Coritiba empresta zagueiro da base para clube da Série B

O Coritiba está próximo de confirmar o empréstimo do zagueiro Guilherme Aquino, de 22 anos, para o Avaí, clube que disputará a Série B do Campeonato Brasileiro. Antes de ser cedido, o defensor renovou contrato com o Coxa até junho de 2028. A renovação já aparece publicada no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, com […]

Jan 20, 2026 - 18:30
 0  1
Coritiba empresta zagueiro da base para clube da Série B

O Coritiba está próximo de confirmar o empréstimo do zagueiro Guilherme Aquino, de 22 anos, para o Avaí, clube que disputará a Série B do Campeonato Brasileiro. Antes de ser cedido, o defensor renovou contrato com o Coxa até junho de 2028. A renovação já aparece publicada no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, com o jogador vestindo a camisa do clube catarinense.

Na temporada de 2026, Aquino atuou como titular nas primeiras partidas do Coritiba no Campeonato Paranaense, pela equipe de aspirantes comandada por PC de Oliveira. O zagueiro começou jogando na derrota por 3 a 2 para o Foz do Iguaçu, marcou um dos gols, e também no empate por 2 a 2 diante do Londrina.

Com a chegada do zagueiro Thiago Santos, o jovem perdeu espaço no elenco principal. A opção pelo empréstimo tem como objetivo garantir mais minutos em campo e maior rodagem ao longo da temporada.

Guilherme Aquino pelo Coritiba. (Foto: JP Pacheco/Coritiba).

Aquino estreou pelo profisisonal em 2025

Guilherme Aquino fez sua estreia pelo time profissional do Coritiba em 2025, sob o comando do técnico Mozart, na primeira rodada da Série B, contra o Vila Nova. O desempenho rendeu elogios do treinador, e o zagueiro foi mantido como titular nas partidas seguintes.

No entanto, o jogador sofreu uma lesão na oitava rodada, diante do América-MG, e acabou perdendo espaço para o experiente Maicon, que assumiu a posição e não saiu mais da equipe. Posteriormente, o clube anunciou a contratação de Jacy, consolidando a dupla de zaga que encerrou a Série B com a melhor defesa da competição, com apenas 23 gols sofridos em 38 rodadas.

Aquino está no Coritiba desde 2019, quando chegou para integrar o sub-15. Ele faz parte da chamada “Geração 2004”, que também revelou nomes como o goleiro Pedro Morisco, o lateral-direito Felipe Guimarães e o atacante Lucas Ronier, atualmente no elenco principal. Outros atletas da geração, como o zagueiro Jean Pedroso e o atacante Kaio César, já deixaram o clube.

Com a saída de Aquino, o setor defensivo do Coxa passa a contar com Maicon, Jacy, Tiago Cóser, Rodrigo Moledo e Thiago Santos, além de Bruno Melo, que vem sendo utilizado na lateral esquerda. Pelo Coritiba, Aquino é bicampeão paranaense sub-20, nos anos de 2022 e 2023, além de Campeão Brasileiro da Série B, em 2025.

Siga o UmDois Esportes