Athletico e Coritiba podem garantir classificação antecipada no Paranaense; veja a matemática
Em apenas duas semanas de temporada, o Campeonato Paranaense já entra em momento decisivo da primeira fase e pode definir os primeiros classificados para as quartas de final com uma rodada de antecedência. Londrina, Athletico e Coritiba estão entre os times com a situação mais confortável, enquanto Operário e Maringá, os finalistas do ano passado, […]
Em apenas duas semanas de temporada, o Campeonato Paranaense já entra em momento decisivo da primeira fase e pode definir os primeiros classificados para as quartas de final com uma rodada de antecedência. Londrina, Athletico e Coritiba estão entre os times com a situação mais confortável, enquanto Operário e Maringá, os finalistas do ano passado, vivem momento complicado.
Confira a matemática de cada grupo do Estadual:
Grupo A
Dono da melhor campanha no geral, o Londrina é o líder isolado do Grupo A, com dez pontos, e se classifica de maneira antecipada para o mata-mata em caso de vitória sobre o Andraus. Em caso de empate ou derrota, o Tubarão torce por um tropeço do Cascavel, primeiro time fora da zona de classificação, contra o Operário.
Athletico, São Joseense e Foz do Iguaçu somam sete pontos cada e só estão separados pelo saldo de gols. Os três times podem confirmar a classificação neste meio de semana se ganharem suas partidas e o Cascavel não vencer.
A Serpente é a única que tem a chance de mexer no G4 do Grupo A nesta rodada. Para entrar na zona de classificação, precisa vencer e torcer por um tropeço de Athletico, São Joseense ou Foz do Iguaçu. Se um dos três empatar, a conta vai para o saldo de gols.
Já o Maringá, atual vice-campeão, tem apenas dois pontos em quatro rodadas e pode encerrar a esperança de classificação em caso de empate ou derrota no clássico com o Galo Maringá. Até mesmo se ganhar, o Dogão precisa de tropeço de Athletico, São Joseense ou Foz do Iguaçu – a preferência é por derrota – para manter o sonho da classificação.
Grupo B
Após os tropeços da equipe de aspirantes, o Coritiba ganhou os últimos dois jogos com o elenco principal e ficou em situação confortável no Grupo B. O Coxa lidera a chave, com sete pontos, e garante a vaga no mata-mata com vitória sobre o São Joseense. Se empatar, depende por um tropeço do Galo Maringá. E em caso de derrota, precisa de derrota do Galo e tropeço do Operário com o Cascavel.
O Cianorte soma seis pontos, na vice-liderança, e se classifica com vitória fora de casa contra o Foz do Iguaçu, além de tropeço do Galo Maringá. A situação é a mesma do Azuriz, que tem um ponto a menos e joga contra os aspirantes do Athletico, em Pato Branco.
Já o Andraus, que chegou a liderar a chave, fecha a zona de classificação, com quatro pontos, e pode terminar a rodada classificado com vitória sobre o Londrina, junto com tropeços de Galo Maringá e Operário.
O Galo mantém a esperança de classificação se vencer o clássico com o Maringá e termina a rodada no G4 se algum concorrente direto tropeçar. Para completar, o Operário, atual campeão, tem a pior campanha e precisa da vitória para manter a esperança de classificação. Se não ganhar, o Fantasma estará eliminado e disputará o Torneio da Morte.
LEIA TAMBÉM:
- Tabela, jogos e classificação do Paranaense 2026
- Carneiro & Mafuz debate “banho de bola” do Coritiba no Athletico; assista ao podcast
- “Aprendizado”: Cinco motivos que explicam fracasso de Alex em clube da Série B
Conteúdo
Confira os jogos das últimas duas rodadas do Campeonato Paranaense:
5ª rodada
Terça-feira (20/01)
- Andraus x Londrina, às 19h, na Vila Capanema
- Azuriz x Athletico, às 20h, no Os Pioneiros
Quarta-feira (21/01)
- Foz do Iguaçu x Cianorte, às 18h30, no ABC
- Galo Maringá x Maringá, às 20h, no Willie Davids
- Operário x Cascavel, às 20h, no Germano Krüger
- Coritiba x São Joseense, às 20h30, no Couto Pereira
6ª rodada
Sábado (24/01)
- Maringá x Andraus, às 16h, no Willie Davids
- Londrina x Cianorte, às 16h, no Estádio do Café
- Operário x Foz do Iguaçu, às 16h, no Germano Krüger
- Cascavel x Coritiba, às 16h, no Olímpico Regional
- Azuriz x São Joseense, às 16h, no Os Pioneiros
- Athletico x Galo Maringá, às 16h, na Arena da Baixada

