Navio com 3.000 carros queima há uma semana e chances de fogo ser apagado são muito baixas

Incêndio começou em um deque que armazenava veículos elétricos e híbridos, que podem ter sido o ponto inicial das chamas. Navio com cerca de 3.00 veículos queima há uma semana na costa do Alasca Um navio com 3.159 veículos zero quilômetros, incluindo 800 veículos elétricos, queima na costa do Alasca desde terça-feira (3). A embarcação foi abandonada pela tripulação quando o incêndio começou. Os 22 membros da tripulação foram evacuados em segurança do navio depois que não conseguiram apagar o incêndio, disse a operadora da embarcação, a empresa Zodiac Maritime, que se concentra na salvatagem da embarcação, segundo a Reuters. Salvatagem consiste em um conjunto de técnicas utilizadas para para a proteção de trabalhadores que atuam em ambientes marítimos. A embarcação, Morning Midas, própria para o transporte de veículos, estava localizada a 300 milhas (482,8 km) a sudoeste de Adak, no Alasca, disse a Guarda Costeira em sua conta no X. O navio com bandeira da Libéria deixou o porto de Yantai, na China, em 26 de maio e estava a caminho de Lazaro Cardenas, México. Como o incêndio começou? Tripulantes do navio detectaram fumaça em um dos deques internos onde estavam os veículos elétricos e os híbridos de diferentes marcas chinesas. Não está claro qual marca de veículos o navio estava transportando. Incêndios relacionados a VEs em navios são desafiadores de extinguir devido ao calor gerado e ao risco de reignição, que pode persistir por dias. Incêndio começou em um deque com carros elétricos e tripulação não conseguiu apagar. U.S. Coast Guard/Roland Hobson/Handout/Reuters A principal questão relacionada aos veículos elétricos seriam as baterias de íons de lítio, que estão nesses automóveis. Elas possuem eletrólitos inflamáveis e outros materiais que são muito reativos. Se elas não forem corretamente desativadas, podem gerar curto circuitos. Outro ponto é que quando queimam, essas baterias de íons de lítio podem atingir temperaturas superiores a 2 700 graus Celsius, o que pode funcionar como um acelerador de chamas. O navio queima há oito dias por conta da dificuldade de debelar as chamas. Boa parte da embarcação ainda está intacta. Um rebocador com capacidade de lançar jatos d'água foi enviado para o local, mas só chegou nesta segunda-feira (9). No entanto, o barco não conseguiu fazer muito mais além de monitorar a embarcação. Outros dois rebocadores semelhantes devem chegar ao local nos próximos dias. A demora na chegada se dá por conta da distância que o navio está da costa. Navio que saiu da China com mais de 3.000 veículos queima há oito dias na costa do Alaska, nos Estados Unidos. U.S. Coast Guard/Roland Hobson/Handout/Reuters Incidentes do tipo aumentaram nos últimos dez anos Em 2022, um navio transportando 4.000 carros de luxo, incluindo Porsches e Bentleys, afundou na costa do arquipélago português dos Açores quase duas semanas depois de pegar fogo. Incêndios a bordo de embarcações, particularmente em navios porta-contêineres, transportadores de automóveis e navios roll-on/roll-off (um tipo de embarcação própria para cargas) são uma grande preocupação para as seguradoras. A Steamship Mutual, uma das seguradoras do Morning Midas, não respondeu a um pedido de comentário da Reuters. Tais incidentes em todos os segmentos de embarcações atingiram o nível mais alto em uma década em 2024, de acordo com a seguradora Allianz Commercial. "A realidade é que o risco permanece significativo devido ao tamanho desses navios e às complexidades envolvidas no combate a incêndios e na salvatagem", disse a Allianz em seu relatório de revisão de segurança e transporte marítimo de 2025.

Jun 11, 2025 - 13:00
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Navio com 3.000 carros queima há uma semana e chances de fogo ser apagado são muito baixas

Incêndio começou em um deque que armazenava veículos elétricos e híbridos, que podem ter sido o ponto inicial das chamas. Navio com cerca de 3.00 veículos queima há uma semana na costa do Alasca Um navio com 3.159 veículos zero quilômetros, incluindo 800 veículos elétricos, queima na costa do Alasca desde terça-feira (3). A embarcação foi abandonada pela tripulação quando o incêndio começou. Os 22 membros da tripulação foram evacuados em segurança do navio depois que não conseguiram apagar o incêndio, disse a operadora da embarcação, a empresa Zodiac Maritime, que se concentra na salvatagem da embarcação, segundo a Reuters. Salvatagem consiste em um conjunto de técnicas utilizadas para para a proteção de trabalhadores que atuam em ambientes marítimos. A embarcação, Morning Midas, própria para o transporte de veículos, estava localizada a 300 milhas (482,8 km) a sudoeste de Adak, no Alasca, disse a Guarda Costeira em sua conta no X. O navio com bandeira da Libéria deixou o porto de Yantai, na China, em 26 de maio e estava a caminho de Lazaro Cardenas, México. Como o incêndio começou? Tripulantes do navio detectaram fumaça em um dos deques internos onde estavam os veículos elétricos e os híbridos de diferentes marcas chinesas. Não está claro qual marca de veículos o navio estava transportando. Incêndios relacionados a VEs em navios são desafiadores de extinguir devido ao calor gerado e ao risco de reignição, que pode persistir por dias. Incêndio começou em um deque com carros elétricos e tripulação não conseguiu apagar. U.S. Coast Guard/Roland Hobson/Handout/Reuters A principal questão relacionada aos veículos elétricos seriam as baterias de íons de lítio, que estão nesses automóveis. Elas possuem eletrólitos inflamáveis e outros materiais que são muito reativos. Se elas não forem corretamente desativadas, podem gerar curto circuitos. Outro ponto é que quando queimam, essas baterias de íons de lítio podem atingir temperaturas superiores a 2 700 graus Celsius, o que pode funcionar como um acelerador de chamas. O navio queima há oito dias por conta da dificuldade de debelar as chamas. Boa parte da embarcação ainda está intacta. Um rebocador com capacidade de lançar jatos d'água foi enviado para o local, mas só chegou nesta segunda-feira (9). No entanto, o barco não conseguiu fazer muito mais além de monitorar a embarcação. Outros dois rebocadores semelhantes devem chegar ao local nos próximos dias. A demora na chegada se dá por conta da distância que o navio está da costa. Navio que saiu da China com mais de 3.000 veículos queima há oito dias na costa do Alaska, nos Estados Unidos. U.S. Coast Guard/Roland Hobson/Handout/Reuters Incidentes do tipo aumentaram nos últimos dez anos Em 2022, um navio transportando 4.000 carros de luxo, incluindo Porsches e Bentleys, afundou na costa do arquipélago português dos Açores quase duas semanas depois de pegar fogo. Incêndios a bordo de embarcações, particularmente em navios porta-contêineres, transportadores de automóveis e navios roll-on/roll-off (um tipo de embarcação própria para cargas) são uma grande preocupação para as seguradoras. A Steamship Mutual, uma das seguradoras do Morning Midas, não respondeu a um pedido de comentário da Reuters. Tais incidentes em todos os segmentos de embarcações atingiram o nível mais alto em uma década em 2024, de acordo com a seguradora Allianz Commercial. "A realidade é que o risco permanece significativo devido ao tamanho desses navios e às complexidades envolvidas no combate a incêndios e na salvatagem", disse a Allianz em seu relatório de revisão de segurança e transporte marítimo de 2025.