Copa Sul-Sudeste 2026: Datas, formato e times confirmados

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou os documentos técnicos da Copa Sul-Sudeste. A competição que terá a sua primeira edição em 2026 conta com Operário e Cianorte como representantes paranaenses. Já Chapecoense e Internacional são os únicos times que jogam a Série A do Campeonato Brasileiro. A Sul-Sudeste será disputada entre os dias 25 […]

Fev 13, 2026 - 15:00
 0  1
Copa Sul-Sudeste 2026: Datas, formato e times confirmados

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou os documentos técnicos da Copa Sul-Sudeste. A competição que terá a sua primeira edição em 2026 conta com Operário e Cianorte como representantes paranaenses. Já Chapecoense e Internacional são os únicos times que jogam a Série A do Campeonato Brasileiro.

A Sul-Sudeste será disputada entre os dias 25 de março e 07 de junho, com a primeira fase e as semifinais nas mesmas semanas da fase de grupos da Libertadores e da Sul-Americana. Por isso, os clubes classificados para as competições internacionais ficam de fora.

Serão 10 datas, sendo seis para a fase de grupos, duas para as semifinais e mais duas para as finais. O campeão leva uma vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil do ano seguinte.

Em entrevista no ano passado, o presidente da CBF, Samir Xaud, explicou o motivo para a criação da Copa Sul-Sudeste. “É uma nova competição. Procuramos as federações participantes. Foi um pleito deles também. O que queremos é fomentar o futebol em todos os estados. Temos a Copa do Brasil, a Copa Verde, a Copa do Nordeste e agora a Copa Sul-Sudeste”.

Como será a Copa Sul-Sudeste

Os 12 clubes participantes serão divididos em dois grupos de seis. As chaves ainda serão sorteadas pela CBF. As equipes do Grupo A enfrentam todas do Grupo B em apenas um turno. Cada uma fará três jogos em casa e outros três como visitante.

Os dois melhores de cada chave avançam para as semifinais. Todo o mata-mata será disputado em jogos de ida e volta.

Os participantes da Sul-Sudeste 2026

  • Paraná – Cianorte e Operário;
  • Santa Catarina – Avaí e Chapecoense;
  • Rio Grande do Sul – Internacional e Juventude;
  • São Paulo – São Bernardo e Novorizontino;
  • Rio de Janeiro – Volta Redonda e Sampaio Corrêa;
  • Minas Gerais – América-MG e Tombense.

A Federação Paranaense de Futebol (FPF) foi a única que não deu a vaga para os dois melhores do Estadual que ficaram de fora da Libertadores e da Sul-Americana. A entidade optou por uma vaga via Campeonato Paranaense e outra através da Taça FPF.

Siga o UmDois Esportes