Paraná usa futsal como pilar da SAF e mira formação na base
No período de incerteza da equipe de futebol, o Paraná Clube apostou no futsal para manter o ‘paranismo' vivo. Agora, com a venda da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), o Tricolor quer aproveitar a modalidade para ajudar nas categorias de base, mas também observa o time profissional que vai disputar a elite do Campeonato Paranaense […]
No período de incerteza da equipe de futebol, o Paraná Clube apostou no futsal para manter o ‘paranismo’ vivo. Agora, com a venda da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), o Tricolor quer aproveitar a modalidade para ajudar nas categorias de base, mas também observa o time profissional que vai disputar a elite do Campeonato Paranaense depois de 14 anos.
O CEO da NextPlay, que adquiriu a SAF paranista, Pedro Weber e o presidente Ailton Barboza de Souza estiveram na Sede da Kennedy na última segunda-feira (10) para acompanhar o início da pré-temporada da equipe de futsal.
“O futsal é um pilar fundamental para o projeto esportivo do Paraná Clube, especialmente no processo de formação e revelação de atletas. Entendo que no futsal o jogador desenvolve técnica apurada, leitura de jogo, tomada de decisão rápida e competitividade”, destaca Pedro Weber, em resposta enviada para o UmDois Esportes.
“Nós enxergamos esse potencial e pretendemos integrar o futsal de forma estruturada aos processos formativos da base, criando um caminho de desenvolvimento até o campo. Essa integração também será importante pra fortalecer a identificação do atleta com o clube, qualificar a formação desde cedo e ampliar as chances de revelar talentos formados na quadra”, afirma o CEO da NextPlay.
Já Bruno Ribeiro, diretor-executivo do Paraná Clube futsal, valoriza a presença da diretoria do futebol. “Vamos manter nossa cultura, nossos pilares e focar nas atividades-chave do projeto. A presença do Pedro Weber e do Ailton Barboza já no primeiro treino e na apresentação dos atletas reforça a importância deste novo ciclo e o alinhamento institucional com o futsal. O Paraná Clube é um gigante, e carregar esse escudo exige responsabilidade diária dentro e fora da quadra”, comenta.
O calendário do Paraná Clube no futsal

Atual campeão da Série Prata, o Paraná Clube se prepara para o retorno à Série Ouro do Campeonato Paranaense de futsal. O Tricolor terá pela frente adversários que disputam a Liga Futsal, como Campo Mourão, Cascavel, Marreco, Pato e Umuarama. A estreia será contra o Umuarama, fora de casa.
LEIA TAMBÉM:
- Ex-Paraná Clube é pivô de disputa milionária entre clubes da Série A
- Revelado pelo Coritiba, zagueiro é anunciado pelo Paraná Clube
- Paraná Clube 2026: Elenco, tabela e o plano para voltar à elite
Mesmo com os adversários de alto nível, o time paranista tem uma expectativa alta para o Estadual. “Iniciamos mais uma pré-temporada com objetivos muito claros: estar entre as quatro primeiras posições do Paranaense, mesmo sabendo que vamos ter pela frente o Estadual mais difícil e disputado do Brasil”, comenta Bruno Ribeiro.
O calendário do Paraná Clube ainda tem o Campeonato Brasileiro, competição em que a equipe chegou às quartas de final no ano passado.

