Viveros decide no fim, Athletico vence o Santos e gramado da Arena vira alvo de críticas

Em jogo quente, o Athletico venceu o Santos por 2 a 1 nesta quinta-feira (12), pela terceira rodada do Brasileirão 2026. O atacante Julimar, em cobrança de pênalti, abriu o placar, mas viu Thaciano bater firme e igualar ainda no primeiro tempo. Aos 45 minutos do segundo tempo, Kevin Viveros decretou o triunfo rubro-negro e […]

Fev 12, 2026 - 21:30
 0  1
Viveros decide no fim, Athletico vence o Santos e gramado da Arena vira alvo de críticas

Em jogo quente, o Athletico venceu o Santos por 2 a 1 nesta quinta-feira (12), pela terceira rodada do Brasileirão 2026. O atacante Julimar, em cobrança de pênalti, abriu o placar, mas viu Thaciano bater firme e igualar ainda no primeiro tempo. Aos 45 minutos do segundo tempo, Kevin Viveros decretou o triunfo rubro-negro e incendiou a torcida rubro-negra que compareceu na Arena da Baixada, em Curitiba.

O duelo ficou marcado pelas ausências de Gabigol e Neymar, preservados, e pelo péssimo estado do gramado sintético do estádio rubro-negro. Assistindo ao duelo pela televisão, o camisa 10 criticou a grama da Arena nas redes sociais, enquanto a torcida rubro-negra gritou que o astro “fugiu do Caldeirão”.

Apesar da polêmica discussão sobre os gramados, ficou evidente que os desempenhos das equipes foram prejudicados. Os jogadores escorregaram diversas vezes e também se atrapalharam em muitas ações com a bola. A justificativa do estado atual é o excesso da fibra de coco. O material é usado no enchimento do sintético e foi colocado na manutenção realizada entre os dias 18 e 23 de janeiro, o que também dá uma predominância castanha ao gramado.

Viveros brilha para se livrar de fase ruim

O gol faz Viveros retomar a confiança. Após muitas tentativas ao longo do jogo, o El Tren decidiu, incendiou a torcida e segue aumentando as marcas com a camisa rubro-negra.

O colombiano soma dois gols e uma assistência em três jogos nesta temporada. Desde que chegou, Viveros tem 28 jogos, com 12 gols e quatro assistências, o que fez ele entrar na lista dos 10 maiores artilheiros gringos da história do Furacão.

Athletico sofre e vê gringo salvar triunfo na Arena

Sob os olhos do presidente Mario Celso Petraglia, que acompanhou a partida em um dos camarotes da Arena, o Athletico sofreu muito com o esquema de jogo. Com a dupla de meio campo formada por Juan Portilla (que deu lugar a Luiz Gustavo) e Bruno Zapelli, o Santos teve muito espaço e facilidade para trocar passes.

Apesar do início forte do Furacão, o Peixe ficou confortável no confronto desde que balançou as redes. O detalhe é que o lance foi originado em uma falha do goleiro Santos, que foi prejudicado pelo estado ruim da grama artificial, deu um chute para o alto, o que deu origem ao gol santista. Depois isso, veterano da meta rubro-negra voltou a errar outros lançamentos e irritou ainda mais a torcida.

No segundo tempo, o goleiro Gabriel Brazão evitou a vitória do Athletico com uma defesaça em cabeçada de Julimar. No entanto, o duelo ficou lá e cá, com o Santos explorando os contra-ataques. No melhor deles, Moisés finalizou para boa defesa de Santos e, na sequência da jogada, viu o lateral-direito Benavídez travar o novo arremate do centroavante.

No fim, as substituições do técnico Odir Hellmann deram resultado. O meia Dudu Kogitski e o atacante Felipe Chiqueti elevaram o nível do ataque. Dudu, inclusive, armou a jogada e acionou Esquivel, que encontrou um lindo passe para Viveros completar para as redes.

Reforço sai lesionado e pode virar dor de cabeça para Odair Hellmann

Um ponto negativo do Furacão foi a saída do colombiano Juan Portilla. Recém-contratado, o volante foi substituído por problema físico no fim do primeiro tempo e pode se tornar uma preocupação para a sequência. Quem ganhou oportunidade foi o veterano Luiz Gustavo, que preencheu o setor ao lado de Zapelli.

Gols de Athletico 2 x 1 Santos

Tabela e próximos jogos: Furacão segue com 100% e Peixe ainda não venceu

Com o resultado, o Athletico chega aos seis pontos, mantém a invencibilidade e ocupa a quarta posição da Série A. O elenco principal do Furacão se prepara agora para enfrentar o Corinthians, em jogo atrasado pela 2ª rodada do Brasileirão, na próxima quinta-feira (19), às 19h30, na Arena da Baixada. O detalhe é que o público será exclusivamente de mulheres, crianças e idosos, conforme a condenação do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) ao Rubro-Negro.

Antes disso, contudo, o time de aspirantes visita o Londrina pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Paranaense, neste domingo (15), às 18h30, no estádio do Café.

Do outro lado, o Santos segue com um ponto e está na 17ª posição, abrindo a zona de rebaixamento. Com retornos do Neymar e Gabigol, o time volta a campo contra o Velo Clube no próximo domingo (15), às 20h30, na Vila Belmiro, pela 8ª rodada do Paulistão.Já no Brasileirão, a equipe santista recebe o Vasco na próxima quinta (19), às 19h, também na Vila.