Por que recebemos ligações mudas que desligam sozinhas – e como evitá-las

Ligações automáticas em massa são feitas por robôs, que conectam algumas delas a um atendente. As demais são descartadas. Empresas também utilizam essa abordagem para identificar quais consumidores estão mais propensos a atender chamadas de telemarketing. Por que recebemos ligações mudas que desligam sozinhas – e como evitá-las Seu telefone toca, você atende, mas ninguém fala e a ligação cai. Essa situação, que pode ser bem incômoda, é mais comum do que parece. Mas você já parou para pensar por que isso acontece tanto? Esse tipo de chamada é conhecido como "robocall" ("chamada de robô", em tradução livre). São ligações automatizadas realizadas em grande quantidade, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Empresas de telesserviços costumam utilizar números aleatórios para aumentar as chances de atendimento. ➡️ O especialista em telecomunicações da empresa Omdia, Ari Lopes, explica que nem todas as empresas adotam essa prática, mas as que realizam ligações automáticas fazem isso por dois motivos principais: ⏱️Minimizar o tempo ocioso de atendentes de call centers. Por esse motivo, o discador da empresa realiza várias ligações ao mesmo tempo e, quando uma pessoa atende, as demais são descartadas. ✅ Verificar quais telefones ainda estão ativos. Algumas empresas testam números para identificar quais são válidos e quais consumidores estão dispostos a atender, aprimorando sua lista de contatos. A Anatel esclarece que o disparo massivo de mensagens de texto e ligações não é, por si só, uma prática abusiva, pois pode ser usado de forma legítima, como no envio de alertas de emergência. No entanto, o órgão enfatiza que o contato excessivo por telemarketing pode ser considerado "prática abusiva quando o volume de ligações realizadas pela empresa excede, em muito, sua capacidade humana de discagem". Além disso, a agência reforça que, a partir de 2024, as ligações encerradas antes de 6 segundos passaram a ser consideradas abusivas. Antes dessa atualização, eles consideravam apenas 3 segundos. "Além de causar grande incômodo, as chamadas massivas sobrecarregam as redes de telecomunicações. Levantamentos demonstraram que as ligações de robôs com duração de até três segundos chegaram a mais de 90% das chamadas nas redes de algumas prestadoras", afirma a Anatel. Celular no carnaval: como proteger o aparelho antes, durante e depois da folia Apple lança iPhone 16e, modelo mais 'barato' da linha; veja preços e detalhes

Fev 20, 2025 - 02:30
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Por que recebemos ligações mudas que desligam sozinhas – e como evitá-las
Ligações automáticas em massa são feitas por robôs, que conectam algumas delas a um atendente. As demais são descartadas. Empresas também utilizam essa abordagem para identificar quais consumidores estão mais propensos a atender chamadas de telemarketing. Por que recebemos ligações mudas que desligam sozinhas – e como evitá-las Seu telefone toca, você atende, mas ninguém fala e a ligação cai. Essa situação, que pode ser bem incômoda, é mais comum do que parece. Mas você já parou para pensar por que isso acontece tanto? Esse tipo de chamada é conhecido como "robocall" ("chamada de robô", em tradução livre). São ligações automatizadas realizadas em grande quantidade, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Empresas de telesserviços costumam utilizar números aleatórios para aumentar as chances de atendimento. ➡️ O especialista em telecomunicações da empresa Omdia, Ari Lopes, explica que nem todas as empresas adotam essa prática, mas as que realizam ligações automáticas fazem isso por dois motivos principais: ⏱️Minimizar o tempo ocioso de atendentes de call centers. Por esse motivo, o discador da empresa realiza várias ligações ao mesmo tempo e, quando uma pessoa atende, as demais são descartadas. ✅ Verificar quais telefones ainda estão ativos. Algumas empresas testam números para identificar quais são válidos e quais consumidores estão dispostos a atender, aprimorando sua lista de contatos. A Anatel esclarece que o disparo massivo de mensagens de texto e ligações não é, por si só, uma prática abusiva, pois pode ser usado de forma legítima, como no envio de alertas de emergência. No entanto, o órgão enfatiza que o contato excessivo por telemarketing pode ser considerado "prática abusiva quando o volume de ligações realizadas pela empresa excede, em muito, sua capacidade humana de discagem". Além disso, a agência reforça que, a partir de 2024, as ligações encerradas antes de 6 segundos passaram a ser consideradas abusivas. Antes dessa atualização, eles consideravam apenas 3 segundos. "Além de causar grande incômodo, as chamadas massivas sobrecarregam as redes de telecomunicações. Levantamentos demonstraram que as ligações de robôs com duração de até três segundos chegaram a mais de 90% das chamadas nas redes de algumas prestadoras", afirma a Anatel. Celular no carnaval: como proteger o aparelho antes, durante e depois da folia Apple lança iPhone 16e, modelo mais 'barato' da linha; veja preços e detalhes