Athletico x Coritiba: Quem é melhor, posição por posição, no clássico Atletiba?

Athletico e Coritiba disputam o primeiro clássico Atletiba da temporada neste sábado (17), às 16h, na Arena da Baixada, pela quarta rodada do Campeonato Paranaense. Esse será o principal desafio dos dois rivais antes da estreia de ambos no Brasileirão no final do mês. Para esquentar o clássico, o UmDois Esportes realiza o tradicional mano […]

Jan 16, 2026 - 09:00
 0  1
Athletico x Coritiba: Quem é melhor, posição por posição, no clássico Atletiba?

Athletico e Coritiba disputam o primeiro clássico Atletiba da temporada neste sábado (17), às 16h, na Arena da Baixada, pela quarta rodada do Campeonato Paranaense. Esse será o principal desafio dos dois rivais antes da estreia de ambos no Brasileirão no final do mês.

Para esquentar o clássico, o UmDois Esportes realiza o tradicional mano a mano para escolher os melhores jogadores do clássico Atletiba. Confira a seleção escolhida e deixe a sua opinião!

Santos (Athletico) x Pedro Morisco (Coritiba) – Pedro Morisco

Goleiros Santos, do Athletico, e Pedro Morisco, do Coritiba. (Foto: Montagem com Icon Sport).

No gol, o clássico coloca frente a frente duas gerações. Revelado pelo Coritiba, Pedro Morisco, de 22 anos, foi um dos grandes destaques do clube na temporada de 2025. Na Série B, o goleiro disputou 30 partidas e terminou 17 delas sem sofrer gols, sendo peça-chave na melhor defesa da competição. Em 2026, Morisco estreou diante do Maringá e, novamente, saiu de campo sem ser vazado, com boa atuação.

Do outro lado está Santos, ídolo do Athletico, de 35 anos. De volta ao clube depois de passar por Flamengo e Fortaleza, o goleiro foi importante na campanha de acesso à Série A em 2025. Ele atuou em 21 jogos na Série B e passou nove partidas sem sofrer gols. Apesar da experiência e da história no clube, o momento recente dá vantagem ao jovem do Coxa.

Gastón Benavídez (Athletico) x Tinga (Coritiba) – Benavídez

Benavídez, do Athletico, e Tinga do Coritiba. (Foto: Montagem Icon Sport e JP Pacheco/Coritiba).

O lateral-direito Gastón Benavídez chega ao clássico como nome consolidado no Athletico. Contratado junto ao Talleres, o argentino disputou 25 jogos na temporada de 2025, com um gol e três assistências. Após o acesso, teve o contrato renovado em definitivo até o final de 2028, reforçando sua importância no elenco rubro-negro.

No Coritiba, Tinga foi anunciado para suprir as saídas de Zeca e Alex Silva. Ídolo no Fortaleza, o jogador estreou com a camisa alviverde contra o Maringá, pela terceira rodada do Paranaense. Apesar da bagagem, ainda busca sequência no Coxa, o que coloca Benavídez em sua frente.

Arthur Dias (Athletico) x Maicon (Coritiba) – Maicon

Arthur Dias, do Athletico, e Maicon, do Coritiba. (Foto: Montagem com José Tramontin/Athletico e Icon Sport).

A experiência pesa no duelo entre os zagueiros. Aos 37 anos, Maicon foi um dos pilares da melhor defesa da Série B de 2025. Titular do Coxa, disputou 33 partidas e ajudou o time a alcançar a marca de 21 jogos sem sofrer gols na competição. O desempenho garantiu a renovação de contrato para a temporada de 2026.

Arthur Dias, de apenas 18 anos, é considerado uma das grandes promessas do Athletico. Em fevereiro de 2025, foi titular da Seleção Brasileira Sub-20 no titulo do Sul-Americano e, na Série B, disputou 17 partidas, contribuindo para a evolução defensiva do Furacão. Apesar do potencial, ainda fica atrás de Maicon no duelo direto.

Carlos Terán (Athletico) x Tiago Cóser (Coritiba) – Terán

Terán, do Athletico, e Cóser, do Coritiba. (Foto: Duda Matoso/Athletico e JP Pacheco/Coritiba).

Contratado em meio a um momento de instabilidade defensiva do Athletico, Carlos Terán, de 25 anos, conseguiu se firmar e ajustar a defesa do Furação, principalmente pelo jogo aéreo. Titular em nove partidas da Série B, o jogador teve papel importante no acesso conquistado pelo Rubro-Negro

No Coritiba, Tiago Cóser, de 22 anos, é visto como um zagueiro promissor. Em 2025, o defensor disputou dez jogos na Série B, fazendo jogos como lateral-direito e saindo do banco. Já em 2026, com a lesão de Jacy, Cóser assumiu a vaga de titular e teve boa estreia diante do Maringá, pelo Campeonato Paranaense, mas ainda busca afirmação no time principal. Pela maior rodagem, Terán leva vantagem no confronto.

Léo Derik (Athletico) x Bruno Melo (Coritiba) – Bruno Melo

Léo Derik, do Athletico, e Bruno Melo, Coritiba. (Foto: Icon Sport e JP Pacheco/Coritiba).

Desde 2024 no Coritiba, Bruno Melo foi mais um destaque da sólida defesa alviverde em 2025. O jogador disputou 28 partidas na Série B, com dois gols e uma assistência, sendo presença constante na equipe titular.

Do lado do Athletico, Léo Derik, de 20 anos, atuou em 15 jogos na Série B, sendo titular em 11 deles. Apesar do bom aproveitamento e da idade favorável, ainda fica atrás do adversário no comparativo direto.

Juan Portilla (Athletico) x Willian Oliveira (Coritiba) – Portilla

Portilla, do Athletico, e Willian Oliveira, do Coritiba. (Foto: Duda Matoso/Athletico e JP Pacheco/Coritiba).

O meio-campo começa com uma disputa entre dois jogadores contratados pela dupla Atletiba para a temporada de 2026. Juan Portilla, de 27 anos, fechou com o Athletico até o final de 2028, enquanto o experiente Willian Oliveira, 32 anos, assinou com o Coritiba somente até o fim do ano.

Apesar de ainda não ter estreado em seu novo clube, Portilla tem experiência no futebol sul-americano e também na seleção colombiana. Ele participou da campanha da Colômbia nas Eliminatórias e sonha com a convocação para a Copa do Mundo no meio do ano.

Felipinho (Athletico) x Sebastián Gómez (Coritiba) – Sebastián Gómez

Felipinho, do Athletico, e Sebastián Gómez, do Coritiba. (Foto: Montagem com Icon Sport e JP Pacheco/Coritiba).

Felipinho está no Athletico desde fevereiro de 2024 e oscila boas e más atuações. O volante de 24 anos briga por posição no time de Odair Hellmann e fez 50 jogos na temporada passada. Ele ganhou concorrência na posição com a chegada de três reforços (Alejandro García, Jadson e Portilla), mas deve começar o ano como titular do Furacão.

No entanto, Sebastián Gómez é um líder no meio-campo do Coritiba e também o capitão da equipe. No Coxa também desde 2023, o volante já soma 103 partidas e é o terceiro estrangeiro com mais jogos pelo clube. Com o retorno à Série A, ele também vive a expectativa de ser convocado pela Colômbia para a Copa.

Bruno Zapelli (Athletico) x Josué (Coritiba) – Josué

Zapelli, do Athletico, e Josué, do Coritiba. (Foto: Montagem com Icon Sport).

Contratado em 2023, Bruno Zapelli é um dos principais jogadores do Athletico e já soma 136 partidas com a camisa rubro-negra em três temporadas. O argentino, que recebeu críticas da torcida no ano passado, recuperou a boa fase após passar a jogar como segundo volante, mas deve voltar a atuar como meia.

Já o experiente Josué, que chegou ao Coritiba em 2024, vive uma ótima fase e foi eleito o craque da última Série B no prêmio Bola de Prata, da ESPN. O português marcou seis gols e cinco assistências e terminou como artilheiro do Coxa na campanha do título. Ele segue como um dos grandes nomes do time agora comandado por Fernando Seabra.

Mendoza (Athletico) x Lucas Ronier (Coritiba) – Lucas Ronier

Mendoza, do Athletico, e Ronier, do Coritiba. (Foto: Montagem com Icon Sport).

Contratado no meio do ano passado, Mendoza é um homem de confiança do técnico Odair Hellmann no Athletico. O colombiano é atacante de origem, mas terminou a Série B como um ala direita. A tendência é que ele permaneça na função improvisada para o início da posição.

Mas o vencedor desta disputa é Lucas Ronier, considerado a maior joia do Coritiba ao lado do goleiro Pedro Morisco. O atacante de 21 anos já tem 86 partidas com a camisa coxa-branca, com 13 gols e oito assistências. Ele começou a temporada com passe para o gol de Pedro Rocha na vitória sobre o Maringá.

Julimar (Athletico) x Lavega (Coritiba) – Julimar

Julimar, do Athletico, Lavega, do Coritiba. (Foto: Montagem com Icon Sport).

Lavega chegou ao Coritiba por empréstimo junto ao Fluminense e como uma aposta para a composição do elenco. Ele foi destaque da seleção uruguaia nas categorias de base, mas jogou apenas cinco partidas no clube carioca e até chegou a ser improvisado na lateral-esquerda. Ou seja, ainda procura se firmar no futebol brasileiro.

Do outro lado, Julimar, que se recuperou de uma grave lesão no joelho, rapidamente se tornou uma peça importante para o técnico Odair Hellmann. O atacante disputou 14 partidas em 2025, marcou quatro gols e deu três assistências e terminou o ano como titular absoluto.

Renan Peixoto (Athletico) x Pedro Rocha (Coritiba) – Pedro Rocha

Renan Peixoto, do Athletico, e Pedro Rocha, do Coritiba. (Foto: Montagem com Icon Sport e JP Pacheco/Coritiba).

O centroavante para o primeiro Atletiba da temporada é Pedro Rocha. Com passagem pelo rival, o novo atacante do Coritiba chegou como artilheiro da Série B pelo Remo e já estreou com o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Maringá. Ele atua também pelo lado esquerdo do ataque, mas joga mais centralizado até pela falta de opção no elenco.

Renan Peixoto chegou ao Athletico para ser uma opção e até fez gols importantes durante a campanha do acesso do Athletico, entre eles um do meio-campo contra o Avaí. Mas ele é reserva de Kevin Viveros no Rubro-Negro e só deve jogar por causa da liberação do colombiano para resolver problemas familiares.

Siga o UmDois Esportes