“Retranqueiro ficou lá na Arábia Saudita”: Técnico elogia Zapelli e maturidade do Athletico

Técnico do Athletico, Odair Hellmann brincou com o rótulo de retranqueiro após a vitória sobre o Santos. Com muitos elogios aos jogadores e pela consistência na atuação, o comandante usou o próprio apelido de ‘Papito' para destacar o sistema de jogo em que o meia Bruno Zapelli faz a função de volante, algo que também […]

Fev 15, 2026 - 07:30
 0  1
“Retranqueiro ficou lá na Arábia Saudita”: Técnico elogia Zapelli e maturidade do Athletico

Técnico do Athletico, Odair Hellmann brincou com o rótulo de retranqueiro após a vitória sobre o Santos. Com muitos elogios aos jogadores e pela consistência na atuação, o comandante usou o próprio apelido de ‘Papito’ para destacar o sistema de jogo em que o meia Bruno Zapelli faz a função de volante, algo que também aconteceu na reta final da Série B, em 2025.

“O Papito deixou o retranqueiro lá na Arábia Saudita. Um meia de volante e consistente. A equipe demonstrou que está preparada para jogar no 4-3-3, no 4-4-2 e com linha de cinco. Essa maturidade tática dá essa confiança. Posso dizer que temos muito mais confiança e, se tiver que abrir qualquer jogo nessa estrutura, estamos preparados para isso”, declarou Odair.

O time titular do Furacão teve um esquema com Carlos Terán, Arthur Dias e Lucas Esquivel na linha defensiva. Já na segunda linha, Zapelli e Juan Portilla preencheram o meio campo enquanto Gastón Benavídez foi o ala direito e Léo Dérik estava do lado esquerdo. Já no ataque, Steven Mendoza, Julimar e Kevin Viveros formaram o trio ofensivo.

“Nós saímos do nosso 3-2-5 ou 3-4-3, como vocês quiserem falar, para um 4-3-3 no início do segundo tempo e terminamos em um 4-4-2, com o Bruninho por dentro. Primeiro, antes do Bruninho entrar, com Mendoza e Viveros por dentro”, completou.

“Zapelli não é aquele jogador sonolento que se dizia”

Zapelli comemora gol pelo Athletico. (Foto: Reinaldo Reginato/Fotoarena/Icon Sport).

Camisa 10 e considerado o jogador mais talentoso do elenco, o meia Bruno Zapelli vem superando o rótulo de preguiçoso. Com boa atuação diante do Santos, a postura do argentino foi bastante elogiada pelo técnico Odair Hellmann.

“Quando chegamos, conversamos e mostramos coisas importantes para que ele mudasse, mas também falo com meus filhos a mesma coisa. Às vezes não muda, porque não quer ou não acredita no que é passado. O Zapelli, desde o primeiro dia, comprou, melhorou no aspecto que tinha que melhorar e se transformou em um jogador mais completo e consistente para nós e na própria carreira dele”, apontou Odair.

Contra o Santos, Zapelli teve 85% de aproveitamento dos passes (acertou 41 de 49) e contribuiu bastante defensivamente, com três desarmes, três interceptações e 11 recuperações de bola. Além disso, ganhou seis de 11 duelos. Na avaliação de Odair, o meia fez uma grande partida e participou bastante das ações. E isso se passa justamente pelo comportamento ativo de Zapelli.

“É um cara que está demonstrando que pode jogar em mais funções do meio, que tem capacidade de marcação, e não é aquele jogador sonoleto que se dizia. É altamente intenso no jogo, participativo. Errou alguns passes porque o Zapelli não tenta passa comum. Ele domina no risco, até tem que aprender. Mas tem tanta confiança de fazer algo a mais ou diferente, que ele tenta. Os passes que errou foram tentativas de romper linha. E a gente precisa desses jogadores dentro de campo, que arriscam. Que bom que ele tem essa confiança”, disse.

Com duas vitórias, o Athletico aparece em quinto lugar da classificação. No entanto, o Furacão ainda pode se tornar líder caso vença o Corinthians no jogo atrasado pela segunda rodada. O duelo está marcado para a próxima quinta-feira (19), às 19h30, na Arena da Baixada e terá presença exclusivamente de mulheres, crianças e idosos.

Com o triunfo sobre o clube paulista, o Rubro-Negro vai chegar a nove pontos, enquanto Palmeiras, Fluminense, São Paulo e Bahia somam sete pontos até o momento.

Antes disso, o time de aspirantes enfrenta o Londrina neste domingo (15), às 18h30, no Estádio do Café, pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Paranaense.

Agenda: veja a lista de próximos jogos do Athletico

  • Londrina x Athletico — domingo (15/02), às 18h30, no estádio do Café, em Londrina
  • Athletico x Corinthians — quinta-feira (19/02), às 19h30, na Arena da Baixada, em Curitiba
  • Athletico x Londrina — domingo (22/02), às 16h, na Arena da Baixada, em Curitiba
  • Bragantino x Athletico — quarta-feira (25/02), às 19h, no estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista

Siga o UmDois Esportes