Casos de falta de energia crescem 25% no ano passado sob gestão Enel SP

Casos de falta de energia crescem 25% no último ano As ocorrências de interrupção de energia elétrica sob a gestão Enel SP cresceram 25,5% no último ano. Em 2024, foram registradas 357.383 ocorrências -- uma média de 976 por dia. No ano anterior, haviam sido registrados 284.706 casos. Os dados são da Agência Reguladora de Energia Elétrica (Aneel). Quando comparado ao primeiro ano completo de gestão Enel SP, 2019, o aumento de ocorrências de interrupção de energia elétrica chega a 60%. Número de ocorrências com interrupção do fornecimento de energia pela Enel SP GloboNews Já o tempo médio no atendimento a clientes durante emergências foi reduzido. Passou de quase 14 horas em 2023 para cerca de 10 horas no ano passado. Fornecimento de energia pela Enel em SP GloboNews A Enel SP enfrenta um processo que pode levar à suspensão forçada da concessão antes do término do contrato, previsto para 2028. O diretor da Aneel, Gentil Nogueira de Sá Júnior, pediu mais tempo para o processo de análise de falhas da concessionária. Inicialmente, estavam previstos 90 dias de acompanhamento. A ideia, agora, é monitorar a Enel SP por mais tempo para conseguir verificar a atuação dela durante o período severo de chuvas. Ao final do acompanhamento, a Aneel pode recomendar a suspensão da concessão. A palavra final, no entanto, fica com o Ministério de Minas e Energia. A Enel SP é responsável pelo fornecimento de energia elétrica para cerca de 8 milhões de pessoas na capital paulista e em 23 municípios da Região Metropolitana. Lâmpada apagada em residência. Leandro Matozo/TV Globo A demora para o reestabelecimento de energia elétrica após eventos climáticos de 2023 e 2024 resultaram em mais de R$ 300 milhões em multas aplicadas à Enel SP pela Aneel. A Enel SP disse, por meio de nota, que cumpriu integralmente o plano de recuperação apresentado a Aneel e que manteve uma trajetória de melhoria contínua. Também ressalta que, apesar do maior número de ocorrências de interrupção de energia, houve melhora no tempo médio para atender clientes em emergências. Poste sem energia. Leandro Matozo/TV Globo O que diz a Enel Leia abaixo a íntegra da nota da Enel: "A Enel Distribuição São Paulo implementou todas as ações propostas e cumpriu integralmente com o Plano de Recuperação apresentado à Aneel. A companhia manteve ao longo do ano trajetória contínua de melhoria, numa demonstração de que todas as ações, acompanhadas em fiscalizações mensais pelo regulador, são estruturais e permanentes. O Plano estabeleceu iniciativas concretas e mensuráveis, que foram integralmente atendidas, com objetivo de buscar melhorias em três frentes: redução do tempo de atendimento a ocorrências emergenciais; redução de interrupções de longa duração (>24h) e mobilização rápida de equipes em contingências de nível extremo. Em relação ao tempo médio de atendimento emergencial, desde novembro de 2023 até outubro de 2025, a companhia registrou uma melhora de 50%. Já as interrupções com mais de 24 horas de duração reduziram em 90% no mesmo período. As melhorias foram comprovadas pelos relatórios de fiscalização da Aneel e consideradas satisfatórias pelo regulador. A distribuidora tem investido um volume recorde de recursos para expandir e modernizar a rede elétrica e reforçou de forma estrutural seu plano operacional para reduzir o impacto aos clientes diante do avanço dos eventos climáticos na área de concessão. A companhia reitera que tem forte compromisso com os seus clientes e seguirá trabalhando para seguir aprimorando o serviço prestado." Poste de iluminação e prédio sem energia. Leandro Matozo/TV Globo

Nov 5, 2025 - 09:00
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Casos de falta de energia crescem 25% no ano passado sob gestão Enel SP

Casos de falta de energia crescem 25% no último ano As ocorrências de interrupção de energia elétrica sob a gestão Enel SP cresceram 25,5% no último ano. Em 2024, foram registradas 357.383 ocorrências -- uma média de 976 por dia. No ano anterior, haviam sido registrados 284.706 casos. Os dados são da Agência Reguladora de Energia Elétrica (Aneel). Quando comparado ao primeiro ano completo de gestão Enel SP, 2019, o aumento de ocorrências de interrupção de energia elétrica chega a 60%. Número de ocorrências com interrupção do fornecimento de energia pela Enel SP GloboNews Já o tempo médio no atendimento a clientes durante emergências foi reduzido. Passou de quase 14 horas em 2023 para cerca de 10 horas no ano passado. Fornecimento de energia pela Enel em SP GloboNews A Enel SP enfrenta um processo que pode levar à suspensão forçada da concessão antes do término do contrato, previsto para 2028. O diretor da Aneel, Gentil Nogueira de Sá Júnior, pediu mais tempo para o processo de análise de falhas da concessionária. Inicialmente, estavam previstos 90 dias de acompanhamento. A ideia, agora, é monitorar a Enel SP por mais tempo para conseguir verificar a atuação dela durante o período severo de chuvas. Ao final do acompanhamento, a Aneel pode recomendar a suspensão da concessão. A palavra final, no entanto, fica com o Ministério de Minas e Energia. A Enel SP é responsável pelo fornecimento de energia elétrica para cerca de 8 milhões de pessoas na capital paulista e em 23 municípios da Região Metropolitana. Lâmpada apagada em residência. Leandro Matozo/TV Globo A demora para o reestabelecimento de energia elétrica após eventos climáticos de 2023 e 2024 resultaram em mais de R$ 300 milhões em multas aplicadas à Enel SP pela Aneel. A Enel SP disse, por meio de nota, que cumpriu integralmente o plano de recuperação apresentado a Aneel e que manteve uma trajetória de melhoria contínua. Também ressalta que, apesar do maior número de ocorrências de interrupção de energia, houve melhora no tempo médio para atender clientes em emergências. Poste sem energia. Leandro Matozo/TV Globo O que diz a Enel Leia abaixo a íntegra da nota da Enel: "A Enel Distribuição São Paulo implementou todas as ações propostas e cumpriu integralmente com o Plano de Recuperação apresentado à Aneel. A companhia manteve ao longo do ano trajetória contínua de melhoria, numa demonstração de que todas as ações, acompanhadas em fiscalizações mensais pelo regulador, são estruturais e permanentes. O Plano estabeleceu iniciativas concretas e mensuráveis, que foram integralmente atendidas, com objetivo de buscar melhorias em três frentes: redução do tempo de atendimento a ocorrências emergenciais; redução de interrupções de longa duração (>24h) e mobilização rápida de equipes em contingências de nível extremo. Em relação ao tempo médio de atendimento emergencial, desde novembro de 2023 até outubro de 2025, a companhia registrou uma melhora de 50%. Já as interrupções com mais de 24 horas de duração reduziram em 90% no mesmo período. As melhorias foram comprovadas pelos relatórios de fiscalização da Aneel e consideradas satisfatórias pelo regulador. A distribuidora tem investido um volume recorde de recursos para expandir e modernizar a rede elétrica e reforçou de forma estrutural seu plano operacional para reduzir o impacto aos clientes diante do avanço dos eventos climáticos na área de concessão. A companhia reitera que tem forte compromisso com os seus clientes e seguirá trabalhando para seguir aprimorando o serviço prestado." Poste de iluminação e prédio sem energia. Leandro Matozo/TV Globo