Paranaenses conhecem adversários na estreia da Copa do Brasil

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sorteou, nesta quarta-feira (28), os confrontos da segunda fase da Copa do Brasil. Azuriz, Cianorte, Londrina, Maringá e Operário estreiam na competição, enquanto Athletico e Coritiba entram apenas na quinta fase, por disputarem a Série A do Campeonato Brasileiro. Dono da melhor campanha da primeira fase do Campeonato Paranaense, […]

Jan 28, 2026 - 17:00
 0  3
Paranaenses conhecem adversários na estreia da Copa do Brasil

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sorteou, nesta quarta-feira (28), os confrontos da segunda fase da Copa do Brasil. Azuriz, Cianorte, Londrina, Maringá e Operário estreiam na competição, enquanto Athletico e Coritiba entram apenas na quinta fase, por disputarem a Série A do Campeonato Brasileiro.

Dono da melhor campanha da primeira fase do Campeonato Paranaense, o Londrina recebe o Penedense, de Alagoas. Já o Operário, campeão paranaense em 2025, aguarda o vencedor do confronto entre Betim-MG e Piauí. Independentemente do adversário, o Fantasma sabe que será visitante.

O Maringá, atual vice-campeão paranaense, mas eliminado na primeira fase neste ano, joga no Rio de Janeiro contra o Boavista. O Cianorte, que surpreendeu na Copa do Brasil de 2005 ao vencer o Corinthians por 3 a 0, estreia diante do Anápolis, no interior de Goiás. Já o Azuriz, que chegou à terceira fase em 2022, vai até Santa Catarina para enfrentar o Figueirense.

Em todos os confrontos da segunda fase, as equipes se enfrentam em partida única, e o mando de campo foi definido por sorteio. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis. Os jogos ocorrerão nas semanas de 26 de fevereiro e 5 de março.

(Foto: Staff Images/CBF)

Futebol paranaense tem recorde de participantes na Copa do Brasil

Em outubro, a CBF anunciou uma reformulação na Copa do Brasil a partir de 2026. Com 126 times, a competição terá cinco fases em jogo único, e todos os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro entrarão apenas na quinta fase, a última antes das oitavas de final.

As oitavas, quartas de final e semifinais serão disputadas em partidas de ida e volta. Já a decisão será em jogo único, no encerramento do calendário do futebol brasileiro, em 6 de dezembro.

Com o aumento de vagas, o futebol paranaense iguala o recorde de participantes em uma mesma edição da Copa do Brasil. Em 2022, o estado também teve sete clubes no torneio: Londrina, Cascavel, Operário e Azuriz, via Estadual; Athletico, como participante da Libertadores; e Coritiba e Paraná Clube, pelo ranking da CBF.

Siga o UmDois Esportes