Ex-Paraná, técnico é demitido após só dois jogos no Paulistão
O técnico Matheus Costa, um dos responsáveis pela última grande conquista do Paraná Clube – o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro em 2017 -, não resistiu a apenas dois jogos no comando do Guarani na temporada 2026 e foi demitido após um início ruim no Campeonato Paulista. O desligamento ocorreu depois da derrota […]
O técnico Matheus Costa, um dos responsáveis pela última grande conquista do Paraná Clube – o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro em 2017 -, não resistiu a apenas dois jogos no comando do Guarani na temporada 2026 e foi demitido após um início ruim no Campeonato Paulista.
O desligamento ocorreu depois da derrota por 2 a 0 para o Novorizontino, fora de casa, na última terça-feira. Antes disso, o Bugre havia estreado no Paulistão com um empate diante do Primavera, no sábado, atuando em Campinas. Com os resultados, o Guarani caiu para a 12ª colocação na tabela e optou pela troca no comando técnico.
Matheus Costa estava no Guarani desde a temporada passada e acumulou, ao todo, 13 partidas à frente da equipe, com cinco vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Apesar da manutenção no cargo para 2026, o treinador já vinha sendo contestado internamente desde o fim do ano passado, principalmente por não ter conseguido o acesso da Série C para a Série B do Campeonato Brasileiro.
LEIA TAMBÉM:
- SAF começa a investir em patrimônio do Paraná Clube
- Paraná Clube é punido no TJD-PR por incidentes em clássico contra o Coritiba
- Paraná Clube mantém artilheiro para o Campeonato Paranaense

A pressão aumentou ainda mais com o fato de o principal rival, a Ponte Preta, ter conquistado o acesso à Série B, o que intensificou as cobranças da torcida e da diretoria bugrina.
Aos 38 anos, Matheus Costa é natural de Curitiba e construiu uma carreira marcada por passagens por diversos clubes do futebol brasileiro. Além do Guarani e do Paraná Clube, o treinador já comandou Joinville, Confiança, Paysandu, Operário, Barra-SC, Santo André, Floresta (CE), Ferroviário, FC Cascavel e Ypiranga-RS
Até o momento, o Guarani não anunciou quem assumirá o comando técnico de forma definitiva para a sequência do Campeonato Paulista. O ex-jogador Elano, coordenador técnico do Bugre, será o comandante na próxima rodada do Paulistão.

