Coritiba castiga Athletico, aumenta hegemonia no clássico e vê joia calar Odair
O Coritiba aproveitou o vacilo do Athletico e venceu o clássico por 1 a 0 neste sábado (17), ampliando a invencibilidade sobre o maior rival. O atacante Lucas Ronier marcou, de cabeça, o gol que deu o triunfo ao Alviverde na Arena da Baixada, em Curitiba, pela quarta rodada do Campeonato Paranaense 2026. O Atletiba […]
O Coritiba aproveitou o vacilo do Athletico e venceu o clássico por 1 a 0 neste sábado (17), ampliando a invencibilidade sobre o maior rival. O atacante Lucas Ronier marcou, de cabeça, o gol que deu o triunfo ao Alviverde na Arena da Baixada, em Curitiba, pela quarta rodada do Campeonato Paranaense 2026.
O Atletiba foi decidido com um vacilo do lateral-direito Gastón Benavídez. O argentino errou o passe na saída de bola, recuperada pelo atacante Lavega. O gringo do Coxa cruzou bem da esquerda e encontrou Lucas Ronier, que testou firme entre os dois zagueiros rubro-negros. O detalhe é que a joia da base alviverde foi alvo de reclamação do técnico Odair Hellmann, do Furacão, no último embate entre as equipes.
Conteúdo
Coxa aumenta o jejum do Athletico em clássicos
O resultado aumenta o maior jejum do Atletiba deste século. Com vantagem alviverde, são 979 dias desde a última vitória rubro-negra, no dia 14 de maio de 2023, em uma virada por 3 a 2 pela sexta rodada do Brasileirão.
Desde aquele confronto, o Furacão não venceu mais. São três empates e três vitórias do Coxa nos últimos seis embates entre os rivais.
Além disso, a vitória alviverde mantém sinas de alguns dos principais personagens de cada equipe. Do lado do Athletico, o técnico Odair Hellmann e o meia Bruno Zapelli jamais venceram um clássico. O comandante soma duas derrotas e um empate, enquanto o meia chegou ao quinto clássico e amarga três reveses e dois empates.
Pelo lado do Coxa, os piás do Couto seguem invictos contra o Athletico na equipe principal. O goleiro Pedro Morisco e Lucas Ronier não sabem o que é perder para o Furacão, com três empates e duas vitórias.
Com desfalques importantes, Athletico cai no primeiro teste
Minutos antes da partida, o Athletico confirmou a ausência de três peças fundamentais: o zagueiro Carlos Terán teve um desconforto muscular, o lateral-esquerdo Lucas Esquivel ainda aprimora a parte física e o atacante Kevin Viveros segue na Colômbia para resolver problemas familiares.
Pelo lado do Coritiba, a frustração foi pela ausência de Bruno Lopes. O atacante foi a contratação mais cara da história do Coxa e ainda não teve situação regularizada para entrar em campo.
Vale lembrar que tanto Athletico e Coritiba miram a estreia na Série A do Brasileirão, no fim deste mês. O Rubro-Negro vai visitar o Internacional, enquanto o Alviverde recebe o Bragantino.
Gol de Athletico 0 x 1 Coritiba
Tabela e próximos jogos
Com o resultado, o Athletico perdeu a invencibilidade no Estadual. Com sete pontos, o Fucarão aparece provisoriamente na segunda posição do Grupo A, mas ainda pode ser ultrapassado até o fim da rodada e ver o Londrina disparar caso vença o Galo Maringá.
Já o Coritiba acumula o segundo triunfo seguido e fica invicto desde que passou a atuar com o time principal no Campeonato Paranaense. O Alviverde chega aos sete pontos e vira líder do Grupo B.
O Rubro-Negro se prepara agora para visitar o Azuriz. O duelo está marcado para a próxima terça-feira (20), às 20h, no estádio Os Pioneiros, em Pato Branco. Já o Coxa volta a campo diante do São Joseense na próxima quarta-feira (21), às 20h30, no Couto Pereira.
Ficha Técnica
Athletico 0 x 1 Coritiba
Campeonato Paranaense – 4ª rodada
Athletico: Santos; Benavídez, Aguirre e Arthur Dias; Steven Mendoza (Leozinho), Felipinho (João Cruz), Jadson (Portilla), Bruno Zapelli e Léo Dérik; Julimar (Luiz Fernando) e Renan Peixoto (Bruninho). Técnico: Odair Hellmann.
Coritiba: Pedro Morisco; Tinga, Maicon, Tiago Cóser e Bruno Melo (João Almeida); Willian Oliveira (Fernando Sobral), Seba Gómez e Josué (Jacy); Lucas Ronier, Lavega e Pedro Rocha (Vini Paulista). Técnico: Fernando Seabra.

