Campeão denuncia extorsão, se afasta do UFC e futuro no MMA vira dúvida

Ilia Topuria decidiu abrir o jogo sobre os problemas pessoais que o levaram a se afastar do UFC por tempo indeterminado. O campeão peso-leve afirmou estar sendo vítima de extorsão após acusações que considera falsas de violência doméstica, feitas por Giorgina Badell, sua ex-esposa. Em nota publicada nas redes sociais, o lutador espanhol garantiu já […]

Dez 15, 2025 - 16:00
 0  1
Campeão denuncia extorsão, se afasta do UFC e futuro no MMA vira dúvida

Ilia Topuria decidiu abrir o jogo sobre os problemas pessoais que o levaram a se afastar do UFC por tempo indeterminado. O campeão peso-leve afirmou estar sendo vítima de extorsão após acusações que considera falsas de violência doméstica, feitas por Giorgina Badell, sua ex-esposa.

Em nota publicada nas redes sociais, o lutador espanhol garantiu já ter reunido todas as provas e documentos necessários para demonstrar na Justiça que nunca cometeu atos de violência doméstica. Segundo Topuria, também há evidências de tentativas de extorsão por parte da ex-companheira.

“Quando surgem circunstâncias que ameaçam sua integridade pessoal, sua família e sua reputação, chega um momento em que é preciso abordá-las diretamente. A verdade não é uma questão de opinião, mas de provas. Estou me manifestando não apenas por mim e pela minha família, mas também para demonstrar que ninguém deve ser forçado a ceder à intimidação, manipulação ou ao medo”, escreveu o atleta.

Topuria e Giorgina são pais de Hugo, de seis anos, e de Giorginita, de um ano. A ex-esposa e os filhos estiveram presentes no dia em que o lutador conquistou o cinturão peso-leve ao nocautear Charles Oliveira.

Cinturão interino

Ilia Topuria com cinturão do UFC. Foto: Icon sport
Ilia Topuria com cinturão do UFC. Foto: Icon sport

Com o afastamento de Topuria, o presidente do UFC, Dana White, decidiu promover uma luta pelo cinturão interino da categoria peso-leve entre Justin Gaethje e Paddy Pimblett. O confronto está marcado para o dia 24 de janeiro, no UFC 324, primeiro evento do acordo entre o UFC e a Paramount+.

Apesar de viver o melhor momento da carreira, o espanhol, de apenas 28 anos, já começou a falar em aposentadoria. “Não acho que ficarei no MMA por muito tempo. Sei que não querem que eu me aposente, mas todos nós temos um prazo de validade”, afirmou em entrevista ao site Via Marca, antes de tornar públicos os problemas com a ex-esposa.

Caso Ilia Topuria retorne ao octógono, enfrentará o vencedor do duelo pelo cinturão interino. Se o atleta confirmar a aposentadoria, o campeão interino será promovido a campeão linear da categoria peso-leve.

Siga o UmDois Esportes