Com investimento da SAF, Coritiba revoluciona futebol feminino e projeta conquistas

O time feminino do Coritiba deu início à temporada de 2026, na última segunda-feira (9), com a apresentação das 22 atletas e o primeiro treinamento realizado no CT Eco Place, no bairro Xaxim. A grande novidade para o ano é que, pela primeira vez, a gestão da modalidade será 100% do próprio clube, que passa […]

Fev 10, 2026 - 08:30
 0  1
Com investimento da SAF, Coritiba revoluciona futebol feminino e projeta conquistas

O time feminino do Coritiba deu início à temporada de 2026, na última segunda-feira (9), com a apresentação das 22 atletas e o primeiro treinamento realizado no CT Eco Place, no bairro Xaxim. A grande novidade para o ano é que, pela primeira vez, a gestão da modalidade será 100% do próprio clube, que passa a ter controle total sobre o departamento.

Como primeiro passo dessa nova fase, todas as atletas foram profissionalizadas e passaram a atuar sob contrato profissional CLT, além de receberem acompanhamento integral das áreas que compõem a estrutura do Coxa. O clube também irá aprimorar o controle e a gestão da imagem das Gurias do Couto, que terão um tratamento exclusivo de comunicação, com identidade visual própria e destaque para a cor roxa.

Com a data-base do Campeonato Brasileiro Série A3 prevista para março, a expectativa interna é brigar pelo acesso à Série A2 e, também pelo título da competição.

Coritiba feminino inicia pré-temporada. (Foto: Reprodução/Youtube Coritiba).

Calendário e cobrança por resultados

Além do Brasileiro, o Coxa ainda disputará a Copa do Brasil e defenderá o título do Campeonato Paranaense nesta temporada. Antes do início dos trabalhos em campo, as atletas participaram de reuniões institucionais ao longo da semana passada com integrantes do elenco principal masculino, como o meia Josué, além do executivo de futebol Jorge Andrade.

O técnico Rafael Lopes destacou que o foco inicial é construir um grupo competitivo e alinhado com a identidade do clube. “A expectativa é criar um grupo que entenda o que o Coritiba quer, que entenda que vestir a camisa do Coritiba é pesada, então cobrança vai ter bastante, tanto de comissão, tanto de direção, quanto de torcida. Então, a primeira palavra que eu usei para elas foi ser competitivo”, afirmou.

Remanescente do elenco de 2025, a atleta Rafa Vargas comemorou a mudança e vê a equipe mais preparada para buscar grandes objetivos. “Foi um grande passo levar a gente para dentro da instituição. A gente vê isso com bons olhos para fazer uma grande temporada. Com certeza a cobrança aumentou, de um lado e do outro, e isso é positivo. Acredito que podemos fazer um grande ano, um bom trabalho e alcançar os objetivos”, disse.

SAF do Coritiba investiu no futebol femino

A virada de chave para o futebol feminino do Coritiba aconteceu com a entrada da SAF, em junho de 2023, segundo o gerente de futebol Christian Korgut. De acordo com o dirigente, já naquele momento houve um aumento significativo de orçamento destinado à modalidade.

Futebol feminino vira aposta da SAF do Coxa. Foto: Divulgação/Coritiba

“Na chegada da SAF já houve um aumento considerável, em torno de 50% no orçamento. Mesmo quando existia a parceria, a SAF já tinha feito esse investimento. Com isso, você consegue absorver muita coisa, é legal ver que o clube tem esse entendimento desde o início da SAF. Obviamente é um passo de cada vez, porque não dá para fazer tudo de uma vez, mas estamos bem contentes com tudo que está acontecendo” afirmou.

Antes de assumir integralmente a gestão da modalidade, o Coritiba manteve parcerias com clubes como Foz do Iguaçu, Toledo e Imperial para a disputa de competições no futebol feminino e neste ano deseja aproximar ainda mais as jogadoras da torcida.

Uma das 11 contratações para 2026, a zagueira Thamirys elogiou o planejamento apresentado pelo clube. “Eu vi um planejamento muito sério. Quando as coisas começam certas, de uma forma mais profissional, a tendência é dar resultado. A gente espera colher muitos bons frutos”, concluiu.

Siga o UmDois Esportes