Ex-Coritiba mira 4º acesso seguido e fecha com clube mineiro

Campeão da Série B com o Coritiba na última temporada, o lateral-direito Zeca, de 31 anos, já tem novo destino definido para 2026. O jogador vai defender o Athletic-MG e terá pela frente um desafio curioso na carreira: buscar o quarto acesso consecutivo à elite do futebol brasileiro. A sequência vitoriosa começou em 2023, quando […]

Jan 13, 2026 - 15:30
 0  1
Ex-Coritiba mira 4º acesso seguido e fecha com clube mineiro

Campeão da Série B com o Coritiba na última temporada, o lateral-direito Zeca, de 31 anos, já tem novo destino definido para 2026. O jogador vai defender o Athletic-MG e terá pela frente um desafio curioso na carreira: buscar o quarto acesso consecutivo à elite do futebol brasileiro.

A sequência vitoriosa começou em 2023, quando Zeca foi peça importante no acesso do Vitória à Série A. No ano seguinte, repetiu o feito com o Mirassol, novamente ajudando a equipe a subir para a primeira divisão. Em 2025, o lateral alcançou o terceiro acesso seguido ao conquistar o título da Segundona com o Coritiba.

Com a camisa alviverde, Zeca disputou 33 partidas ao longo da campanha do acesso e contribuiu com uma assistência. Além da regularidade em campo, o lateral se destacou pela versatilidade, atuando algumas vezes também na lateral esquerda.

Revelado pelo Santos, Zeca também passou por Internacional, Bahia e Vasco, além de ter defendido o Houston Dynamo, dos Estados Unidos. Um dos momentos mais marcantes da trajetória do lateral foi em 2016, quando integrou a seleção brasileira campeã olímpica nos Jogos do Rio de Janeiro.

Zeca “enquadrou” diretor do Coritiba

Apesar da boa passagem pelo Coritiba, Zeca não teve o contrato renovado para a temporada seguinte. Curiosamente, o desejo de seguir no Alto da Glória foi manifestado pelo próprio jogador ainda durante a comemoração do título da Série B.

Logo após a vitória por 2 a 1 sobre o Amazonas, no estádio Carlos Zamith, em Manaus, que garantiu a taça ao Coxa, Zeca protagonizou uma cena descontraída ao “enquadrar” o executivo de futebol Jorge Andrade no gramado. Com os microfones captando o momento, o camisa 73 brincou com o dirigente e afirmou que queria permanecer no clube em 2026.

Em clima de festa, Andrade respondeu de forma bem-humorada.

“Ele [Zeca] está dizendo que quer renovar. Mas assim, vamos curtir a festa. Todos estão de parabéns, foi um ano muito duro, de muito trabalho. Esse grupo representa a torcida do Coritiba”, disse o executivo na ocasião.

Apesar da conversa pública e do bom desempenho em campo, a renovação não aconteceu. A saída do técnico Mozart e a reformulação no planejamento para a temporada seguinte pesaram na decisão da diretoria.

Siga o UmDois Esportes