Invicto no Atletiba, defesa sólida e time titular: O que esperar do Coritiba no clássico contra o Athletico?
O Coritiba terá o segundo desafio do elenco principal no clássico contra o Athletico, no sábado (17), às 16h, na Arena da Baixada, pela 4ª rodada do Campeonato Paranaense. Esse será o principal teste do elenco comandado por Fernando Seabra antes da estreia no Brasileirão diante do Red Bull Bragantino, no dia 28. No planejamento […]
O Coritiba terá o segundo desafio do elenco principal no clássico contra o Athletico, no sábado (17), às 16h, na Arena da Baixada, pela 4ª rodada do Campeonato Paranaense. Esse será o principal teste do elenco comandado por Fernando Seabra antes da estreia no Brasileirão diante do Red Bull Bragantino, no dia 28.
No planejamento para o retorno à Série A, o Coxa usou o elenco principal pela primeira vez na vitória fora de casa sobre o Maringá por 1 a 0, na última terça-feira (13). O atacante Pedro Rocha, artilheiro da última Série B pelo Remo, manteve a boa fase e marcou o único gol da partida.
Confira cinco motivos para ficar de olho do Coritiba no primeiro Atletiba da temporada:
Conteúdo
Expectativa alta pelos reforços
O Coritiba apostou alto em jogadores com experiência, principalmente no setor defensivo. No jogo contra o Maringá, quatro reforços começaram entre os titulares: lateral-direito Tinga, volante Willian Oliveira e atacantes Lavega e Pedro Rocha. O volante Fernando Sobral e o atacante Fabinho entraram durante o segundo tempo e também estrearam com a camisa coxa-branca.
O meia Gustavo ficou no banco de reservas, mas ainda não entrou em campo. Já o zagueiro Thiago Santos, que chegou recentemente do Fluminense, ficou em Curitiba para aprimorar a parte física e deve ficar como opção pela primeira vez justamente no clássico.
LEIA TAMBÉM:
- Novo artilheiro do Coritiba vibra com gol na estreia e celebra parceria
- Seabra explica mescla no Coritiba e projeta o Atletiba
- Seabra destaca principal ponto positivo em estreia no Coritiba
Para fechar os reforços, o atacante Breno Lopes, maior contratação da história, sequer foi oficializado pelo Coritiba e não vai jogar o Atletiba.
Defesa sólida

Em 2025, o Coritiba se destacou na Série B pelas grandes atuações do sistema defensivo. O Coxa foi vazado apenas 23 vezes em 38 rodadas e teve uma das melhores defesas da história da Segunda Divisão dos pontos corridos, atrás somente da Chapecoense, que levou 21 gols em 2021.
O goleiro Pedro Morisco e o experiente zagueiro Maicon, pilares da grande campanha do título da Série B, permanecem como titulares absolutos. O zagueiro Jacy, que também é peça importante, sofreu uma fratura na face na pré-temporada e não joga o Atletiba. Ele deve voltar apenas no Campeonato Brasileiro.
A defesa ganhou o reforço do lateral-direito Tinga, considerado ídolo do Fortaleza e que chegou para ser o titular da posição. O também experiente zagueiro Rodrigo Moledo, que pouco jogou em 2025, permanece como opção para a temporada e é um dos líderes do elenco.
Escalação do Coritiba
A partida contra o Maringá já deu uma ideia da provável escalação do Coritiba para o clássico. O técnico Fernando Seabra deve escalar o Coxa com Pedro Morisco; Tinga, Maicon, Tiago Cóser e Bruno Melo; William Oliveira, Sebastián Gómez e Josué; Lucas Ronier, Pedro Rocha e Lavega (Fabinho).
O possível time titular indica que Fernando Seabra mantém a base do time campeão da Série B. Pedro Morisco, Maicon, Sebastián Gómez, Josué e Lucas Ronier permanecem como titulares absolutos.
Já o atacante Pedro Rocha, que joga normalmente no lado esquerdo do ataque, permanece como centroavante, posição ainda carente no elenco. Vale lembrar que Dellatorre e Gustavo Coutinho deixaram o clube, enquanto Rodrigo Rodrigues se recupera de uma grave lesão no ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho.
Invencibilidade no Atletiba

O Coritiba não perde para o Athletico há mais de dois anos. A última derrota no clássico foi por 3 a 2, ainda pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. Desde então, o Coxa ganhou duas vezes, além de três empates.
No ano passado, os dois Atletibas no Couto Pereira terminaram empatados em 0 a 0, sendo um no Campeonato Paranaense e outro na Série B. No único clássico na Arena da Baixada, o volante Sebastián Gómez marcou o gol da vitória do Coritiba por 1 a 0.
Segundo levantamento do UmDois Esportes, o Coxa não perde para o maior rival há 979 dias. Esse é o maior período deste século, levando em consideração o número de dias. O período mais próximo em que o Alviverde ficou invicto contra o Athletico foi de 888 daias, entre 29 de junho de 2009 e 04 de dezembro de 2011.
Lei do ex

Um dos principais reforços do Coritiba, o atacante Pedro Rocha passou pelo rival Athletico entre 2021 e 2022 e fez parte do elenco campeão da Sul-Americana de 2021. O Rubro-Negro optou por não comprar o jogador em definitivo após o período de empréstimo do Spartak Moscou, da Rússia.
Na entrevista de apresentação, Pedro Rocha evitou comentar sobre o Athletico e focou apenas em seu trabalho no Coritiba.
“Esses grandes jogos, os clássicos, a gente tem em todo o Brasil, e aqui também não é diferente, mas meu foco é total aqui é no Coritiba. Eu tenho certeza que junto com meus companheiros a gente vai fazer o nosso melhor”, afirmou Pedro Rocha.

