Calendário do futebol brasileiro 2026: Veja quando começa cada competição
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) revolucionou o calendário do futebol brasileiro para a temporada de 2026. Entre as grandes novidades, que foram divulgadas em outubro, estão a mudança no regulamento da Copa do Brasil, a redução dos Estaduais, o aumento no número de clubes nas Séries C e D, e a criação de mais um torneio regional. Os […]
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) revolucionou o calendário do futebol brasileiro para a temporada de 2026. Entre as grandes novidades, que foram divulgadas em outubro, estão a mudança no regulamento da Copa do Brasil, a redução dos Estaduais, o aumento no número de clubes nas Séries C e D, e a criação de mais um torneio regional.
Os Estaduais foram reduzidos de 16 para 11 datas e iniciam no final de semana de 11 de janeiro. O Campeonato Paranaense, no entanto, vai ser disputado em 12 rodadas e inicia no dia 7 de janeiro.
Já o Campeonato Brasileiro começa em 28 de janeiro, em paralelo aos Estaduais, e termina em 2 de dezembro. A entidade também anunciou a criação da Copa Sul-Sudeste, além das manutenções das Copas Verde e do Nordeste. Esses torneios serão realizados entre março e junho. No entanto, os clubes classificados para a Libertadores e para a Sul-Americana não participam dos torneios regionais.
Por fim, a Copa do Brasil muda radicalmente a partir de 2026. Com 126 times, a competição nacional terá cinco fases em jogo único e todos os times da Série A entram apenas na quinta fase, a última antes das oitavas de final. Além dos 20 clubes do Brasileirão, serão 102 vagas através dos Estaduais e outras quatro para os campeões das Séries C e D, Copa Verde e Copa do Nordeste, que entram em na terceira fase.
A CBF também manteve a Supercopa do Brasil que confronta os campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil. O duelo entre Flamengo e Corinthians está previsto para acontecer no dia 24 de janeiro.
Além das competições nacionais, alguns clubes disputarão os torneios continentais: a Libertadores e a Sul-Americana. A Liberta começa de 18 de fevereiro a 11 de março, com fase preliminar; em 8 de abril começa a fase de grupos, com a final prevista em 28 de novembro. São oito brasileiros na Libertadores: Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol, Fluminense, Botafogo e Bahia.
Já a Sul-Americana terá seis brasileiros: São Paulo, Grêmio, Bragantino, Atlético-MG, Santos e Vasco. Na Sula, a primeira fase (jogo único) será em 4 de março, enquanto que a fase de grupos começa em 8 de abril, com a final em 21 de novembro. Ainda haverá a Recopa Sul-Americana com Lanús (campeão na Sula 2025) e o Flamengo (campeão da Liberta 2025), com os jogos em 19 e 26 de fevereiro.
Veja as datas das competições do futebol brasileiro em 2026:
- Estaduais: 11 de janeiro a 8 de março;
- Supercopa do Brasil: 24 de janeiro;
- Brasileirão: 28 de janeiro a 2 de dezembro;
- Copa do Brasil: 18 de fevereiro a 6 de dezembro;
- Série B: 21 de março a 28 de novembro;
- Série C: 5 de abril a 25 de outubro;
- Série D: 5 de abril a 13 de setembro;
- Copa do Nordeste: 25 de março a 7 de junho;
- Copa Verde: 25 de março a 7 de junho;
- Copa Sul-Sudeste: 25 de março a 7 de junho;
- Libertadores: 18 de fevereiro a 11 de março (fase preliminar); 8 de abril a 28 de novembro;
- Sul-Americana: 4 de março (primeira fase); 8 de abril a 21 de novembro;
- Recopa Sul-Americana: 19 e 26 de fevereiro.
LEIA TAMBÉM:
- Brasileirão ano todo, nova Copa do Brasil e mais: tire as dúvidas sobre o novo calendário
- Todas as contratações de Athletico, Coritiba e Paraná Clube para 2026
- Promessa da base e filho de ídolo deixa o Athletico e fecha com clube da Série B

