Athletico vê defesa em pane e sofre virada no Paranaense
Três minutos. Foi o que bastou para o time de aspirantes do Athletico tomar a virada e ser derrotado pelo Azuriz por 2 a 1 nesta terça-feira (20). Com isso, o Furacão desperdiçou a chance de garantir a classificação antecipada ao mata-mata do Campeonato Paranaense 2026. O meia-atacante Bruninho abriu o placar e viu o […]
Três minutos. Foi o que bastou para o time de aspirantes do Athletico tomar a virada e ser derrotado pelo Azuriz por 2 a 1 nesta terça-feira (20). Com isso, o Furacão desperdiçou a chance de garantir a classificação antecipada ao mata-mata do Campeonato Paranaense 2026.
O meia-atacante Bruninho abriu o placar e viu o triunfo do Furacão estar muito perto após uma defesa de pênalti do goleiro Mycael. No entanto, uma pane no sistema defensivo deu um banho de água fria no Athletico. Depois de cobrança de escanteio, o atacante Maranhão empatou aos 32 minutos da etapa final. Já aos 35, uma falha grotesca do zagueiro Marcos André permitiu ao atacante Marquinhos definir o triunfo do Azuriz no estádio Os Pioneiros, em Pato Branco.
A atuação do Athletico impressiona pelo contraste nos dois tempos. O Furacão dominou as ações na primeira parte e empilhou chances desperdiçadas, mas vacilou tanto no segundo tempo que permitiu a virada do Azuriz mesmo com os donos da casa errando uma penalidadde.
Conteúdo
“Gol meu”: Bruninho sai de campo provocando
Fenômento das categorias de base do Furacão, Bruninho fica como a única notícia boa do jogo do Athletico. Ele se consolidou como artilheiro da equipe no Estadual, com três gols em cinco jogos, sendo que ele foi utilizado no time principal do Rubro-Negro pelo técnico Odair Hellmann. Contudo, com multa rescisória baixa, o estafe do atleta de 17 anos tem uma reunião com o Cruzeiro ainda nesta semana.
O detalhe é que Bruninho mostrou uma nova faceta. Ao sair de campo, aos 27 minutos do segundo tempo, o camisa 11 ouviu vaias da torcida do Azuriz. Em um clima adverso, ele mostrou personalidade: deu um sorriso, saiu de campo e disparou: “1 a 0, gol meu”.
Contudo, não foi só Bruninho quem chamou a atenção contra o Azuriz. Em uma nova configuração no meio campo, os volantes Riquelme e Lucas Marezi tiveram ótimas atuações, fazendo com que o time não sentisse falta dos ‘veteranos' João Cruz e Dudu Kogitski. A dupla de 19 anos ficou em Curitiba treinando com o elenco principal, assim como o atacante Renan Peixoto.
Na defesa, o jovem Marcos André fez a estreia com direito a braçadeira de capitão mesmo após ter sido barrado pelo presidente Mario Celso Petraglia no início do Paranaense. Em meio ao imbróglio na renovação de contrato, o defensor teve boa participação ao lado de Lucas Belezi, já acertado com um novo time na sequência da temporada.
Centroavante do time principal sai apagado
No sistema defensivo, Mycael brilhou também no primeiro tempo, em uma cabeçada cara a cara de Guimarães. Na única chance do Azuriz quando o jogo estava com placar zerado, o goleiro rubro-negro salvou a desvantagem rubro-negra e provou, mais uma vez, estar em uma fase bem diferente da que o fez virar reserva em 2025.
Já no ataque, o uruguaio Gonzalo Mastriani foi o jogador mais apagado. Ele só apareceu bem em uma cobrança de escanteio de Gilberto, mas testou pela linha de fundo e acabou substituído aos 20 minutos da etapa final. Com contrato até o fim deste ano, sem acerto com outro clube até o momento e também sem ritmo de jogo, Mastriani precisa evoluir muito para que a comissão técnica passe a contar com ele no resto da temporada.
Gols de Azuriz 2 x 1 Athletico
Tabela e próximos jogos
Com o resultado, o Athletico fica estacionado com sete pontos, mas segue na vice-liderança do Grupo A. O Londrina aparece com 13 pontos e já garantiu a liderança da chave. Do outro lado, o Azuriz chega aos oito pontos e encaminhou a vaga ao mata-mata.
Na última rodada, o Furacão encara o Galo Maringá com a obrigação de vitória na Arena da Baixada, enquanto a Gralha recebe o São Joseense, em Pato Branco. Todos os jogos acontecem simultaneamente no próximo sábado (24), às 16h.
Ficha Técnica
Azuriz 2 x 1 Athletico
Campeonato Paranaense – 5ª rodada
Azuriz: Enzo; Luciano (João Pedro), Ary Garcia, Gabriel Zeca e Vinicio; Caetano, Jorginho e José Hugo (Léo Guerra); Maranhão, Lucas Santos (Marquinhos) e Guimarães (Luizão). Técnico: Alexandre Gallo.
Athletico: Mycael; Gilberto, Marcos André, Lucas Belezi e Claudinho; Riquelme, Lucas Marezi (Kauan) e Bruninho (Sorriso); Felipe Chiqueti (Lucas Amorim), Renan Viana (Kayke) e Mastriani (Vitinho). Técnico: João Correia.

