Polícia investiga três casos de racismo no Atletiba na Arena da Baixada

A Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos da Polícia Civil do Paraná (Demafe) investiga três supostos casos de racismo registrados durante o clássico Atletiba do último sábado (17), na Arena da Baixada, pela 4ª rodada do Campeonato Paranaense. De acordo com o delegado Luiz Carlos de Oliveira, em conversa com a reportagem do […]

Jan 21, 2026 - 11:30
 0  1
Polícia investiga três casos de racismo no Atletiba na Arena da Baixada

A Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos da Polícia Civil do Paraná (Demafe) investiga três supostos casos de racismo registrados durante o clássico Atletiba do último sábado (17), na Arena da Baixada, pela 4ª rodada do Campeonato Paranaense.

De acordo com o delegado Luiz Carlos de Oliveira, em conversa com a reportagem do UmDois Esportes, a Demafe já trabalha para identificar os torcedores que estavam nas arquibancadas destinadas à torcida do Athletico. O clube rubro-negro, inclusive, colabora com a Polícia Civil para auxiliar nas investigações.


“Nós estamos investigando os fatos e, assim que tivermos as identidades dos envolvidos, vamos conduzi-los à delegacia e responsabilizá-los. Vocês também serão informados”, afirmou o delegado Luiz Carlos de Oliveira.


Delegado Luiz Carlos Oliveira.

Torcedores do Coritiba cobram resposta

Em publicação nas redes sociais, o Coletivo Coritibano, formado por torcedores do Coritiba, divulgou vídeos dos supostos atos de racismo ocorridos durante o Atletiba e cobrou uma resposta das autoridades.

“É lamentável que tenhamos que ver, reiteradamente, abusos e crimes cometidos dentro da Arena da Baixada sem qualquer punição ou medida coercitiva efetiva por parte do poder público. São multas pequenas, denúncias vazias e punições que nunca resultam em consequências”, afirmou o coletivo.

“Afinal, por que na Arena ocorrem tantos abusos sem qualquer investigação aprofundada ou medida drástica para conter o racismo, o desrespeito ao consumidor, a desobediência ao Estatuto do Torcedor e até mesmo a ausência de punições por parte do STJD?”, acrescentou o grupo.

Os torcedores do Coritiba também criticaram a decisão do Athletico de instalar redes de proteção no setor destinado à torcida visitante da Arena da Baixada. A medida foi adotada após relatos de arremessos de objetos e bebidas durante o Atletiba de junho do ano passado, válido pela Série B do Campeonato Brasileiro.

Apesar da intenção de reforçar a segurança, as redes comprometem a visibilidade dos torcedores visitantes e já geraram polêmica em outros estádios do país, como a Arena MRV, do Atlético-MG, e o Allianz Parque, do Palmeiras.

Siga o UmDois Esportes