“Geração vencedora”: Coritiba libera artilheiro da base para clube brasileiro
O atacante Ruan Assis deixou o Coritiba e será o novo reforço do Athletic para a disputa da Série B. O jogador tinha contrato com o Coxa até o fim de 2026, com opção de renovação até 2027, mas estava fora dos planos do clube do Alto da Glória. Na transferência, o Coritiba manteve um […]
O atacante Ruan Assis deixou o Coritiba e será o novo reforço do Athletic para a disputa da Série B. O jogador tinha contrato com o Coxa até o fim de 2026, com opção de renovação até 2027, mas estava fora dos planos do clube do Alto da Glória. Na transferência, o Coritiba manteve um percentual dos direitos econômicos do atleta.
Na temporada de 2025, Ruan Assis disputou 17 partidas pelo time profissional do Coritiba e contribuiu com uma assistência. Foram seis jogos na Série B, cinco no Campeonato Paranaense e seis na Taça FPF. Já em 2024, o atacante encerrou o ano como artilheiro da equipe sub-20, ao lado de Thiago Azaf, com seis gols marcados.
A estreia do atacante no time principal aconteceu em 2023, ano em que o Coritiba foi rebaixado na Série A, quando entrou em campo em quatro partidas e também registrou uma assistência.
Desde os 11 anos nas categorias de base do Coritiba, Ruan Assis teve destaque em campanhas vitoriosas do clube. O jogador conquistou dois títulos do Campeonato Paranaense Sub-20, em 2022 e 2023, além da Copa do Brasil Sub-20 de 2021.
Coritiba vê geração vencedora deixar o Alto da Glória
Nascido em 2004, o atacante fez parte de uma geração vencedora no Alto da Glória e se junta a outros jogadores da mesma idade que já deixaram o Coritiba. Entre eles estão o zagueiro Jean Pedroso, atualmente no Karpaty, da Ucrânia, e o atacante Kaio César, que defende o Al-Hilal e tem negociação encaminhada com o Corinthians.
No clube, seguem atletas como o goleiro Pedro Morisco, o lateral Felipe Guimarães e o atacante Lucas Ronier, quem também fazem parte da mesma geração. O Coritiba agora conta com o próprio Ronier, além de Lavega, Fabinho, Pedro Rocha e Breno Lopes para o setor ofensivo.
Além deles, o Coxa também negocia a contratação do veterano atacante Keno, do Fluminense, e conta também com os jovens Enzo Vagner e Brayan, do elenco sub-20, mas que têm sido relacionados pelo técnico Fernando Seabra para o elenco principal.

