Guinness Book? Coritiba avalia buscar recorde mundial depois de gol de goleiro
O gol marcado pelo goleiro Pedro Rangel na vitória do Coritiba sobre o Cianorte, no Estádio Albino Turbay, pelo jogo de ida das quartas de final do Campeonato Paranaense, pode ter quebrado o recorde mundial de maior distância em um gol no futebol profissional. Isso porque, de acordo com o ge.globo, o chute do camisa […]
O gol marcado pelo goleiro Pedro Rangel na vitória do Coritiba sobre o Cianorte, no Estádio Albino Turbay, pelo jogo de ida das quartas de final do Campeonato Paranaense, pode ter quebrado o recorde mundial de maior distância em um gol no futebol profissional.
Isso porque, de acordo com o ge.globo, o chute do camisa 12 do Coxa foi registrado a 96,5 metros, distância superior à marca atualmente reconhecida pelo Guinness World Records.
O recorde atual pertence ao inglês Thomas King, que marcou um gol de 96,01 metros na partida entre Newport County e Cheltenham Town, pela quarta divisão do Campeonato Inglês, em janeiro de 2021.
O gol foi o primeiro da carreira profissional de Pedro Rangel e colocou o Coritiba em vantagem no confronto das quartas de final contra o Cianorte. O jogo de volta está marcado para o próximo domingo (8), às 18h30, no Couto Pereira.
O feito do goleiro também é inédito na história do clube. Wilson, que tem 11 gols, e Rafael Cammarota, que balançou as redes uma vez, não marcaram a partir de uma cobrança direta de tiro de meta.
Conteúdo
Coritiba irá buscar o reconhecimento do recorde?
Em contato com a reportagem do UmDois Esportes, o Coritiba afirmou que estuda a possibilidade de entrar com um pedido oficial de reconhecimento, mas que, até o momento, nenhuma solicitação foi feita junto ao Guinness World Records.
Para que o feito de Pedro Rangel seja oficialmente reconhecido, o clube precisará abrir um longo processo de validação junto à entidade. O procedimento inclui a criação de uma conta, identificação do recorde desejado e o envio de uma inscrição formal, seguindo diretrizes rigorosas e anexando evidências como vídeos, fotos e depoimentos de testemunhas. A análise pode levar cerca de 12 semanas, ou menos em caso de solicitação prioritária mediante pagamento.
Coritiba pode voltar ao Livro dos Recordes
O Coritiba já teve seu nome registrado no Guinness World Records em 2011, quando foi eleito o clube mais vitorioso do mundo, ao atingir uma sequência de 24 vitórias consecutivas entre fevereiro e maio daquele ano.
No entanto, em 2015, o Ajax, da Holanda, superou a marca ao ter reconhecida uma sequência de 26 vitórias seguidas, obtidas entre outubro de 1971 e março de 1972.
Atualmente, o recorde pertence ao Al-Hilal, da Arábia Saudita, que alcançou uma sequência de 34 vitórias consecutivas entre 2023 e 2024. Hoje, a sequência de vitórias do Coritiba é a quinta maior do mundo e a maior já registrada no Brasil.
Maiores sequências de vitória
- Al-Hilal – Arábia Saudita (2023/2024): 34 vitórias
- The New Saints – País de Gales (2016): 27 vitórias
- Ajax – Holanda (1971/1972): 26 vitórias
- Ajax – Holanda (1994/1995): 25 vitórias
- Coritiba – Brasil (2011): 24 vitórias
LEIA TAMBÉM:
- Goleiro do Coritiba dedica gol histórico a ídolo do clube: “Você é referência”
- Seabra explica escalação surpresa do Coritiba em Cianorte
- Cruzeiro vai poupar titulares contra o Coritiba? Tite responde e dá recado para a torcida

