CBF muda critério de classificação para a Libertadores

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que, a partir de 2026, a Copa do Brasil dará duas vagas para a edição seguinte da Libertadores. Até então, apenas o campeão do torneio nacional se classificava para a competição continental. A decisão foi comunicada pela entidade nesta quarta-feira (11), durante o Conselho Técnico da Série A, […]

Dez 12, 2025 - 09:30
 0  2
CBF muda critério de classificação para a Libertadores

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que, a partir de 2026, a Copa do Brasil dará duas vagas para a edição seguinte da Libertadores. Até então, apenas o campeão do torneio nacional se classificava para a competição continental.

A decisão foi comunicada pela entidade nesta quarta-feira (11), durante o Conselho Técnico da Série A, realizado na sede da CBF, no Rio de Janeiro.

A CBF ainda estuda se a segunda vaga da Copa do Brasil será diretamente para a fase de grupos ou para a Pré-Libertadores. Também está em análise como ficarão as vagas caso o campeão e o vice já estejam classificados por meio do Campeonato Brasileiro. Vale lembrar que a competição mata-mata voltará a encerrar o calendário do futebol brasileiro em 2026.

Segundo a ESPN, a ideia da CBF é que o vice-campeão da Copa do Brasil entre na fase de grupos. A entidade, no entanto, aguarda uma resposta para saber se é ela quem define os critérios de classificação ou se essa responsabilidade cabe à Conmebol.

Caso a proposta da Confederação seja aprovada, as vagas para a Libertadores seriam distribuídas da seguinte forma:

  • Três vagas na fase de grupos via Campeonato Brasileiro;
  • Duas vagas na fase de grupos para os finalistas da Copa do Brasil;
  • Duas vagas para a Pré-Libertadores via Brasileirão.

Até 2025, o Campeonato Brasileiro distribuía seis vagas para a Libertadores — quatro na fase de grupos e duas na fase prévia — além de uma vaga direta destinada ao campeão da Copa do Brasil.a a Libertadores, sendo quatro na fase de grupos e duas na fase prévia, além de uma direta para o campeão da Copa do Brasil.

Dirigentes dos 20 clubes da Série A se reuniram na CBF. (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

Confira a nota da CBF sobre a mudança na forma de classificação para a Libertadores

A Copa do Brasil, já a partir de 2026, dará duas vagas a Libertadores. Esta foi uma decisão anunciada durante o Conselho Técnico da Série A, realizado nesta quinta-feira, na sede da CBF, no Rio. No formato atual, o Brasileirão credencia seis clubes à principal competição continental – quatro de forma direta e dois, indiretamente. Enquanto a Copa do Brasil dá apenas ao campeão o direito de ingressar na fase de grupos da Libertadores.

Ano que vem, no entanto, começará a valer a mudança. A CBF ainda estuda se a segunda vaga proveniente da Copa do Brasil será direta (fase de grupos) ou indireta (pré-Libertadores).

Também está sob análise como proceder caso campeão e vice da Copa do Brasil estejam já classificados à Libertadores via Brasileirão.

O Conselho Técnico da Série A é o primeiro da nova gestão da CBF e foi convocado excepcionalmente para dezembro por causa da antecipação do início do Brasileirão de 2026, que se dará em janeiro, em razão da Copa do Mundo no meio do ano.

Siga o UmDois Esportes