Procon cobra esclarecimentos de empresas envolvidas em overbooking de cruzeiro com artistas; entenda

Turistas passaram mais de 15 horas em filas no Porto de Santos (SP) até serem informados que ficariam para fora da embarcação. Famílias são impedidas de embarcar em cruzeiro com artistas por overbooking O Procon de Santos, no litoral de São Paulo, cobra esclarecimentos das empresas envolvidas no caso de overbooking, que é a venda de cabines maior do que a capacidade disponível, do cruzeiro temático ‘Energia On Board’. Conforme apurado pelo g1, o órgão pede que as companhias e prestem atendimento aos clientes que não conseguiram embarcar. ✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp. O navio Costa Pacifica foi fretado pela empresa On Board Entretenimento para realizar o cruzeiro, que teria apresentações de artistas como Paulo Ricardo, Sandra de Sá, Double You e Jon Secada. Com destino a Angra dos Reis (RJ), o navio deveria partir do Porto de Santos na tarde do dia 20 de março e retornar no dia 23. No entanto, houve atraso na saída da embarcação até a madrugada do dia 21. Em nota assinada pelo diretor Sidney Vida, o Procon de Santos manifestou preocupação e indignação com o caso. De acordo com o órgão, o overbooking configura violação ao Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), em especial ao direito básico à informação clara e adequada (art. 6º, III) e à proteção contra práticas comerciais abusivas (art. 39, XII). “Além disso, a frustração do serviço contratado viola o princípio da boa-fé objetiva e o equilíbrio nas relações de consumo”, declarou o Procon, acrescentando que toma as seguintes providências: Notificação das empresas envolvidas – A On Board Entretenimento, responsável pelo fretamento do cruzeiro, e a Costa Cruzeiros serão notificadas a prestar esclarecimentos sobre a falha na prestação do serviço e as medidas adotadas para compensar os consumidores prejudicados; Atendimento aos consumidores – Os passageiros que não conseguiram embarcar devem formalizar as reclamações junto ao Procon Santos para terem os direitos resguardados, com possibilidade de reembolso integral e indenizações por danos materiais e morais, conforme previsto no artigo 20 do CDC. Encaminhamento aos órgãos competentes – Caso sejam constatadas irregularidades graves, o caso poderá ser levado ao Ministério Público e demais instâncias para responsabilização das empresas envolvidas. Ainda em nota, Sidney informou que segue acompanhando o caso para garantir os direitos dos consumidores. “O Procon Santos reforça que os consumidores afetados devem reunir documentos como contratos, comprovantes de pagamento, bilhetes de embarque e registros de comunicação com a empresa para fundamentar eventuais pedidos de ressarcimento e indenização”, finalizou. Passageiros passaram horas esperando embarque no Porto de Santos (SP) g1 Santos Caso De acordo com o boletim de ocorrência, a previsão repassada pela companhia Costa Cruzeiros para o Concais era que 3.404 pessoas desembarcassem do cruzeiro para embarque de 1.953 novos passageiros no dia 20. No entanto, por volta das 22h, a empresa responsável pelo fretamento do navio informou aos responsáveis pelo terminal que não teria como embarcar cerca de 250 turistas. A situação gerou um tumulto no local, sendo necessária intervenção das polícias Civil e Federal, além da equipe da Guarda Portuária e do corpo interno de segurança do terminal de passageiros. Ainda segundo o registro policial, o sócio e a advogada da empresa On Board providenciaram transporte e hospedagem em Santos para os turistas que não embarcaram. O sócio alegou que a venda das cabines saiu de controle, mas nunca houve a intenção de prejudicar clientes e, por isso, iria ressarci-los. O caso foi registrado como estelionato e é investigado pela Polícia Civil, que também trabalha para identificar as vítimas. Passageiros ficaram horas em filas no Porto de Santos (SP) g1 Santos Costa Em nota, a Costa Cruzeiros lamentou o caso, informando que aproximadamente 100 hóspedes não conseguiram embarcar no fretamento Energia On Board a bordo do Costa Pacifica, programado para sair do Porto de Santos na quinta-feira (20). “De fato, alguns hóspedes compareceram sem os formulários de embarque necessários e/ou números de reserva. Tal situação causou um atraso considerável nas operações de check-in. Como resultado, a partida do navio foi adiada para às 2 horas da manhã desta sexta-feira, dia 21 de março”, alegou. Ainda segundo a companhia, a administração do cruzeiro e o envio da lista de passageiros para embarque são de responsabilidade exclusiva do afretador, ou seja, a empresa On Board Entretenimento, organizadora do evento. “A Costa aconselha aos hóspedes interessados a entrarem em contato com o afretador, responsável pelo evento a bordo. A Costa fez tudo o que foi possível para permitir o embarque das pessoas que compareceram sem os documentos necessários de forma a garantir a conformidade com as normas e protocolos de segurança”, concluiu. Costa Pacifica foi fretado para realização do cruzeiro 'Energia On B

Mar 30, 2025 - 20:30
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Procon cobra esclarecimentos de empresas envolvidas em overbooking de cruzeiro com artistas; entenda

Turistas passaram mais de 15 horas em filas no Porto de Santos (SP) até serem informados que ficariam para fora da embarcação. Famílias são impedidas de embarcar em cruzeiro com artistas por overbooking O Procon de Santos, no litoral de São Paulo, cobra esclarecimentos das empresas envolvidas no caso de overbooking, que é a venda de cabines maior do que a capacidade disponível, do cruzeiro temático ‘Energia On Board’. Conforme apurado pelo g1, o órgão pede que as companhias e prestem atendimento aos clientes que não conseguiram embarcar. ✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp. O navio Costa Pacifica foi fretado pela empresa On Board Entretenimento para realizar o cruzeiro, que teria apresentações de artistas como Paulo Ricardo, Sandra de Sá, Double You e Jon Secada. Com destino a Angra dos Reis (RJ), o navio deveria partir do Porto de Santos na tarde do dia 20 de março e retornar no dia 23. No entanto, houve atraso na saída da embarcação até a madrugada do dia 21. Em nota assinada pelo diretor Sidney Vida, o Procon de Santos manifestou preocupação e indignação com o caso. De acordo com o órgão, o overbooking configura violação ao Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), em especial ao direito básico à informação clara e adequada (art. 6º, III) e à proteção contra práticas comerciais abusivas (art. 39, XII). “Além disso, a frustração do serviço contratado viola o princípio da boa-fé objetiva e o equilíbrio nas relações de consumo”, declarou o Procon, acrescentando que toma as seguintes providências: Notificação das empresas envolvidas – A On Board Entretenimento, responsável pelo fretamento do cruzeiro, e a Costa Cruzeiros serão notificadas a prestar esclarecimentos sobre a falha na prestação do serviço e as medidas adotadas para compensar os consumidores prejudicados; Atendimento aos consumidores – Os passageiros que não conseguiram embarcar devem formalizar as reclamações junto ao Procon Santos para terem os direitos resguardados, com possibilidade de reembolso integral e indenizações por danos materiais e morais, conforme previsto no artigo 20 do CDC. Encaminhamento aos órgãos competentes – Caso sejam constatadas irregularidades graves, o caso poderá ser levado ao Ministério Público e demais instâncias para responsabilização das empresas envolvidas. Ainda em nota, Sidney informou que segue acompanhando o caso para garantir os direitos dos consumidores. “O Procon Santos reforça que os consumidores afetados devem reunir documentos como contratos, comprovantes de pagamento, bilhetes de embarque e registros de comunicação com a empresa para fundamentar eventuais pedidos de ressarcimento e indenização”, finalizou. Passageiros passaram horas esperando embarque no Porto de Santos (SP) g1 Santos Caso De acordo com o boletim de ocorrência, a previsão repassada pela companhia Costa Cruzeiros para o Concais era que 3.404 pessoas desembarcassem do cruzeiro para embarque de 1.953 novos passageiros no dia 20. No entanto, por volta das 22h, a empresa responsável pelo fretamento do navio informou aos responsáveis pelo terminal que não teria como embarcar cerca de 250 turistas. A situação gerou um tumulto no local, sendo necessária intervenção das polícias Civil e Federal, além da equipe da Guarda Portuária e do corpo interno de segurança do terminal de passageiros. Ainda segundo o registro policial, o sócio e a advogada da empresa On Board providenciaram transporte e hospedagem em Santos para os turistas que não embarcaram. O sócio alegou que a venda das cabines saiu de controle, mas nunca houve a intenção de prejudicar clientes e, por isso, iria ressarci-los. O caso foi registrado como estelionato e é investigado pela Polícia Civil, que também trabalha para identificar as vítimas. Passageiros ficaram horas em filas no Porto de Santos (SP) g1 Santos Costa Em nota, a Costa Cruzeiros lamentou o caso, informando que aproximadamente 100 hóspedes não conseguiram embarcar no fretamento Energia On Board a bordo do Costa Pacifica, programado para sair do Porto de Santos na quinta-feira (20). “De fato, alguns hóspedes compareceram sem os formulários de embarque necessários e/ou números de reserva. Tal situação causou um atraso considerável nas operações de check-in. Como resultado, a partida do navio foi adiada para às 2 horas da manhã desta sexta-feira, dia 21 de março”, alegou. Ainda segundo a companhia, a administração do cruzeiro e o envio da lista de passageiros para embarque são de responsabilidade exclusiva do afretador, ou seja, a empresa On Board Entretenimento, organizadora do evento. “A Costa aconselha aos hóspedes interessados a entrarem em contato com o afretador, responsável pelo evento a bordo. A Costa fez tudo o que foi possível para permitir o embarque das pessoas que compareceram sem os documentos necessários de forma a garantir a conformidade com as normas e protocolos de segurança”, concluiu. Costa Pacifica foi fretado para realização do cruzeiro 'Energia On Board' Divulgação/Costa Cruzeiros On Board Em nota, a On Board Entretenimento, responsável pelo navio Energia Onboard, lamentou o incidente ocorrido no embarque de passageiros. "Infelizmente, devido a falhas operacionais e técnicos, que ainda estão sendo investigados, alguns passageiros não conseguiram embarcar conforme o planejado. A empresa reconhece a inconveniência causada e pede desculpas a todos os afetados". A empresa ressaltou que ofereceu o suporte necessário para minimizar os transtornos dos passageiros, arcando com os custos de transfer e hotel para quem viajou de longe e não conseguiu embarcar. "Embora o número de embarques tenha sido inferior à capacidade máxima do navio, a empresa reconhece que o incidente afetou os planos dos passageiros de forma significativa. Todos os passageiros que não embarcaram terão seus casos analisados individualmente e serão reembolsados por quaisquer custos extras que possam ter ocorrido devido à falha". A On Board Entretenimento afirmou que está comprometida a tomar todas as medidas necessárias para evitar que situações semelhantes aconteçam no futuro. "Estamos trabalhando ativamente para identificar as causas do problema e garantir que ele seja resolvido com urgência". VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos