na mesma moeda.
A partida também ficou marcada pela estreia do volante colombiano Alejandro Garcia, primeira contratação do Furacão para a temporada. Além da entrada do gringo, o técnico João Correia optou em sacar o atacante Felipe Chiqueti do time titular.
A mudança fez a equipe sofrer ainda mais, já que perdeu força ofensiva. O meio de campo ficou mais preenchido com Riquelme, Garcia, João Cruz e Dudu, mas o Cianorte esteve melhor principalmente pelo ritmo físico dos atletas do time do interior.
Com uma atuação sem muito brilho, Garcia acabou substituído com 16 minutos do segundo tempo. Com 1,85 metros, o colombiano mostrou qualidade no passe, mas só melhorou quando o atacante Bruninho se deslocou para a ponta esquerda e se aproximou.
Além disso, o Athletico perdeu a chance de se tornar o único time com 100% de aproveitamento. Com duas rodadas, o Ruralzão não tem nenhuma equipe que venceu os dois primeiros confrontos.
Conteúdo
João Cruz aparece bem e salva o Athletico; Bruninho teve dois gols anulados
O Cianorte fez frente e foi superior no primeiro tempo, mas deixou o Athletico crescer na etapa final. Quem comandou o time foi o “experiente” João Cruz. Com 19 anos, o meia veste a braçadeira de capitão e é um dos mais experientes dos aspirantes por ser utilizado na equipe principal desde a campanha do rebaixamento de 2024.
Apesar do bonito gol, o camisa 8 quis repetir o tento na sequência e exagerou na dose, desperdiçando um ataque promissor para arriscar de longe. O lance representa bem a baixa média de idade da equipe comandada pelo português João Correia.
Já o principal nome do time de aspirantes do Furacão, Bruninho teve mais uma boa atuação. Principalmente na reta final do primeiro tempo, o atacante de 17 anos foi a única válvula de escape do Rubro-Negro. Sem ser brilhante, o jogador chegou a marcar duas vezes, mas viu a arbitragem assinalar impedimento em ambas.
A principal promessa das categorias de base dos últimos anos acabou sendo substituído aos 25 minutos. O técnico João Correia já explicou, após a estreia, que o jovem precisa se desenvolver fisicamente para completar um jogo inteiro.
Athletico reclama de gol anulado nas redes sociais; Cianorte também teve erro
Os bandeirinhas Victor Hugo Imazu dos Santos e Diego Fortunato deixaram muito a desejar. Os dois erraram feio no primeiro tempo: aos 34 minutos, quando o jogo já estava com vantagem do Cianorte no placar, Imazu apontou impedimento de Dioran em uma jogada na cara do goleiro Matheus Soares. No entanto, o atacante disparou a partir do campo de defesa, ou seja, estava em posição legal.
Já nos acréscimos do primeiro tempo, Diego Fortunato anulou um gol legal do Athletico. Dudu cruzou e Bruninho saiu por trás da defesa para cabecear balançar as redes. O lance irritou muito os jogadores e a comissão técnica rubro-negra.
Nas redes sociais, o clube publicou a imagem do lance invalidado. “No mínimo mesma linha”, apontou o clube, que reiterou que o árbitro de vídeo não é utilizado na primeira fase do Estadual.
Gols de Cianorte 1 x 1 Athletico
Apesar de não terem sido frangos, os dois goleiros podiam ter feito melhor nos gols. Confira os gols do jogo:
Tabela e próximos jogos
Com o empate, o Athletico fica na terceira posição do Grupo A com quatro pontos, mesma pontuação do líder Londrina e do Foz do Iguaçu, segundo colocado. Na próxima rodada, o Furacão recebe o Operário, que ainda não venceu no Estadual. O duelo está marcado para a próxima quarta-feira (14), às 20h30, na Arena da Baixada.
Já o Cianorte aparece na vice-liderança do Grupo B, com dois pontos. O Leão do Vale agora se prepara para visitar o São Joseense na próxima quinta-feira (21), às 20h, na Vila Capanema, em Curitiba.
Ficha Técnica
Cianorte 1 x 1 Athletico
Campeonato Paranaense – 2ª rodada
Cianorte: Felipe Garcia; Wagner Mateus, Wesley, Jakão e Gustavo Silveira; Natham (Andriw), Gabriel Chagas e Bruno Dentinho (Pedro Ivo); Gabriel Silva (Aislam), Dioran e Vinni Faria. Técnico: Rafael Ferro.
Athletico: Matheus Soares; Gilberto (Vitinho), Lucas Belezi, Habraão e Claudinho; Riquelme, Alejandro Garcia (Lucas Marezi), João Cruz e Dudu Kogitski (Chiqueti); Bruninho (Lucas Amorim) e Renan Peixoto (Renan Viana). Técnico: João Correia.

