Duas linhas da ViaMobilidade tiveram quase o dobro de falhas de quatro linhas da CPTM nos últimos 3 anos

Campeã de falhas é a Linha 9-Esmeralda: foram 68 em 2023, 58 em 2024 e sete em 2025, o que representa 66,5% das falhas da ViaMobilidade no período. Empresa afirmou que opera sob regras rigorosas de desempenho e que índice de satisfação do usuário melhorou. Leilão de concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade deve acontecer nesta sexta. Trem da CPTM Reprodução/CPTM As duas linhas de trem operadas pela concessionária ViaMobilidade (8-Diamante e 9-Esmeralda) apresentaram quase o dobro de falhas do que as registradas em quatro linhas da CPTM (7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira) nos últimos três anos, mostra um levantamento feito pela TV Globo e pelo g1 (confira tabela abaixo). Entre as falhas, há problemas elétricos, na rede aérea, nos trilhos e de sinalização. As linhas foram concedidas à iniciativa privada em 27 de janeiro de 2022. Sob gestão da iniciativa privada, as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda tiveram 200 falhas entre 2023 e março de 2025: 2023: 95 falhas 2024: 86 falhas 2025 (até março): 19 falhas No mesmo período, foram contabilizadas 102 falhas em quatro linhas geridas pela Companhia Paulista: 2023: 44 falhas 2024: 48 falhas 2025 (até março): 10 falhas A campeã de falhas é a 9-Esmeralda: foram 68 em 2023, 58 em 2024 e sete em 2025, o que representa 66,5% das falhas da ViaMobilidade no período. A linha, que liga Osasco até o extremo Sul da capital paulista, tem 21 estações, transporta cerca de 450 mil pessoas por dia e faz ligação com importantes e movimentadas linhas, como a 4 Linha 4-Amarela (em Pinheiros) e a 5-Lilás (em Santo Amaro). Em outubro de 2023, uma pane elétrica gerou mais de 27 horas de falhas na linha Esmeralda. O problema começou às 14h de uma terça-feira e só foi corrigido às 17h22 do dia seguinte. Nesse período, os passageiros passaram sufoco e foram atendidos por 70 ônibus do PAESE. Na CPTM, a linha que mais apresenta falha é a Safira: 16 em 2023, 16 em 2024 e seis em 2025, o que representa 37,2% das falhas. São estações que ligam o Brás, no Centro, ao extremo Leste e recebe cerca de 260 mil passageiros diariamente. Essa é uma das linhas da CPTM que deve ser concedida à iniciativa privada em breve. Segundo o levantamento, em 2021, antes da concessão à ViaMobilidade, as linhas tiveram menos falhas do que em 2022. Maioria das falhas registradas na Linha 9-Esmeralda em 2022 aconteceu após concessão à iniciativa privada Em nota, a ViaMobilidade afirmou que opera sob regras rigorosas de desempenho e que índice de satisfação do usuário melhorou no último ano. "A ViaMobilidade Linhas 8 e 9 é a primeira operadora privada a administrar uma concessão de trens metropolitanos em São Paulo, sob regras rigorosas de desempenho e transparência definidas em contrato — diferentemente das operadoras estatais. A percepção dos passageiros também evolui. No último semestre, houve aumento na satisfação geral: 13 pontos na Linha 9-Esmeralda e 12,3 na Linha 8-Diamante, com melhorias em rapidez, confiabilidade e segurança operacional. Desde o início da concessão, a empresa já investiu mais de R$ 4 bilhões na modernização das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Entre os avanços, destacam-se 36 novos trens, a substituição de mais de 30 km de trilhos, a revisão de 120 km de via permanente, a eliminação de restrições de velocidade e a construção de um novo Centro de Controle Operacional e de uma Oficina de Truques", diz nota. Falhas: ViaMobilidade x CPTM

Mar 28, 2025 - 06:30
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Duas linhas da ViaMobilidade tiveram quase o dobro de falhas de quatro linhas da CPTM nos últimos 3 anos

Campeã de falhas é a Linha 9-Esmeralda: foram 68 em 2023, 58 em 2024 e sete em 2025, o que representa 66,5% das falhas da ViaMobilidade no período. Empresa afirmou que opera sob regras rigorosas de desempenho e que índice de satisfação do usuário melhorou. Leilão de concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade deve acontecer nesta sexta. Trem da CPTM Reprodução/CPTM As duas linhas de trem operadas pela concessionária ViaMobilidade (8-Diamante e 9-Esmeralda) apresentaram quase o dobro de falhas do que as registradas em quatro linhas da CPTM (7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira) nos últimos três anos, mostra um levantamento feito pela TV Globo e pelo g1 (confira tabela abaixo). Entre as falhas, há problemas elétricos, na rede aérea, nos trilhos e de sinalização. As linhas foram concedidas à iniciativa privada em 27 de janeiro de 2022. Sob gestão da iniciativa privada, as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda tiveram 200 falhas entre 2023 e março de 2025: 2023: 95 falhas 2024: 86 falhas 2025 (até março): 19 falhas No mesmo período, foram contabilizadas 102 falhas em quatro linhas geridas pela Companhia Paulista: 2023: 44 falhas 2024: 48 falhas 2025 (até março): 10 falhas A campeã de falhas é a 9-Esmeralda: foram 68 em 2023, 58 em 2024 e sete em 2025, o que representa 66,5% das falhas da ViaMobilidade no período. A linha, que liga Osasco até o extremo Sul da capital paulista, tem 21 estações, transporta cerca de 450 mil pessoas por dia e faz ligação com importantes e movimentadas linhas, como a 4 Linha 4-Amarela (em Pinheiros) e a 5-Lilás (em Santo Amaro). Em outubro de 2023, uma pane elétrica gerou mais de 27 horas de falhas na linha Esmeralda. O problema começou às 14h de uma terça-feira e só foi corrigido às 17h22 do dia seguinte. Nesse período, os passageiros passaram sufoco e foram atendidos por 70 ônibus do PAESE. Na CPTM, a linha que mais apresenta falha é a Safira: 16 em 2023, 16 em 2024 e seis em 2025, o que representa 37,2% das falhas. São estações que ligam o Brás, no Centro, ao extremo Leste e recebe cerca de 260 mil passageiros diariamente. Essa é uma das linhas da CPTM que deve ser concedida à iniciativa privada em breve. Segundo o levantamento, em 2021, antes da concessão à ViaMobilidade, as linhas tiveram menos falhas do que em 2022. Maioria das falhas registradas na Linha 9-Esmeralda em 2022 aconteceu após concessão à iniciativa privada Em nota, a ViaMobilidade afirmou que opera sob regras rigorosas de desempenho e que índice de satisfação do usuário melhorou no último ano. "A ViaMobilidade Linhas 8 e 9 é a primeira operadora privada a administrar uma concessão de trens metropolitanos em São Paulo, sob regras rigorosas de desempenho e transparência definidas em contrato — diferentemente das operadoras estatais. A percepção dos passageiros também evolui. No último semestre, houve aumento na satisfação geral: 13 pontos na Linha 9-Esmeralda e 12,3 na Linha 8-Diamante, com melhorias em rapidez, confiabilidade e segurança operacional. Desde o início da concessão, a empresa já investiu mais de R$ 4 bilhões na modernização das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Entre os avanços, destacam-se 36 novos trens, a substituição de mais de 30 km de trilhos, a revisão de 120 km de via permanente, a eliminação de restrições de velocidade e a construção de um novo Centro de Controle Operacional e de uma Oficina de Truques", diz nota. Falhas: ViaMobilidade x CPTM