UFC 324: Após guerra explosiva com Pimblett, Gaethje conquista cinturão interino
Pela segunda vez, Justin Gaethje conquistou o cinturão interino da categoria peso-leve. O norte-americano derrotou Paddy Pimblett na luta principal do UFC 324, que aconteceu neste sábado (24), em Las Vegas. O confronto teve os cinco rounds completos e foi uma verdadeira guerra em cima do octógono, com uma trocação limpa entre os lutadores durante […]
Pela segunda vez, Justin Gaethje conquistou o cinturão interino da categoria peso-leve. O norte-americano derrotou Paddy Pimblett na luta principal do UFC 324, que aconteceu neste sábado (24), em Las Vegas.
O confronto teve os cinco rounds completos e foi uma verdadeira guerra em cima do octógono, com uma trocação limpa entre os lutadores durante a maior parte dos 25 minutos. Ambos superaram seus próprios recordes de golpes significativos.
Logo nos dois primeiros rounds, Gaethje conseguiu conectar dois knockdowns em Pimblett, que chegou a cambalear e apenas se defender durante alguns segundos, mas absorveu bem os golpes e seguiu firme no octógono.
Com dois assaltos perdidos, Paddy entrou no terceiro bem mais agressivo, disparando diversas sequências de socos e chutes altos e baixos, também fazendo o adversário, já visivelmente cansado, balançar e passar a andar para trás. O britânico ainda contrariou o próprio corner, que o aconselhou a levar a luta para o chão.
Pimblett tentou derrubar Justin cinco vezes, mas não conseguiu nenhuma queda —pelo contrário; o americano, além de se defender, ainda conseguiu derrubá-lo três vezes e ainda tentou a guilhotina.
O confronto ficou pouquíssimo tempo no chão ou na grade; a luta teve uma trocação intensa e explosiva até o final do quinto round; Gaethje impressionou por não ter sofrido nenhum dano no rosto, enquanto o de Pimblett estava inchado e ensanguentado. Depois de cinco rounds, os juízes deram vitória a Justin de forma unânime.
Cinturão interino
O cinturão linear peso-leve, que pertence a Ilia Topuria, não estava em jogo no UFC 324. Por motivos pessoais, o espanhol comunicou que não poderá realizar nenhuma defesa no primeiro semestre do ano; ele se tornou campeão ao derrotar Charles Oliveira quando o título ficou vago.
O Ultimate, então, decidiu promover uma luta pelo cinturão interino, já que o campeão deverá completar um ano sem subir no octógono. Paddy Pimblett e Justin Gaethje foram os escolhidos, apesar de não estarem entre os três primeiros no ranking da divisão.
Agora, a próxima luta pelo cinturão peso-leve deverá ser entre Topuria e Gaethje, no segundo semestre de 2026, para decidir o campeão absoluto da categoria.
Essa é a segunda vez que Justin se torna campeão interino; a primeira foi em 2020, quando ele derrotou Tony Ferguson com um nocaute incontestável. Na sequência, ele chegou a enfrentar Khabib Nurmagomedov, campeão linear, mas foi finalizado no segundo round.

