De Paranavaí à Inglaterra: A virada de um paranaense no futsal europeu
Fabrício Valim construiu, na Inglaterra, uma trajetória marcada por persistência, adaptação e amor ao futsal. Aos 24 anos, o paranaense de Paranavaí, é peça importante do Manchester Futsal e vem consolidando seu espaço no cenário da modalidade no país europeu, mantendo vivo um sonho iniciado ainda na infância. Formado nas categorias de base do São […]
Fabrício Valim construiu, na Inglaterra, uma trajetória marcada por persistência, adaptação e amor ao futsal. Aos 24 anos, o paranaense de Paranavaí, é peça importante do Manchester Futsal e vem consolidando seu espaço no cenário da modalidade no país europeu, mantendo vivo um sonho iniciado ainda na infância.
Formado nas categorias de base do São Lucas, tradicional clube de sua cidade natal, Fabrício começou no futsal por volta dos cinco anos de idade. Cresceu em um ambiente em que a modalidade sempre foi referência esportiva, acompanhando partidas locais ao lado do pai e alimentando, desde cedo, o desejo de atuar profissionalmente. A estreia no time adulto veio aos 17 anos, pelo próprio São Lucas, em um momento simbólico para quem saiu das arquibancadas para vestir a camisa do clube da cidade.
Aos 19 anos, porém, a vida tomou outro rumo. Fabrício deixou o Brasil e se mudou para a Inglaterra em busca de melhores condições de vida, sem a certeza de que seguiria no futsal. Foi já em solo inglês que o esporte voltou a cruzar seu caminho e abriu uma nova oportunidade.
“Conheci outro brasileiro enquanto brincava em uma quadra da cidade. Ele disse que me apresentaria a um conhecido, que acabou sendo o técnico do meu time hoje. Recebi o convite para participar dos treinos, mesmo enfrentando a barreira do idioma — já que ainda não falava inglês tão bem — e uma realidade completamente diferente, porque o modo de jogar futsal aqui é outro”, contou.
O primeiro passo foi no time sub-21 do Manchester Futsal, onde rapidamente se destacou. Ao fim da temporada, foi eleito o melhor jogador da equipe, desempenho que abriu caminho para sua promoção ao elenco principal. Desde então, Fabrício se consolidou como peça importante do clube, participando de campanhas relevantes, com títulos nacionais e finais de competições no futsal inglês.
LEIA TAMBÉM:
- Campeã brasileira de ginástica morre aos 18 anos em Curitiba
- Torneio de tênis de Curitiba ganha prêmio mundial
- Coritiba Crocodiles completa missão por irmãos perdidos em acidente e vence tetra do Brasil Bowl
“Sou muito feliz pela oportunidade que encontrei aqui na Inglaterra. O futsal voltou a fazer parte da minha vida em um momento inesperado, e esse time me deu a chance de persistir no sonho de ser atleta. Mesmo conciliando diferentes responsabilidades, sigo motivado todos os dias, porque estar em quadra representa tudo aquilo em que sempre acreditei”, afirmou.
Jovem mantém rotina pesada na Europa

Fora das quadras, a rotina também exige disciplina. Fabrício trabalha diariamente em um mercado que comercializa produtos brasileiros, ambiente que funciona como ponto de conexão com suas raízes. Entre turnos de trabalho e compromissos esportivos, ele mantém uma organização rígida: são três sessões de treino por semana e jogos oficiais aos finais de semana, conciliando esporte e sustento de forma equilibrada.
Conhecido pelo perfil comunicativo, o brasileiro se destaca ainda no vestiário pela facilidade em criar laços com os companheiros de equipe, ajudando no processo de integração dos atletas e fortalecendo o ambiente coletivo do Manchester Futsal.
“Um colega de time até já me perguntou se eu percebia que era o único a quem as pessoas cumprimentavam com abraço ou aperto de mão. É o jeitinho brasileiro, né?”, brinca Fabrício.
O próximo compromisso de Fabrício com a camisa do Manchester Futsal será neste domingo (25), contra o Hartpury, pela National Futsal Series, em Gloucester, na Inglaterra.

