Técnico do Athletico dispara contra o Coritiba para defender aspirantes

João Correia, técnico do Athletico no Campeonato Paranaense 2026, saiu em defesa do time de aspirantes após a derrota de virada sofrida para o Azuriz. O português comparou os aproveitamentos das equipes alternativas de Flamengo, Botafogo e Coritiba, mesmo sem citar diretamente o principal rival, que também vem poupando os elencos principais para a Série […]

Jan 21, 2026 - 10:30
 0  1
Técnico do Athletico dispara contra o Coritiba para defender aspirantes

João Correia, técnico do Athletico no Campeonato Paranaense 2026, saiu em defesa do time de aspirantes após a derrota de virada sofrida para o Azuriz. O português comparou os aproveitamentos das equipes alternativas de Flamengo, Botafogo e Coritiba, mesmo sem citar diretamente o principal rival, que também vem poupando os elencos principais para a Série A do Brasileirão.

“Quanto à maturidade dos aspirantes, quero deixar uma coisa clara: hoje, no Brasil inteiro, somos a equipe com melhor aproveitamento de sub-23, que está jogando. Olhamos o Flamengo, Botafogo, os outros times, o outro do Paraná que chegou [Coritiba, que também usou um time alternativo], todos com aproveitamento bem abaixo. Então o torcedor tem que estar orgulhoso do que estamos a fazer”, disparou.

“Não pode dizer agora que os aspirantes não servem porque chegou uma derrota. O resultado é menos importante dessa competição e a maturidade só se ganha cometendo erros”, declarou.

O jogo ficou marcando pelo enorme contraste nos dois tempos. Na primeira parte, o Athletico dominou as ações e empilhou uma série de grandes chances de marcar. Já na etapa final, o time perdeu força e viu o Azuriz perder um pênalti antes de marcar dois gols em um intervalo de três minutos (o gol de empate saiu aos 32 e o segundo saiu os 35).

No gol que definiu o revés do Rubro-Negro, o zagueiro Marcos André falhou feio. A bola passou entre as pernas do defensor de 19 anos, que fez a estreia após ter sido pelo presidente Mario Celso Petraglia no início do Estadual.

Sem citar o lance diretamente, João Correia ainda defendeu os jovens do time sub-20 que vão sendo aproveitados nos aspirantes.

“Muitos jogadores que nunca jogaram neste nível e em um ambiente assim, não vale a pena crucificar porque é um ambiente novo para eles. O time acabou perdendo força e confiança. No primeiro tempo poderíamos estar ganhando de 3 a 0. No segundo, tivemos chances para matar o jogo. Saímos com a sensação que temos jogadores para o futuro do Athletico.”, completou.


Treinador do Athletico faz autocrítica: “Não gostei”

Minimizando a derrota, o técnico João Correia ainda lembrou que o time de aspirantes tem pelo menos mais um compromisso nesse Estadual. O Athletico se prepara para enfrentar o Galo Maringá no próximo sábado (24), às 16h, com obrigação de vitória para garantir vaga no mata-mata.

Diante desse contexto, o comandante rubro-negro aposta na evolução do time e também de si mesmo. Na visão dele, as substituições não surtiram efeito, o que também deve ser corrigido.

Azuriz vence o Athletico de virada. (Foto: Maurício Moreia/Azuriz)

“Honestamente, acho que as trocas de hoje não foram boas. Fiz uma autoanálise minha e não gostei das minhas trocas. Já estou no futebol há algum tempo e sei que amanhã o sol volta a brilhar. Sábado temos outra oportunidade de sermos felizes. Os erros que cometemos, eu e meus jogadores, não vamos voltar a cometer. Estou chateado, óbvio, mas bola para frente. Voltaremos a ser a equipe que fomos no primeiro tempo.

Com a vitória na última rodada, o time de aspirantes segue na disputa das quartas de final do Campeonato Paranaense. Isso porque o time principal segue se preparando, com o técnico Odair Hellmann, para a estreia na Série A do Brasileirão. O Athletico encara o Internacional no dia 28 de janeiro (quarta-feira), às 20h, no Beira-Rio, em Porto Alegre.

Siga o UmDois Esportes