Pitbull na Colômbia, volante reencontra Viveros no Athletico
Em busca de reforços para o elenco em meio a situação complicada na Série B, o Athletico fechou a contratação do volante Elan Ricardo. O colombiano de 21 anos chega por empréstimo junto ao Besiktas, da Turquia, até o meio do ano que vem. Revelado pelo La Equidad, clube de Bogotá que disputa a primeira […]

Em busca de reforços para o elenco em meio a situação complicada na Série B, o Athletico fechou a contratação do volante Elan Ricardo. O colombiano de 21 anos chega por empréstimo junto ao Besiktas, da Turquia, até o meio do ano que vem.
Revelado pelo La Equidad, clube de Bogotá que disputa a primeira divisão do Campeonato Colombiano, Elan Ricardo já chamou a atenção por sua qualidade. O perfil Olheiro Sudaca, que acomapnha o futebol sul-americano, elogiou o jogador quando ainda estava jogando na Colômbia.
“Volante completo. Arma, desarma, ótimo tecnicamente e um pitbull defensivamente”, destacou o perfil no X, em julho do ano passado.
LEIA TAMBÉM:
- Saiba por que novo reforço do Athletico não jogou no último clube
- SAF do Athletico segue empacada. Petraglia ainda tem direito a vender o clube?
A qualidade do novo volante do Athletico também é destacada por quem acompanhou de perto. Em conversa com o UmDois Esportes, o jornalista Hugo Sifuentes, da WinSports, da Colômbia, destacou as principais características de Elan Ricardo.
Destaco que é um ótimo cobrador de pênaltis. Em relação às suas habilidades, ele é um meio-campista de primeira linha, muito interessante, com capacidade de recuperação, técnico e bom no ataque. Aqui [no La Equidad], ele realmente se destacou bastante e ainda muito jovem. Não teve a continuidade e a consistência que buscava na Turquia e é por isso que está voltando para o continente. Ele é técnico e com bom chute. Um jogador importante para o meio-campo que certamente agora vão apreciar no futebol brasileiro.
Conteúdo
Volante não jogou em seu último clube
Após se destacar no La Equidad, Elan Ricardo foi vendido para o Besiktas, da Turquia, em fevereiro, mas não disputou nenhuma partida oficial pelo clube turco. Ele fez parte da pré-temporada e jogou apenas um dos quatro amistosos – derrota para o Petrzalka, da Eslováquia, por 2 a 1, no dia 17 de julho. O colombiano sequer foi relacionado para os playoffs da Europa League e Conference League.
Duas semanas após a chegada do volante, no final de fevereiro, o técnico Ole Gunnar Solskjaer, ídolo do Manchester United, justificou o motivo para não usar Ricardo. “Élan chegou pouco mais tarde e o processo de adaptação é importante. Queremos que supere o processo com mais treinamentos”.
No entanto, o volante sofreu uma lesão na coxa direita durante treinamento no começo de abril e ficou afastado dos gramados. Quando retornou, Elan Ricardo estava no final da fila e ficou no banco de reservas apenas uma vez na reta final da temporada.
Elan Ricardo joga novamente com Viveros no Athletico

Em seu novo clube, Elan Ricardo reencontrará um velho conhecido e outra contratação do Athletico na atual janela de transferências: Kevin Viveros. Os dois jogaram juntos no La Equidad, da Colômbia, no ano passado.
Enquanto Ricardo iniciou a carreira no La Equidad, Viveros foi contratado pelo clube colombiano após uma passagem frustrada pelo FK Sarajevo, da Bósnia. No entanto, os dois jogaram juntos somente no primeiro semestre de 2024. O camisa 9 rapidamente se destacou e acertou com o Atlético Nacional.
Mas a amizade entre os dois permaneceu mesmo com a saída de Viveros. O centroavante do Athletico comentou na postagem de apresentação do volante no Besiktas. “Meu irmão @elneneelan_17. Deus te abençoe e dê tudo