Athletico x Corinthians já teve goleada e Ronaldo decisivo; relembre

Após se recuperar na Série B com a vitória por 1 a 0 sobre o CRB, o Athletico quer manter o embalo para o confronto das quartas de final da Copa do Brasil contra o Corinthians. Os dois times já se enfrentaram em outras três ocasiões na competição nacional e o Rubro-Negro busca eliminar o […]

Ago 25, 2025 - 16:30
 0  0
Athletico x Corinthians já teve goleada e Ronaldo decisivo; relembre

Após se recuperar na Série B com a vitória por 1 a 0 sobre o CRB, o Athletico quer manter o embalo para o confronto das quartas de final da Copa do Brasil contra o Corinthians.

Os dois times já se enfrentaram em outras três ocasiões na competição nacional e o Rubro-Negro busca eliminar o adversário pela primeira vez.

Corinthians goleou o Athletico em Curitiba na primeira vez

O primeiro encontro entre Athletico e Corinthians na Copa do Brasil ocorreu nas quartas de final de 1997. Embalado pelas classificações contra Sport e Vasco, que viria a ser o campeão brasileiro no final do ano, o Rubro-Negro apostava na dupla de ataque formada por Oséas e Paulo Rink.

No Pacaembu, o Furacão venceu por 2 a 1 e jogava pelo empate em Curitiba. Mais de 35 mil lotaram as arquibancadas do Pinheirão com a esperança da classificação, mas viram a maior goleada do Corinthians no confronto.

O jogo começou equilibrado, mas o Corinthians marcou quatro gols em apenas oito minutos. Dos 32 até os 40 do primeiro tempo, Souza, Donizete e Mirandinha, duas vezes, acabaram com a esperança do Athletico.

Oséas até descontou no segundo tempo, no entanto, a reação foi tarde. Donizete e Miradinha, que fechou a noite com hat-trick, fizeram mais dois gols para o clube paulista. Andrei ainda fez o segundo do Rubro-Negro nos acréscimos.

A curiosidade é que Mirandinha tem uma placa pelo golaço feito no ano anterior no Paraná Clube justamente contra o Athletico. Na ocasião, ele fez um gol de letra na vitória paranista por 2 a 0, no Couto Pereira.

Athletico caiu para o Corinthians no ano do título brasileiro

As duas equipes voltaram a se enfrentar nas quartas de final da Copa do Brasil de 2001. Na época, a competição nacional era toda disputada no primeiro semestre e o encontro entre Athletico e Corinthians foi em meio aos jogos decisivos do Campeonato Paranaense.

A partida de ida terminou empatada em 0 a 0, no Pacaembu. Mesmo com a vantagem de decidir na Arena da Baixada, o Rubro-Negro perdeu diante da torcida por 1 a 0. O gol do atacante Ewerthon eliminou o Rubro-Negro.

Nos jogos seguintes da eliminação, o Athletico empatou mais duas vezes com o Paraná Clube e conquistou o título do Campeonato Paranaense. A temporada ainda terminou com um dos maiores troféus da história do Furacão: o Campeonato Brasileiro.

Último duelo na Copa do Brasil teve Ronaldo inspirado

Ronaldo no jogo contra o Athletico em 2009. (Foto: Daniel Augusto Jr./Foto Arena/Gazeta Press)

A segunda vitória do Athletico sobre o Corinthians na Copa do Brasil foi no jogo de ida das oitavas de final de 2009. Na ocasião, o Rubro-Negro venceu na Arena da Baixada por 3 a 2, mas não saiu satisfeito de campo. Wallyson, Rafael Moura e Chico abriram três gols de vantagem, no entanto, Cristian e Dentinho, ambos na reta final da partida, colocaram o time paulista novamente no confronto.

No Pacaembu, o Athletico segurou o Corinthians durante todo o primeiro tempo, mas sofreu com Ronaldo Fenômeno na segunda etapa. O camisa 9 abriu o placar aos dez minutos (resultado que já classificava o time paulista pelo gol fora de casa) e completou a vitória aos 23, com gol de pênalti.

A atuação decisiva de Ronaldo foi lembrada recentemente pelo perfil oficial da Copa do Brasil.

Em 2009, o Timão levou a melhor e avançou na Mais Democrática. No primeiro jogo, na Arena, vitória do Athletico-Pr. Já no Pacaembu, o Corinthians venceu com atuação impecável de Ronaldo, com dois gols. Noite inesquecível do fenômeno!.