Colombiano deixa o Athletico e fecha com clube da Libertadores

O volante Élan Ricardo, de 21 anos, já tem destino definido para a temporada de 2026. Anunciado pelo Athletico em agosto do ano passado com status de aposta promissora, o colombiano deixará o Furacão e retornará ao seu país de origem para defender o Deportes Tolima, equipe que disputa a fase prévia da Copa Libertadores. […]

Jan 15, 2026 - 15:00
 0  1
Colombiano deixa o Athletico e fecha com clube da Libertadores

O volante Élan Ricardo, de 21 anos, já tem destino definido para a temporada de 2026. Anunciado pelo Athletico em agosto do ano passado com status de aposta promissora, o colombiano deixará o Furacão e retornará ao seu país de origem para defender o Deportes Tolima, equipe que disputa a fase prévia da Copa Libertadores.

Mesmo estando entre os dez jogadores mais valiosos da Série B, com valor de mercado estimado em 2,2 milhões de euros, segundo o site Transfermarkt, o volante praticamente não foi utilizado no Furacão. O técnico Odair Hellmann e o diretor de futebol, Eduardo Freeland, descartaram o atleta até mesmo para o time de aspirantes que iniciou a disputa do Campeonato Paranaense.

Élan Ricardo pelo Athletico. (Foto: Athletico)

A passagem de Élan Ricardo pelo Athletico foi curta e com pouco aproveitamento. Ao todo, o jogador vestiu a camisa rubro-negra por apenas 50 minutos. Ele disputou dois jogos pelo time principal, ambos pela Copa do Brasil, além de duas partidas pela equipe de aspirantes, na Taça FPF.

O volante pertence ao Besiktas, da Turquia, e estava emprestado ao Athletico. Sem espaço no elenco principal, o jogador foi novamente cedido, agora ao Tolima, em um contrato de empréstimo válido por apenas seis meses.

Relembre a passagem de Élan Ricardo pelo Athletico

No time principal, Odair aproveitou Élan Ricardo em duas ocasiões. A estreia aconteceu na derrota por 1 a 0 diante do Corinthians, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Ele entrou nos acréscimos do segundo tempo e ficou cerca de cinco minutos em campo.

Já a segunda atuação foi no duelo de volta contra o clube paulista, que venceu o confronto por 2 a 0. Élan Ricardo foi titular, mas acabou sendo sacado por Odair ainda no intervalo. Depois disso, ele foi relacionado para quatro jogos da Série B (Vila Nova, Chapecoense, Goiás e Volta Redonda), mas ficou somente no banco de reservas em todos os confrontos.

Depois disso, ele acabou sendo deslocado para o time de aspirantes do Athletico, formando principalmente por atletas do sub-20, para a Taça FPF. Mesmo nesse contexto, a participação do volante foi pequena. Sob comando do técnico português João Correia, ele foi titular em apenas dois dos seis jogos do Athletico na competição.

Nas duas oportunidades em que iniciou, acabou substituído: no empate sem gols contra o Batel e na vitória por 2 a 0 sobre o Cascavel, ainda na fase de grupos. Já no mata-mata, Élan nem sequer entrou em campo e viu o time ser eliminado pelo rival Coritiba, nas quartas de final.

Siga o UmDois Esportes