Otacílio, seleção e dupla Atletiba mexem com o futebol brasileiro
Começou com o último jogo amistoso da seleção brasileira no ano, passou pela intensa expectativa da última rodada da Série B envolvendo a dupla Atletiba e terminou com o anuncio do falecimento do estimado técnico de futebol Otacílio Gonçalves. Três fatos que mexeram com o futebol brasileiro nesta semana, iniciando pelo empate do time brasileiro […]
Começou com o último jogo amistoso da seleção brasileira no ano, passou pela intensa expectativa da última rodada da Série B envolvendo a dupla Atletiba e terminou com o anuncio do falecimento do estimado técnico de futebol Otacílio Gonçalves.
Três fatos que mexeram com o futebol brasileiro nesta semana, iniciando pelo empate do time brasileiro com a Tunísia que, provavelmente pela primeira vez na história do jornalismo nacional, não mereceu uma linha nas primeiras páginas dos grandes jornais do eixo-Rio-São Paulo.
Qualquer noticia relacionada ao escrete do futebol brasileiro merecia chamada nas primeiras páginas, o que revela o desgaste do fracasso técnico sofrido nas últimas décadas, mesmo um ano antes de mais uma Copa do Mundo.
Acontece que nem com o consagrado Carlo Ancelotti no comando conseguiu dar conformidade e estrutura a outrora admirada e badalada seleção pentacampeã mundial. 
O treinador italiano promoveu uma série de testes e experiências, houve até certo brilho no primeiro tempo da vitória sobre Senegal, mas deu pena do time no sofrível empate com a motivada Tunísia, na França.
Continuam as observações em torno dos goleiros, os alas testados ainda não conquistaram a titularidade, o meio de zaga continua batendo cabeça, o meio de campo ficou dependente de Casemiro e Bruno Guimarães, que jogaram mal no último jogo do ano e o ataque apresenta brilho individual, mas com reduzido sentido coletivo.
Conteúdo
Torcedores de Athletico e Coritiba esnobam uns aos outros
Por aqui, torcedores de Athletico e Coritiba continuam esnobando uns aos outros, com os atleticanos esperando a confirmação do acesso e os coxas, pelo menos o empate, para a comemoração do título no campeonato.
Como se trata de um dos campeonatos tecnicamente mais pobres já realizados pela Série B e, após a frustração com o zero a zero de sábado, no Alto da Glória, é provável que nenhum fanático coxa-branca se disponha ir ao aeroporto Afonso Pena receber os novos campeões na madrugada de segunda feira.
Por sua vez, o atleticano só espera que o Furacão confirme a classificação e dê por encerrado este ano aziago e repleto de altos e baixos.
Otacílio Gonçalves conquistou a todos
Morreu o fraterno Otacílio Gonçalves. Nem todos os treinadores que trabalharam no futebol paranaense conquistaram tanto a simpatia, o respeito e a amizade do que o gaúcho Otacílio Gonçalves./https://ude-hermes-media-prd.s3.gra.io.cloud.ovh.net/media/umdoisesportes/2025/06/27142229/atletiba-athletico-polemica-grafia-classico.jpg)
Com excelente formação intelectual, experiência de vida internacional, homem transparente e profissional de grande competência, Otacílio encantou a todos por onde passou.
Tive grandes momentos com ele, dentro e fora dos estádios, com conversas agradáveis e muita troca de informações sobre todos os temas desta nossa excitante, porém tênue existência terrena.

