Luto! Morre Otacílio Gonçalves, técnico multicampeão por Athletico, Paraná e gigantes do Brasil

Otacílio Gonçalves da Silva Júnior, o Chapinha, morreu aos 85 anos nesta terça-feira (18), em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Campeão por diversos clubes do Brasil, como Athletico e Paraná Clube, Chapinha teve uma carreira de mais de 30 anos no futebol como treinador. Após iniciar a trajetória no Figueirense, em Santa Catarina, […]

Nov 18, 2025 - 18:30
 0  0
Luto! Morre Otacílio Gonçalves, técnico multicampeão por Athletico, Paraná e gigantes do Brasil

Otacílio Gonçalves da Silva Júnior, o Chapinha, morreu aos 85 anos nesta terça-feira (18), em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Campeão por diversos clubes do Brasil, como Athletico e Paraná Clube, Chapinha teve uma carreira de mais de 30 anos no futebol como treinador.

Após iniciar a trajetória no Figueirense, em Santa Catarina, passou pelo São Bento antes de chegar ao Internacional, clube com o qual conquistou o Campeonato Gaúcho de 1984. Em seguida, levantou o título do Campeonato Paranaense de 1985 pelo Furacão e, dois anos depois, pelo Pinheiros, antes de uma passagem pelo Coritiba. Em 1988, retornou ao Rio Grande do Sul para erguer a taça do Estadual pelo Grêmio.

Na década de 1990, comandou o Paraná Clube nos títulos estaduais de 1991 e 1995, além da conquista da Série B em 1992. À frente de um elenco com nomes como João Antônio, Adoílson, Serginho, Maurílio e Saulo, Chapinha é considerado por muitos o maior técnico da história do Tricolor da Vila.

Ao longo da carreira, também dirigiu Náutico, Portuguesa, Palmeiras, Atlético-MG, Bahia, Santa Cruz e Gama, além de ter sido auxiliar técnico da seleção brasileira em 1990. No exterior, acumulou experiências no Kuwait e no Japão.

Apesar da trajetória extensa pelo país, o futebol paranaense foi onde Otacílio Gonçalves mais trabalhou. Foram três passagens pelo Paraná Clube e duas pelo Coritiba.

Siga o UmDois Esportes