Excesso de peso e deslocamento do centro de gravidade causaram queda de avião em Teresina, conclui Cenipa

O avião de pequeno porte caiu em um campo de futebol na Zona Norte da capital piauiense em 2023; relatório do Cenipa não atribui culpa ou responsabilidade. Avião de pequeno porte cai em campo de futebol na Zona Norte de Teresina; segundo acidente aéreo em 24 horas Andrê Nascimento/g1 O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgou o relatório técnico do acidente envolvendo um avião de pequeno porte que caiu em um campo de futebol na Zona Norte de Teresina, ocorrido no dia 12 de junho de 2023. Segundo o órgão, o excesso de peso e o deslocamento do centro de gravidade foram as principais causas do pouso forçado da aeronave. ✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp O avião caiu por volta das 12h no campo conhecido como Campo do Bariri, administrado pela Prefeitura de Teresina, que fica próximo ao Aeroporto Senador Petrônio Portella. A aeronave vinha de Fortaleza e parou em Teresina para abastecer antes de seguir para Tocantins. O documento elaborado pelo Cenipa menciona que, no momento do acidente, o avião, que era certificado para operar com o número máximo de quatro ocupantes, sendo no mínimo um tripulante e no máximo três passageiros, estava com cinco pessoas a bordo, sendo uma delas uma criança de colo com 5 anos de idade. Compartilhe esta notícia no WhatsApp Compartilhe esta notícia no Telegram O Cenipa informou que o excesso de passageiros causou excesso de peso na aeronave, o que afetou o centro de gravidade do avião. “Segundo o fabricante da aeronave e considerando que a aeronave se encontrava praticamente no seu peso máximo de decolagem, os limites traseiro e dianteiro do centro de gravidade eram respectivamente 2,260 m e 2,362 m. O centro de gravidade calculado pela comissão de investigação correspondeu a 2,3627, de modo que ele estava em sua posição limítrofe traseiro”, explica o documento. Outro fato citado pelo relatório foi a sobrecarga cognitiva do piloto. O relatório cita que durante a decolagem, assim que a aeronave saiu do solo, um dos passageiros sinalizou que a porta estava aberta, fato que atraiu a atenção do piloto. O Cenipa relatou que o piloto observou, durante a reta da decolagem, que a luz do overbooster se encontrava acesa, tendo realizado contato com a torre de controle, solicitando autorização para retornar ao aeródromo de partida “Esses eventos coincidiram com as variações na trajetória da aeronave (direção e altura), indicando que o piloto tenha sido submetido a uma redução da possibilidade de uma resposta rápida e precisa aos estímulos, comprometendo a manutenção do foco na realização dos procedimentos previstos para a operação da aeronave”, afirma o relatório. O Cenipa finaliza declarando ainda que o documento não atribui culpa e é exclusivamente técnico. “Não é propósito desta atividade determinar culpa ou responsabilidade. Este Relatório Final Simplificado, cuja conclusão baseia-se em fatos, hipóteses ou na combinação de ambos, objetiva exclusivamente a prevenção de acidentes aeronáuticos”, conclui o relatório.

Fev 25, 2025 - 08:00
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Excesso de peso e deslocamento do centro de gravidade causaram queda de avião em Teresina, conclui Cenipa

O avião de pequeno porte caiu em um campo de futebol na Zona Norte da capital piauiense em 2023; relatório do Cenipa não atribui culpa ou responsabilidade. Avião de pequeno porte cai em campo de futebol na Zona Norte de Teresina; segundo acidente aéreo em 24 horas Andrê Nascimento/g1 O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgou o relatório técnico do acidente envolvendo um avião de pequeno porte que caiu em um campo de futebol na Zona Norte de Teresina, ocorrido no dia 12 de junho de 2023. Segundo o órgão, o excesso de peso e o deslocamento do centro de gravidade foram as principais causas do pouso forçado da aeronave. ✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp O avião caiu por volta das 12h no campo conhecido como Campo do Bariri, administrado pela Prefeitura de Teresina, que fica próximo ao Aeroporto Senador Petrônio Portella. A aeronave vinha de Fortaleza e parou em Teresina para abastecer antes de seguir para Tocantins. O documento elaborado pelo Cenipa menciona que, no momento do acidente, o avião, que era certificado para operar com o número máximo de quatro ocupantes, sendo no mínimo um tripulante e no máximo três passageiros, estava com cinco pessoas a bordo, sendo uma delas uma criança de colo com 5 anos de idade. Compartilhe esta notícia no WhatsApp Compartilhe esta notícia no Telegram O Cenipa informou que o excesso de passageiros causou excesso de peso na aeronave, o que afetou o centro de gravidade do avião. “Segundo o fabricante da aeronave e considerando que a aeronave se encontrava praticamente no seu peso máximo de decolagem, os limites traseiro e dianteiro do centro de gravidade eram respectivamente 2,260 m e 2,362 m. O centro de gravidade calculado pela comissão de investigação correspondeu a 2,3627, de modo que ele estava em sua posição limítrofe traseiro”, explica o documento. Outro fato citado pelo relatório foi a sobrecarga cognitiva do piloto. O relatório cita que durante a decolagem, assim que a aeronave saiu do solo, um dos passageiros sinalizou que a porta estava aberta, fato que atraiu a atenção do piloto. O Cenipa relatou que o piloto observou, durante a reta da decolagem, que a luz do overbooster se encontrava acesa, tendo realizado contato com a torre de controle, solicitando autorização para retornar ao aeródromo de partida “Esses eventos coincidiram com as variações na trajetória da aeronave (direção e altura), indicando que o piloto tenha sido submetido a uma redução da possibilidade de uma resposta rápida e precisa aos estímulos, comprometendo a manutenção do foco na realização dos procedimentos previstos para a operação da aeronave”, afirma o relatório. O Cenipa finaliza declarando ainda que o documento não atribui culpa e é exclusivamente técnico. “Não é propósito desta atividade determinar culpa ou responsabilidade. Este Relatório Final Simplificado, cuja conclusão baseia-se em fatos, hipóteses ou na combinação de ambos, objetiva exclusivamente a prevenção de acidentes aeronáuticos”, conclui o relatório.