Justiça afasta Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF
O desembargador Gabriel Zefiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), determinou o afastamento de Ednaldo Rodrigues do cargo de presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Na semana passada, a deputada Daniela do Waguinho (União Brasil-RJ) e o então vice-presidente Fernando Sarney entraram com pedidos no Superior Tribunal Federal (STF) para a […]
/https://www.umdoisesportes.com.br//media/umdoisesportes/2023/12/07160534/ednaldo-rodrigues.jpg)
O desembargador Gabriel Zefiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), determinou o afastamento de Ednaldo Rodrigues do cargo de presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Na semana passada, a deputada Daniela do Waguinho (União Brasil-RJ) e o então vice-presidente Fernando Sarney entraram com pedidos no Superior Tribunal Federal (STF) para a saída de Ednaldo Rodrigues do cargo.
O motivo era de uma suposta falsificação na assinatura de Coronel Nunes, ex-presidente da CBF, em acordo que legitimou a eleição de Ednaldo em 2022. O ex-mandatário alegou na Justiça que sofre com tumor no cérebro e cardiopatia grave. Ele ainda anexou laudos que o descrevem com déficit cognitivo.
A deputada e o vice-presidente da CBF alegavam que se a assinatura do Coronel Nunes fosse falsificada, o documento que manteve Ednaldo Rodrigues no cargo não tinha validade.
O caso voltou para o TJ-RJ por ordem do ministro do STF, Gilmar Mendes, e o desembargador pediu para ouvir Coronel Nunes. O advogado do ex-presidente da CBF disse que ele não poderia comparecer por questões de saúde. Zefiro, então, cancelou a audiência e decidiu pelo afastamento de Ednaldo.
“DECLARO NULO O ACORDO FIRMADO ENTRE AS PARTES, HOMOLOGADO OUTRORA PELA CORTE SUPERIOR, em razão da incapacidade mental e de possível falsificação da assinatura de um dos signatários, ANTÔNIO CARLOS NUNES DE LIMA, conhecido por CORONEL NUNES”, diz trecho da decisão do desembargador.
Com o afastamento de Ednaldo Rodrigues, Fernando Sarney, filho do ex-presidente do Brasil, José Sarney, foi nomeado interventor. O dirigente tem a missão de convocar novas eleições na CBF.
Última decisão de Ednaldo Rodrigues foi a contratação de Carlo Ancelotti

Na última segunda-feira (12), Ednaldo Rodrigues anunciou a contratação de Carlo Ancelotti para o comando da seleção brasileira até a Copa do Mundo de 2026. O treinador italiano era um desejo do então presidente da CBF desde a saída de Tite após o Mundial de 2022, no Catar.
Ancelotti concedeu a primeira entrevista após o acerto com o Brasil na terça-feira (13) e não escondeu incômodo em ter que responder as perguntas sobre a seleção brasileira em coletiva antes de jogo do Real Madrid.
Segundo Ednaldo Rodrigues, o anúncio antecipado ocorreu por conta dos vazamentos das informações para a imprensa. “Na realidade, era para acontecer até na sexta-feira. Mas teve situações que faltava o timing do clube [Real Madrid jogou no domingo contra o Barcelona] Quando foi na segunda-feira, não foi de uma forma premeditada”, disse.
Siga o UmDois Esportes