Athletico incorpora dois CTs e revoluciona base com ex-parceiro do Flamengo

O Athletico iniciou 2026 voltando às origens para revolucionar suas categorias de base. Com o plano de ser “o maior formador do mundo”, o clube fechou parceria com a empresa Stival Sports, que trabalhou com o Flamengo entre 2019 e 2025 e com o próprio Furacão na década de 2010 (do sub-10 ao sub-17). No […]

Jan 2, 2026 - 14:00
 0  1
Athletico incorpora dois CTs e revoluciona base com ex-parceiro do Flamengo

O Athletico iniciou 2026 voltando às origens para revolucionar suas categorias de base. Com o plano de ser “o maior formador do mundo”, o clube fechou parceria com a empresa Stival Sports, que trabalhou com o Flamengo entre 2019 e 2025 e com o próprio Furacão na década de 2010 (do sub-10 ao sub-17). No período, revelou nomes como o zagueiro Léo Pereira, o meia Marcos Guilherme e o lateral-esquerdo Renan Lodi.

Agora, ao invés de contar apenas com o CT do Caju, o Furacão terá mais dois centros de treinamentos para avaliar e formar jogadores entre as categorias sub-8 e sub-13. “É um projeto ambicioso, diferente de tudo que existe no Brasil. É uma revolução dentro dos quatro ventos do Athletico. E o presidente Mario Celso Petraglia está imbuído da missão de se tornar o maior formador do mundo”, garante o empresário Rafael Stival, fundador da Stival Sports, em entrevista ao UmDois Esportes.

Os Estádios Francisco Muraro (Trieste Stadium) e Egídio Ricardo Pietrobelli (Iguaçu Stadium), que pertencem aos clubes amadores Trieste e Iguaçu, respectivamente, serão utilizados no desenvolvimento da base atleticana. Os times do bairro Santa Felicidade, que já usavam a estrutura e método da Stival Sports na formação de jogadores do Flamengo, passam a atender exclusivamente o Furacão. Em 2024, por exemplo, a estrutura do Iguaçu recebeu aporte de R$ 20 milhões para reformulação completa.

O contrato de parceria é válido, inicialmente, até dezembro de 2027. “Mas o Petraglia disse que vamos com a parceria até o fim de sua gestão no Athletico”, conta Stival, que nunca escondeu ser torcedor fanático do Athletico.

Como vai funcionar a nova parceria?

Após romper com o Trieste em março de 2018 – e se arrepender posteriormente –, o Athletico procurou novamente a Stival Sports para reiniciar a parceria com um novo formato, mais amplo e ambicioso.

Os potenciais atletas avaliados por olheiros em diversos estados do país são convidados a passar um período de avaliação nas instalações do Trieste, que agora são conhecidas como CT2 do Athletico. A taxa de aprovação é rigorosa e está na casa de 2%. Ou seja, toda a captação e iniciação, do sub-8 ao sub-13, será concentrada por lá.

Quem for aprovado, passa a treinar no CT3, no Iguaçu Stadium, onde as categorias de base atleticanas vão efetivamente funcionar. Caso haja necessidade, os garotos podem flutuar da entre os centros de treinamento, dependendo do desempenho mostrado nos treinos, de acordo com a maturação. A partir da categoria sub-15, tudo acontece no CT do Caju, o CT1.

Jogadores descobertos e aprovados inicialmente, mas que por algum motivo não sejam mais aproveitados no Athletico, serão encaminhados pelo Stival Sports a outros times brasileiros. A diferença é que o Furacão ficará com uma porcentagem dos direitos econômicos para lucrar em eventual venda futura. Da mesma forma, os times amadores também mantém percentual das joias brutas enviadas ao Athletico.

Trieste, complexo esportivo
Complexo do Trieste Stadium. Foto: Divulgação/Trieste

Fim do acordo com o Flamengo

O Trieste foi núcleo oficial de captação do Flamengo entre 2019 e 2025, mas a parceria não foi renovada ao fim do contrato, em 31 de dezembro. A equipe curitibana, no entanto, segue parceira no encaminhamento de atletas do Fla caso não sejam aproveitados no Athletico.

“Esses oito anos de sucesso resultaram na revelação de diversos atletas, os quais passaram a integrar as equipes do Flamengo desde as categorias de iniciação até o profissional. Hoje, por decisão bilateral, essa parceria chega ao fim”, diz nota da Stival Sports sobre o término.

Lista de jogadores de destaque formados pelo Trieste

  • Renan Lodi (Atlético-MG)
  • Mycael (Athletico)
  • Zé Rafael (Bahia)
  • Léo Pereira (Flamengo)
  • Pedro Morisco (Coritiba)
  • Marcos Guilherme (FC Tokyo)
  • Reiner (Atlético-MG)
  • Dudu Kogitzki (Athletico)

Siga o UmDois Esportes