Coritiba define estratégia para jogo decisivo do Paranaense
O Coritiba vai utilizar o time principal na próxima partida do Campeonato Paranaense. O Coxa enfrenta o São Joseense na quarta-feira (21), às 20h30, no Couto Pereira, em duelo válido pela quinta rodada da competição, que pode definir a classificação da equipe para a próxima fase do Estadual. Regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da […]
O Coritiba vai utilizar o time principal na próxima partida do Campeonato Paranaense. O Coxa enfrenta o São Joseense na quarta-feira (21), às 20h30, no Couto Pereira, em duelo válido pela quinta rodada da competição, que pode definir a classificação da equipe para a próxima fase do Estadual.
Regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o atacante Breno Lopes, no entanto, não deve estrear, já que segue em processo de aprimoramento físico.
Ao longo do Paranaense, o clube adotou a estratégia de alternar partidas entre a equipe de aspirantes, comandada por PC de Oliveira e formada majoritariamente por jogadores do Sub-20, e o time principal, dirigido por Fernando Seabra, técnico que também comandará o Coxa na Série A.
A definição ocorre jogo a jogo e, depois da partida contra o São Joseense, a tendência é que o Coritiba utilize novamente os aspirantes contra o Cascavel, no sábado (24), às 16h, no Estádio Olímpico Regional, pela última rodada da primeira fase.
A decisão está ligada ao calendário, já que na quarta-feira seguinte, dia 28, o Coxa estreia na Série A do Campeonato Brasileiro de 2026, contra o Red Bull Bragantino, às 19h, no Couto Pereira.
Contra o São Joseense, então, a provável escalação tem: Pedro Morisco; Tinga, Maicon, Tiago Cóser e Bruno Melo; Willian Oliveira, Seba Gómez e Josué; Lucas Ronier, Lavega e Pedro Rocha.
Conteúdo
Equipe principal “corrige rota”

O início do Campeonato Paranaense não ocorreu como o planejado pelo Coritiba. Atuando com o time alternativo, o clube foi derrotado pelo Foz do Iguaçu por 3 a 2 na estreia e empatou com o Londrina por 2 a 2 na rodada seguinte, resultados que não atenderam às expectativas da diretoria.
Segundo PC de Oliveira, treinador da equipe alternativa, o grupo não conseguiu entregar o retorno esperado, que assumiu o risco de iniciar a temporada utilizando atletas mais jovens. Com isso, o Coxa terminou as duas primeiras rodadas na quarta colocação do Grupo B, com a mesma pontuação do Operário, que abria a zona de disputa do playoff contra o rebaixamento.
Porém, a situação mudou com a entrada da equipe principal. Com duas vitórias em dois jogos, o Coritiba assumiu a liderança da chave, soma sete pontos em quatro partidas, e depende apenas de uma vitória para confirmar a classificação à próxima fase do Campeonato Paranaense.
LEIA TAMBÉM:
- Tabela, jogos e classificação do Paranaense 2026
- Seabra elogia, mas faz alerta importante para destaque do Coritiba
- Coritiba se mexe nos bastidores e mira nome rodado do mercado
Treinador fará estreia dentro de casa
A partida contra o São Joseense também marca a estreia do técnico Fernando Seabra diante da torcida do Coritiba. Após dois compromissos fora de casa, contra o Maringá e no clássico Atletiba, o treinador terá o primeiro contato com o torcedor alviverde no Couto Pereira.
Além de Seabra, a torcida poderá ver pela primeira vez o elenco principal atuando em casa na temporada, assim como as contratações anunciadas pelo clube. Até o momento, o Coritiba confirmou a chegada de dez reforços, mas ainda segue no mercado em busca de laterais e de um centroavante.
Para a temporada, o Coxa trabalhou para manter a base da equipe campeã da Série B, apostando na continuidade do elenco, com a renovação de pilares do time como o zagueiro Maicon, o volante Wallisson e o meia Josué, junto com a chegada de reforços experientes para a Série A, e jovens com potencial de revenda.

