Atacante do Athletico é o jogador que mais sofre pênaltis no futebol brasileiro

Principal destaque do Athletico, o atacante Kevin Viveros tem números impressionantes no futebol brasileiro. Com o gol que definiu a vitória sobre o Santos, pela terceira rodada do Brasileirão 2026, ele chegou a dois gols, uma assistência e um pênalti sofrido em três jogos nesta temporada. Segundo o Sofascore, plataforma de estatísticas, o El Tren […]

Fev 16, 2026 - 15:00
 0  1
Atacante do Athletico é o jogador que mais sofre pênaltis no futebol brasileiro

Principal destaque do Athletico, o atacante Kevin Viveros tem números impressionantes no futebol brasileiro. Com o gol que definiu a vitória sobre o Santos, pela terceira rodada do Brasileirão 2026, ele chegou a dois gols, uma assistência e um pênalti sofrido em três jogos nesta temporada.

Segundo o Sofascore, plataforma de estatísticas, o El Tren é o jogador com mais pênaltis sofridos no futebol brasileiro desde a sua estreia pelo Furacão. Viveros sofreu seis penalidades favoráveis ao time, o que consolida ainda mais o posto de destaque da equipe.

Neste período de 28 jogos, ele teve 68 finalizações, sendo 27 no gol, e sofreu 68 faltas. Além disso, o colombiano participa da construção de um gol a cada 145 minutos, ou seja, ele é efetivo a cada um jogo e meio.

No total, desde que estreou pelo Furacão, Viveros soma 12 gols e quatro assistências com a camisa rubro-negra. Os números o colocam na lista dos 10 maiores artilheiros estrangeiros da história do Athletico. Atualmente ele divide a oitava posição do ranking com Gorgonio Ibarrola, paraguaio que defendeu o clube de 1943 a 1945.

Viveros perde o posto de batedor dos pênaltis

Apesar dos bons números, Kevin Viveros deixou de ser o cobrador de pênaltis do Athletico. A decisão foi do técnico Odair Hellmann após o colombiano errar duas penalidades na goleada por 5 a 0 sobre o Foz do Iguaçu.

Dá para se falar que o El Tren vivia um momento turbulento. Ele foi liberado pelo clube para viajar até a Colômbia e resolver problemas familiares, o que o deixou de fora do clássico contra o Coritiba, no Estadual.

Viveros vem sendo decisivo no Furacão. Foto: Walbron Siqueira/Gazeta Press

Após o retorno, Viveros ainda desperdiçou duas chances claras na vitória sobre o Internacional, na estreia do Brasileirão, e chegou até a pedir desculpas para a torcida nas redes sociais. Esse receio vinha incomodando o atleta até o gol sobre o Santos.

 “O Viveros já era merecedor do gol, fez uma grande partida. A decisão de não bater o pênalti foi minha porque o jogador passa por momentos e a gente tá aqui como comandante e precisa respeitar esses momentos. Deu tudo certo e se o Julimar tivesse perdido, a responsabilidade era minha“, justificou Odair.

Com Viveros, o elenco principal do Athletico se prepara agora para enfrentar o Corinthians. O duelo acontece na próxima quinta-feira (19), às 19h30, na Arena da Baixada, em Curitiba, e vai ter torcida exclusivamente de mulheres, crianças e idosos devido à condenação do Rubro-Negro no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Agenda: veja a lista de próximos jogos do Athletico

  • Londrina x Athletico — domingo (15/02), às 18h30, no estádio do Café, em Londrina
  • Athletico x Corinthians — quinta-feira (19/02), às 19h30, na Arena da Baixada, em Curitiba
  • Athletico x Londrina — domingo (22/02), às 16h, na Arena da Baixada, em Curitiba
  • Bragantino x Athletico — quarta-feira (25/02), às 19h, no estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista

Siga o UmDois Esportes