Arbitral em Ponta Grossa define novidades para o Campeonato Paranaense 2026
A Federação Paranaense de Futebol (FPF) se reuniu com os 12 clubes da Primeira Divisão do Campeonato Paranaense, em Ponta Grossa, para confirmar novidades para 2026. O novo formato do torneio, que foi antecipado em reunião em setembro, foi aprovado. Como divulgado pelo UmDois Esportes, os 12 times participantes formarão dois grupos na primeira fase. […]

A Federação Paranaense de Futebol (FPF) se reuniu com os 12 clubes da Primeira Divisão do Campeonato Paranaense, em Ponta Grossa, para confirmar novidades para 2026.
O novo formato do torneio, que foi antecipado em reunião em setembro, foi aprovado. Como divulgado pelo UmDois Esportes, os 12 times participantes formarão dois grupos na primeira fase. Times do Grupo A enfrentarão as equipes do B.
Os quatro melhores de cada chave avançam ao mata-mata, que terá jogos de ida e volta até a final. O confrontos, desta vez, serão contra equipes do mesmo grupo. No total, serão 12 datas para a competição.
Além disso, os quatro times que não se classificarem para as quartas de final vão jogar um Torneio da Morte para definir quem serão os dois rebaixados à Segunda Divisão estadual.
Os grupos também já estão definidos. O Grupo A terá Athletico, Maringá, Londrina, São Joseense, Cascavel e Foz do Iguaçu. Já o Grupo B conta com Coritiba, Operário, Cianorte, Azuriz, Andraus e Galo Maringá. A estreia do campeonato será no dia 7 de janeiro, quarta-feira. A final está prevista para 7 de março, um sábado.
A alteração no formato de disputa do Paranaense se deve à redução de datas nos estaduais, conforme novo calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que foi apresentado também nesta quarta-feira (1º).
Também ficou definido que não haverá limite de inscritos no Estadual, como já aconteceu em 2025, e que o VAR será utilizado a partir da segunda fase da competição. Segundo Hélio Cury Filho, a FPF está trabalhando para tentar custear o árbitro de vídeo desde o começo.