Técnico do Athletico se irrita com questões sobre gramado sintético: “Merecemos ganhar”

Odair Hellmann, técnico do Athletico, ficou impaciente com as insistentes perguntas sobre o péssimo estado atual do gramado sintético da Arena da Baixada. Após a vitória sobre o Santos, o comandante rubro-negro se irritou com o tema. A insistência aconteceu após a crítica de Neymar, que foi preservado da partida pelo clube paulista, e a […]

Fev 13, 2026 - 08:00
 0  1
Técnico do Athletico se irrita com questões sobre gramado sintético: “Merecemos ganhar”

Odair Hellmann, técnico do Athletico, ficou impaciente com as insistentes perguntas sobre o péssimo estado atual do gramado sintético da Arena da Baixada. Após a vitória sobre o Santos, o comandante rubro-negro se irritou com o tema.

A insistência aconteceu após a crítica de Neymar, que foi preservado da partida pelo clube paulista, e a enorme repercussão nas redes sociais e nas transmissões.

A grama artificial da Arena está com um tom predominante castanho causado pelo excesso de fibra de coco, utilizado no enchimento do sintético na manutenção que foi feita em janeiro. Apesar disso, o gramado recebeu um certificado de reconhecimento da qualidade da FIFA no início deste mês. Mesmo assim, jogadores de ambos os times escorregaram repetidas vezes no piso, prejudicando a qualidade técnica do embate.

Inicialmente, Odair manteve a calma. “O gramado foi certificado, como todos aptos a jogar. Teve uma manutenção e nessa, acaba subindo mais daquilo que se coloca [fibra de coco] para a manutenção. Haverá uma troca de gramado. Se o gramado dificultou, foi para os dois lados. A gente não ganhou por causa do gramado. Ganhamos porque merecemos, tecnicamente, taticamente e fisicamente”, declarou ele.

Contudo, com uma segunda pergunta sobre o assunto, o treinador perdeu a paciência e se irritou, querendo que o assunto voltasse ao resultado do time.

“Por educação que eu tenho com todos vocês, perdendo ou ganhando, mas vamos falar do jogo, gente. Por que o Athletico ganhou ou perdeu, vamos falar de parte tática, técnica, física. Já fizeram a pergunta do gramado, eu respondi. Qualquer coisa, falem do clube, com a direção, para que eles possam responder”, disparou.

Odair desabafa após vitória do Athletico

Odair aproveitou também para fazer um desabafo sobre a relação entre comunicadores e os técnicos de futebol. Na visão dele, os questionamentos sobre o gramado escondem o mérito do Athletico no confronto.

Viveros celebra gol com jogadores do Athletico na Arena da Baixada em jogo contra o Santos.
Viveros comemora com os companheiros após marcar o gol da vitória do Athletico sobre o Santos na Arena da Baixada. Foto: William Marques/Gazeta Press

“A gente vem aqui para o pós-jogo e reclamam muito dos treinadores brasileiros, mas temos que evoluir na questão de conversar com o treinador porque, senão daqui a pouco, sabe o que parece? Que ganhamos por causa do gramado. Que o gramado foi lá e empurrou a bola para dentro do gol. Não foi o Viveros, não foi o Dudu, Chiqueti, Santos ou o Papito”

O comandante rubro-negro também relembrou que o Athletico já divulgou a troca do gramado. Em janeiro, o clube confirmou que substituirá o gramado sintético pela primeira vez desde 2016. Contudo, a troca vai acontecer entre os dias 1º de junho e 19 de julho, durante a pausa para a Copa do Mundo.

“O clube fez manutenção, o gramado está certificado pela FIFA. Vai melhorar ainda mais, vai ser trocado no meio do ano. Mas o que aconteceu para a gente ganhar? Quando vocês tiverem um assunto polêmico desse jeito, mandem para a direção, conversem com ela. Eu respondo como treinador, tenho que responder porque sou comandante do time. Se não, a gente vai ficar só no negativo e na polêmica, e esquece da grande vitória que fizemos em um jogo lindo da equipe, de bravura, consistência e organização”, encerrou.

Athletico segue imbatível e pode se tornar líder do Brasileirão

Com duas vitórias, o Athletico aparece em quinto lugar da classificação. No entanto, o Furacão ainda pode se tornar líder caso vença o Corinthians no jogo atrasado pela segunda rodada. O duelo está marcado para a próxima quinta-feira (19), às 19h30, na Arena da Baixada.

Com o triunfo, o Rubro-Negro chegaria a nove pontos, enquanto Palmeiras, Fluminense, São Paulo e Bahia somam sete pontos até o momento.

Julimar comemora gol de pênalti pelo Athletico contra o Santos na Arena da Baixada.
Julimar foi o escolhido por Odair Hellmann para cobrar o pênalti e abriu o caminho da vitória do Athletico sobre o Santos. Foto: Hedeson Alves/IconSport.

Contudo, por enquanto, Odair Hellmann celebrou a vitória do Athletico, que demorou um ano e dois meses para voltar a disputar um jogo pela Série A do Brasileirão na Arena da Baixada. Com o apoio de pouco mais de 27 mil torcedores, o time conquistou o triunfo com muita dificuldade. Aos 45 minutos do segundo tempo, o lateral-esquerdo Lucas Esquivel encontrou ótimo passe para o centroavante Kevin Viveros balançar as redes.

“A característica do Athletico sempre foi isso. O que aconteceu foi um hiato de um ano e meio e acabou.. Que a gente consiga continuar representando o torceidor, para que ele venha cada vez mais. Mais forte a gente fica e mais difícil fica para o adversário”, celebrou Odair.

Além disso, o treinador também celebrou a “maturidade tátida” da equipe. Os titulares do Athletico atuaram com três formações que se alternaram durante o confronto, o que dá muita confiança para o técnico e os atletas.

“Vai ter momentos que o adversário vai levar perigo ou te colocar em dificuldade. Mas tivemos consistência desde o primeiro minuto e, na minha visão, merecemos a vitória. Nunca abdicamos de buscar a vitória e todas as mudanças foram para buscar a vitória. Nós usamos três estruturas de jogo dentro do jogo e os jogadores responderam. Muitos jovens jogando. Foi uma ótima resposta”, completou Odair.

Agenda: veja a lista de próximos jogos do Athletico

  • Londrina x Athletico — domingo (15/02), às 18h30, no estádio do Café, em Londrina
  • Athletico x Corinthians — quinta-feira (19/02), às 19h30, na Arena da Baixada, em Curitiba
  • Athletico x Londrina — domingo (22/02), às 16h, na Arena da Baixada, em Curitiba
  • Bragantino x Athletico — quarta-feira (25/02), às 19h, no estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista

Siga o UmDois Esportes