Calote envolvendo ex-Paraná Clube impede Santos de se reforçar

Uma dívida do Santos com o Arouca, de Portugal, envolvendo a contratação do zagueiro João Basso gerou uma punição ao time do craque Neymar. Por causa do “calote”, o Peixe sofreu um transfer ban da Fifa e está impedido de contratar e registrar novos jogadores para a sequência da temporada. A situação já impediu que […]

Fev 19, 2026 - 14:00
 0  1
Calote envolvendo ex-Paraná Clube impede Santos de se reforçar

Uma dívida do Santos com o Arouca, de Portugal, envolvendo a contratação do zagueiro João Basso gerou uma punição ao time do craque Neymar.

Por causa do “calote”, o Peixe sofreu um transfer ban da Fifa e está impedido de contratar e registrar novos jogadores para a sequência da temporada. A situação já impediu que o time registrasse o volante Christian Oliva, reforço já apresentado no CT Rei Pelé para 2026.

A Corte Arbitral do Esporte (CAS) confirmou a condenação do Santos na Fifa no último mês de janeiro. A partir desta dada, o Santos tinha o prazo de 45 dias para quitar uma dívida de cerca de R$ 15 milhões (2,56 milhões de euros) com o Arouca, modesto clube de Portugal em que Basso atuava.

No entanto, os valores não foram pagos e resultaram em nova punição. De acordo com informações do ge.globo, embora o Peixe não tenha se manifestado oficialmente sobre a situação, o clube busca resolver o problema internamente, pois teria o entendimento de que o prazo para pagamento da dívida era 26 de fevereiro.

joao-basso-santos
Basso durante treinamento no Santos. Foto: Raul Baretta/Santos

João Basso é reserva do time comandado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda. Ele chegou ao clube em 2023, ano em que foi um dos personagens do rebaixamento inédito do Santos para a Série B do Brasileirão. Ele aceitou redução salarial para permanecer na Vila Belmiro e fez parte do elenco que obteve o acesso no ano seguinte.

Apesar disso, em três temporadas, Basso soma apenas 22 jogos com a camisa santista. Recentemente, tem ficado até mesmo de fora dos relacionados para as partidas. O jogador foi revelado no Paraná Clube em 2016 e rapidamente foi vendido para o Estoril, de Portugal. Na sequência, fechou com o Arouca, do mesmo país.

Siga o UmDois Esportes