Brasil teve três grandes destaques em 2025 no UFC

2025 foi um ano bastante conturbado para os brasileiros no UFC, com derrotas inesperadas e uma grande sequência sem vitórias em lutas principais. Mas no meio desse caos, três nomes conseguiram se destacar e atrair holofotes. A principal destaque foi Mackenzie Dern, que se tornou a nova campeã da categoria peso-palha feminino ao superar a […]

Dez 28, 2025 - 09:00
 0  1
Brasil teve três grandes destaques em 2025 no UFC

2025 foi um ano bastante conturbado para os brasileiros no UFC, com derrotas inesperadas e uma grande sequência sem vitórias em lutas principais. Mas no meio desse caos, três nomes conseguiram se destacar e atrair holofotes.

A principal destaque foi Mackenzie Dern, que se tornou a nova campeã da categoria peso-palha feminino ao superar a também brasileira Virna Jandiroba no UFC 321, em outubro. Outros grandes destaques foram Natalia Silva e Valter Walker.

Mackenzie Dern

Apesar de ter nascido nos Estados Unidos, Mackenzie é filha de brasileiros e, por ter passado parte da vida no Brasil, também se considera muito mais brasileira do que estadunidense. Ela fez a luta principal da primeira Fight Night de 2025 e derrotou a favorita Amanda Ribas.

Com esse resultado, ela engatou uma sequência de três vitórias, subiu no ranking e ganhou a chance de disputar o título quando a ex-campeã Zhang Weili o deixou vago para subir de categoria. Dern venceu Jandiroba por decisão unânime dos juízes após cinco rounds.

Natalia Silva

natalia silva (2)
Natalia Silva no UFC. Foto: Icon sport

Invicta desde que chegou ao UFC em 2022, Natalia vem atraindo holofotes com sua sequência de vitórias e chegou ao degrau mais alto de sua carreira — até o momento — ao derrotar Alexa Grasso, ex-campeã do peso-mosca feminino, e saltar para a primeira colocação.

A brasileira, inclusive, foi mencionada pela própria campeã, Valentina Schevchenko, como uma das meninas da divisão que merecia ser a próxima desafiante ao título. Antes disso, no entanto, ela vai ter que passar por Rose Namajunas, sexta colocada. A luta está marcada para o UFC 324, em 24 de janeiro.

Valter Walker

Valter Walker na pesagem do UFC. Foto: Divulgação/UFC
Valter Walker na pesagem do UFC. Foto: Divulgação/UFC

Após sofrer uma derrota assim que chegou ao UFC, em abril de 2024, Valter Walker conquistou uma sequência de quatro vitórias por finalização em pouco mais de um ano na divisão dos pesos-pesados. Mas o que mais chamou atenção foi o método, que já virou sua assinatura: finalização por chave de pé —todas as suas vitórias na organização foram assim, sempre no primeiro round.

Ao derrotar Louie Sutherland, ele entrou para o ranking da categoria e ocupa a 14ª colocação no momento. Sua próxima luta ainda não foi marcada. Com suas vitórias e uma postura completamente irreverente em entrevistas e redes sociais, Walker liderou o engajamento de lutadores brasileiros do UFC, ultrapassando até mesmo Alex Poatan Pereira.

Siga o UmDois Esportes