Repescagem define as últimas vagas para a Copa do Mundo de 2026

Com o encerramento de todas as eliminatórias continentais, a corrida final por um lugar na Copa do Mundo de 2026, sediada por Estados Unidos, Canadá e México, entra em sua fase decisiva. Restam apenas seis vagas disponíveis, que serão distribuídas por meio das repescagens continentais e intercontinentais marcadas para março. Ao todo, 22 seleções ainda […]

Nov 19, 2025 - 11:30
 0  0
Repescagem define as últimas vagas para a Copa do Mundo de 2026

Com o encerramento de todas as eliminatórias continentais, a corrida final por um lugar na Copa do Mundo de 2026, sediada por Estados Unidos, Canadá e México, entra em sua fase decisiva. Restam apenas seis vagas disponíveis, que serão distribuídas por meio das repescagens continentais e intercontinentais marcadas para março. Ao todo, 22 seleções ainda sonham em carimbar o passaporte para o Mundial.

A disputa mais extensa acontece na Europa, que terá 16 seleções lutando por quatro vagas. A repescagem europeia reunirá equipes tradicionais e outras em busca de um retorno histórico ao maior torneio do planeta. Entre as classificadas estão Itália, Albânia, Eslováquia, Ucrânia, Irlanda, Polônia, República Tcheca, Turquia, Kosovo, Bósnia, País de Gales e Dinamarca, além de Irlanda do Norte, Suécia, Romênia e Macedônia do Norte, que entraram via Liga das Nações.

A Fifa realizará o sorteio dos confrontos nesta quarta-feira, às 9h (horário de Brasília). As seleções serão divididas em quatro potes com quatro participantes cada, levando em consideração o desempenho nas eliminatórias e rankings. A partir disso, quatro chaves de mata-mata serão formadas, com semifinais em confrontos diretos entre Pote 1 x Pote 4 e Pote 2 x Pote 3. Os vencedores de cada semifinal se enfrentam em uma final única, e os quatro campeões garantem vaga na Copa.

Divisão dos potes na Europa:

  • Pote 1: Itália, Dinamarca, Turquia e Ucrânia
  • Pote 2: Polônia, País de Gales, República Tcheca e Eslováquia
  • Pote 3: Irlanda, Albânia, Bósnia e Kosovo
  • Pote 4: Irlanda do Norte, Romênia, Suécia e Macedônia do Norte

A outra frente de disputa envolve a repescagem intercontinental, que oferece duas vagas. Seis seleções de diferentes confederações estão na briga: Bolívia, Nova Caledônia, República Democrática do Congo, Iraque, Suriname e Jamaica. O formato prevê semifinais e finais, com jogos únicos disputados em sede neutra.

As semifinais terão Jamaica enfrentando Bolívia ou Nova Caledônia, enquanto Suriname pega Bolívia ou Nova Caledônia, dependendo do chaveamento definido em sorteio prévio. Nas finais, o Iraque encara um dos vencedores (Jamaica, Suriname, Bolívia ou Nova Caledônia), enquanto a RD Congo enfrenta a seleção remanescente da outra semifinal.

Confira as seleções que já garantiram vaga na Copa do Mundo 2026

Sedes

Canadá
Estados Unidos
México

África

África do Sul
Argélia
Cabo Verde
Costa do Marfim
Egito
Gana
Marrocos
Senegal
Tunísia

América do Sul

Argentina
Brasil
Colômbia
Equador
Paraguai
Uruguai

América Central e do Norte

Curaçao
Haiti
Panamá

Ásia

Arábia Saudita
Austrália* (joga pela Ásia)
Coreia do Sul
Irã
Japão
Jordânia
Qatar
Uzbequistão

Europa

Alemanha
Áustria
Bélgica
Croácia
Escócia
Espanha
França
Holanda
Inglaterra
Noruega
Portugal
Suíça

Oceania

Nova Zelândia

Siga o UmDois Esportes